Tribunal de Justiça
Cantata de Natal do TJMG chega à 9ª edição

No próximo sábado (10/12), a partir das 19h30, as canções de Natal encherão os janelões, a sacada e a escadaria da antiga Secretaria de Viação e Obras Públicas, na Praça da Liberdade, 470, na capital mineira. O prédio, construído entre 1895 e 1897, vai receber cerca de 280 crianças e adolescentes da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que apresentam, no local, o espetáculo “10 anos de música… e muita história para contar!”.
Além de exibir uma mescla de música, performances, luzes, cores e interação com o público, a 9ª edição da tradicional Cantata de Natal do TJMG irá fazer uma retrospectiva dos dez anos do Projeto de Formação da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil. O espetáculo também marca a integração da cantata ao Circuito Liberdade, que é composto por 33 prédios históricos e equipamentos culturais da capital, incluindo o Palácio da Liberdade e a Biblioteca Pública Estadual.
Desta vez, a apresentação ocorre no prédio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), já que o Palácio da Justiça Rodrigues Campos – que abrigou a cantata na maioria dos anos – está em reforma. O prédio localizado na Praça da Liberdade tem estilo eclético, mesclando elementos da arquitetura clássica francesa, neobarroca e renascentista italiana. As linhas do prédio serão ainda mais valorizadas pela iluminação cênica.

O repertório de 2022 inclui a releitura de músicas que marcaram o coral e a orquestra ao longo de seus dez anos, como “Maria, Maria” e “Trem Bala”, sem deixar de lado as tradicionais canções natalinas, que garantem a magia e o encantamento, tão comuns a esta época do ano.
O espetáculo natalino, promovido anualmente pelo TJMG, coroa o trabalho desenvolvido pelo Projeto de Formação da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil ao longo do ano. Mais do que possibilitar a manutenção de um coral e de uma orquestra, a iniciativa do Judiciário mineiro tem o diferencial de priorizar o atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, muitas delas vivendo em instituições de acolhimento de Belo Horizonte ou em comunidades.
Atualmente, também participam do projeto as crianças e adolescentes da creche Grupo de Apoio à Criança e da Escola Municipal Ulysses Guimarães, localizadas no Morro do Papagaio. A participação é aberta ainda a qualquer criança ou adolescente que se interesse. As inscrições para participar do processo seletivo podem ser feitas por este endereço.

Os participantes do projeto frequentam, gratuitamente, aulas de inglês, expressão corporal, canto coral, harmonia, teoria musical e integração à orquestra, conforme a área escolhida e os instrumentos para os quais demonstram interesse e aptidão. As inscrições para participar do coral e da orquestra ficam abertas durante todo o ano. A seleção de participantes é feita nos meses de fevereiro e agosto. Os jovens selecionados participam das aulas e, posteriormente, à medida que vão fazendo progressos na aprendizagem, podem vir a integrar o coral e a orquestra.
“Após dois anos de pandemia, ocasiões em que a cantata foi realizada de forma fechada e com restrições, retomamos a apresentação para o público, em um espaço aberto. Nossa expectativa é de que será uma grande festa, porque vamos comemorar os dez anos do projeto de formação da orquestra e do coral”, afirma o desembargador Wagner Wilson Ferreira, superintendente da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG.

O magistrado ressalta a abrangência e o impacto social da iniciativa do TJMG, que, segundo ele, tem contribuído para o resgate da autoestima dos participantes e tem transformado a vida dos jovens por meio da música, além de promover inclusão social e aprendizado. “Esse é um projeto social extraordinário. Participar desse trabalho é gratificante e nos traz muita alegria”, resume.
O superintendente da área diz que era um desejo antigo integrar o circuito da Praça da Liberdade, o que se tornou possível em 2022 com o apoio de parceiros diversos, como o governo do Estado, que cedeu o prédio para a apresentação. “O nosso desejo é fazer uma cantata a cada ano melhor. Nesta edição, estaremos em um espaço espetacular. Acredito que o público vai se emocionar bastante e ficará encantado. E nós não esperamos alegria apenas do público, mas também das crianças e adolescentes que vão se apresentar e que estão aguardando esse momento com muita expectativa. Será uma festa muito bonita.”
Posteriormente, na noite da véspera do Natal (24/12), a cantata será veiculada na Rede Minas. Também na semana do Natal, o evento será disponibilizado no canal oficial do TJMG no YouTube.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: TJMG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas