Tribunal de Justiça

Cejusc de Contagem promove mutirão de conciliação

Publicados

em

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Contagem, coordenado pelo juiz Ricardo Vianna da Costa e Silva, realizou, de 28/8 a 1/9, o primeiro mutirão dos processos envolvendo a Dacasa Financeira. A empresa possui hoje o maior acervo processual nas seis Varas Cíveis da Comarca de Contagem, estimado em mais de mil processos.

Not---Cejusc Contagem.jpg
Ao centro, o juiz coordenador do Cejusc de Contagem, Ricardo Vianna da Costa e Silva, com a equipe do TJMG (Crédito: Divulgação/TJMG)

Foram designadas 165 audiências no Cejusc da Comarca de Contagem, com índice de acordo de 63,71% dentre as audiências realizadas. Um dos indicadores nacionais que medem a eficiência da política judiciária autocompositiva é o “Índice de Conciliação”, constante do Glossário dos Indicadores de Desempenho 2021-2026 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo o juiz Ricardo Vianna da Costa, a realização do mutirão “gerou aumento no índice de acordos”. “Avalio que a iniciativa foi produtiva, o que nos motiva a fazer outros mutirões”, disse.

A atuação do magistrado busca dar cumprimento ao disposto na Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça, segundo a qual compete ao Poder Judiciário incentivar a conciliação, a mediação e a aplicação das demais técnicas e métodos autocompositivos, como forma de desjudicialização e de busca da consensualidade no âmbito processual e pré-processual.

Leia Também:  Mensagem do presidente do TJMG, José Arthur Filho

No Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), houve a instituição dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), por meio da Resolução nº 873/2018, que devem promover a aplicação dos meios autocompositivos, como no caso citado.

No final de setembro, segundo o juiz coordenador do Cejusc de Contagem, está marcado novo mutirão, desta vez de processos envolvendo a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Contagem e outros mutirões devem ser marcados no decorrer do ano.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  TJMG condena motorista por morte de jovem em acidente rodoviário

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA