Tribunal de Justiça
Casamento comunitário é promovido por Cejusc Itinerante na Comarca de Botelhos


O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Botelhos, no Sul de Minas, realizou, no dia 24/5, cerimônia de casamento comunitário para conversão da união estável de 27 casais em casamento civil.
Na abertura da ação, a coordenadora do Cejusc da Comarca de Botelhos, juíza Larissa de Carvalho Santa Rosa, agradeceu o apoio da equipe do Cejusc e também dos parceiros envolvidos no evento.

“O casamento comunitário realizado no dia 24/5 em Botelhos contou com a participação de 27 casais. O evento foi resultado de iniciativa do Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, contou com a colaboração do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, por meio da Agin, e do Cejusc da Comarca, do delegatário titular do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Botelhos e do juiz de Paz. Além disso, estiveram presentes representantes do Poder Legislativo local e membros da comunidade. Todos, em cooperação, permitiram e assistiram a celebração que revestiu de força jurídica o desejo dos casais de seguirem em comunhão de vida”, afirmou a magistrada.

Segundo a juíza Larissa de Carvalho Santa Rosa, a noite foi de muita alegria, estampada no rosto dos noivos, com muitos “sins entusiasmados e sorrisos”. “Para o Cejusc da Comarca, o evento representou a oportunidade de atuar de forma mais ampla. Além da solução de conflitos, uma das razões pelas quais o Centro Judiciário de Solução de Conflitos foi criado é a ampliação do acesso à cidadania, por meio do reconhecimento de direitos, objetivo alcançado com o casamento comunitário. O sucesso do evento só foi possível com o empenho de todos a quem expresso minha gratidão”, disse.

Antes da cerimônia do casamento comunitário, foi realizado, com auxílio da Prefeitura de Botelhos, um levantamento da documentação de cada casal selecionado para participar, seguido de audiências para comprovação da união estável, homologadas pela juíza coordenadora do Cejusc da Comarca.
Casais
Um dos casais beneficiados pela iniciativa foi Marcos José de Oliveira e Janaína Karla de Oliveira. Juntos há 13 anos, eles agradeceram a oportunidade única do evento: “Agradecemos muito pela organização. Achamos muito importante a participação e a presença do Poder Judiciário no evento.”

Quem também agradeceu foi o casal Alexander Júnio da Silva e Ana Carolina Santos e Silva, juntos há 10 anos: “Achamos o evento muito bem organizado e muito bonito. Agradecemos a Prefeitura e ao Cras. Agradecemos também a participação do Cejusc/TJMG. Foi muito importante essa parceria para que esse momento fosse realizado.”
Parceiros
A ação teve como parceiros os Cartórios de Registro Civil, os Poderes Executivo e Legislativo Municipais e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).

Cejuscs
Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização e gestão de sessões de conciliação e mediação, sem prejuízo de outros métodos consensuais de resolução de conflitos, bem como pelo atendimento de cidadania e informações públicas aos cidadãos.
O Cejusc da Comarca de Botelhos foi instalado em 26 de janeiro de 2021, por meio da Portaria Conjunta nº 1.121/PR/2021, com horário de funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 18h, no Fórum local.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
Geral1 dia atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
GERAL6 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES1 dia atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
3ª AVALIAÇÃO TÉCNICA ATeG AGROINDÚSTRIA
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços