Domingo, 6 de Abril de 2025

Tribunal de Justiça

Casa da Semiliberdade, para adolescentes em conflito com a lei, é inaugurada em Contagem

Publicados

em

A superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Alice de Souza Birchal, participou, nessa terça-feira (20/2), da inauguração, pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Minas Gerais, por meio da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), da Casa de Semiliberdade de Contagem, para acautelamento de jovens em conflito com a lei.

Not-inauguacao-CasaSemiliberdade1.jpg
Inauguração da Casa da Semiliberdade, em Contagem, foi realizada na terça-feira (20/2) ( Crédito : Divulgação TJMG )

O espaço, composto por áreas comuns, quartos, banheiros, cozinhas, laboratório de informática e salas de coordenação, tem capacidade para atender até 20 adolescentes.

A desembargadora Alice Birchal afirmou que a inauguração da Casa de Semiliberdade representa um significativo avanço no cumprimento, por parte do Estado de Minas Gerais, do compromisso com a responsabilização dos adolescentes em conflito com a lei, proporcionando um ambiente adequado para o seu desenvolvimento e à execução qualificada da medida socioeducativa.

not-desaAliceBirchal-casadesemiliberdade-Contagem.jpg
A desembargadora Alice Birchal afirmou que a Casa da Semiliberdade, fruto de parceria com o Polo de Evolução de Medidas Socioeducativas (Pemse), representa um significativo avanço no cumprimento, por parte do Estado de Minas Gerais, do compromisso com a responsabilização dos adolescentes em conflito com a lei (Crédito: Divulgação/TJMG)

Na cerimônia de inauguração, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, ressaltou a importância do novo espaço. “É um misto de sentimentos, porque o ideal seria não termos adolescentes infratores e estamos trabalhando para isso. Porém, este é um espaço muito importante e estou feliz por inaugurá-lo”, disse.

Leia Também:  Adolescentes que cumprem medida no Centro Socioeducativo de Pirapora são aprovados no IFNMG 

A semiliberdade é uma medida socioeducativa executada na modalidade casa-albergue, em que o adolescente é acompanhado e orientado por uma equipe multidisciplinar, vai à escola, faz cursos profissionalizantes e mantém a convivência familiar e comunitária. Na nova unidade de Contagem, cursos de culinária, artes e esportes também farão parte do conjunto de atividades.

Atualmente, em Minas Gerais, funcionam 15 Casas de Semiliberdade. A execução da medida de semiliberdade em Minas é feita em parceria com o Polo de Evolução de Medidas Socioeducativas (Pemse), organização social executora e selecionada por processo de seleção pública.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Shopping é condenado a pagar indenização por acidente em brinquedo

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA