Facebook Instagram Youtube Whatsapp
Menu
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • HOME
  • NOTÍCIAS DA REGIÃO
  • Política
  • ESPORTES
  • Brasil e Mundo
  • PAUTA DO DIA
  • Coluna Minas Gerais
  • HOME
  • NOTÍCIAS DA REGIÃO
  • Política
  • ESPORTES
  • Brasil e Mundo
  • PAUTA DO DIA
  • Coluna Minas Gerais

Tribunal de Justiça

Cejusc Itinerante promove ações nas comarcas de Itambacuri e Mantena

Publicados

2 anos atrás

em

2024-05-28

Por

Da Redação
Not---CEJUSC-Itinerante-regiao-do-Vale-do-Rio-Doce-Itambacuri-e-Mantena.jpg
Ação realizada em Itambacuri, em 21/5 (Crédito: AGIN/TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), realizou entre os dias 21/5 e 23/5 mais três eventos nas comarcas de Itambacuri e Mantena, no Vale do Rio Doce. As ações ocorreram nos municípios de Itambacuri, Nova Módica e São João do Manteninha.

Not---CEJUSC-Itinerante-regiao-do-Vale-do-Rio-Doce-Itambacuri-e-Mantena3.jpg
Cidadãos presentes no evento Itinerante ocorrido em 22/5, em Nova Módica (Crédito: AGIN/TJMG)

Em Itambacuri e Nova Módica, cidadãos participaram de audiências de conciliação feitas pela equipe do Cejusc da Comarca de Itambacuri, acompanhada do juiz coordenador da unidade, Maurício da Cruz Rossato.

Not---CEJUSC-Itinerante-regiao-do-Vale-do-Rio-Doce-Itambacuri-e-Mantena2.jpg
Equipe do Cejusc de Itambacuri em Nova Módica, da esquerda para a direita: a assistente do Cejusc Emanuelle Ramos da Cruz; o juiz coordenador, Maurício da Cruz Rossato; e a estagiária Kamilly Gomes (Crédito: AGIN/TJMG)

O juiz coordenador do Cejusc da Comarca de Itambacuri, Maurício da Cruz Rossato, ressaltou a importância da iniciativa. “O Cejusc Itinerante é uma oportunidade em que o Poder Judiciário atuante na Comarca tem a possibilidade de estar mais próximo da comunidade, conhecendo a realidade da população e facilitando o acesso à Justiça. O ambiente informal e em local conhecido pelas partes, torna mais propícia a formalização de acordo e solução dos litígios. Isso, somado a todos os serviços disponibilizados à população, a fim de que possam ter de forma ágil e rápida a solução de diversos problemas cotidianos, faz com que o Poder Judiciário e os demais órgãos e instituições presentes garantam os direitos e, principalmente, dignidade aos jurisdicionados.”

Not---CEJUSC-Itinerante-regiao-do-Vale-do-Rio-Doce-Itambacuri-e-Mantena1.jpg
O coordenador do Cejusc de Itambacuri, juiz Maurício da Cruz Rossato, conduzindo uma audiência de divórcio durante o evento ocorrido na Comarca (Crédito: AGIN/TJMG)

“Foi muito boa a oportunidade aqui, só tenho que agradecer. Adorei a rapidez e já consegui resolver várias coisas de uma vez só na audiência”, disse Maria Eduarda Pereira de Souza, que conseguiu definir o divórcio.

Weverton Lopes Gomes, ex-marido de Maria Eduarda, também expressou sua satisfação. “Gostei muito, porque foi bem rápido e, principalmente, não precisei pagar nada para me divorciar. Agradeço muito ao Cejusc”, pontuou.

Em Itambacuri, foram realizadas duas sessões de conciliação, ambas com acordos. Já em Nova Módica, das 18 audiências realizadas, 12 resultaram em acordo.

Casamento comunitário

Além dos serviços oferecidos na Comarca de Itambacuri, o Cejusc Itinerante esteve presente no evento ocorrido em 23/5 em São João do Manteninha, município pertencente à Comarca de Mantena.

Leia Também:  Secretaria de Saúde promove Curso de Formação em Auriculoterapia para profissionais da Atenção Primária do estado

Dois casais, que se habilitaram para a conversão de união estável em casamento civil, foram prestigiados na cerimônia ocorrida na cidade e conseguiram realizar mais um sonho.

Not---CEJUSC-Itinerante-regiao-do-Vale-do-Rio-Doce-Itambacuri-e-Mantena6.jpg
Cerimônia de casamento comunitário realizada dia 23/5, em São João do Manteninha (Crédito: AGIN/TJMG)

O casal Maria Gercina Armando e José Carlos Mendes celebraram a oportunidade de oficializar a união. “Achei ótimo, porque foi gratuito. Era meu sonho, nunca havia casado e já estamos há 28 anos juntos”, salientou Maria Gercina. Para José Carlos, a oportunidade veio na hora certa.

Not---CEJUSC-Itinerante-regiao-do-Vale-do-Rio-Doce-Itambacuri-e-Mantena7.jpg
Samira da Cunha Ribeiro Morais, juíza coordenadora do Cejusc de Mantena, conduzindo a cerimônia de casamento ocorrida em 23/5 (Crédito: AGIN/TJMG)

A juíza coordenadora do Cejusc de Mantena, Samira da Cunha Ribeiro Morais, destacou a relevância da participação do Cejusc no evento. “Com muita alegria e entusiamo, a população do pequeno município de São João do Manteninha celebrou o casamento de Maria e José, que já conviviam em união estável há mais de 25 anos, e do jovem casal Margarida e Marcos, que estavam juntos há pouco mais de um ano e esperam pelo primeiro filho. A formalização dos casamentos foi promovida pelo Cejusc da Comarca de Mantena, em parceria com o Ministério Público Itinerante, em ações desenvolvidas com o intuito de aproximar o Poder Judiciário dos jurisdicionados. Foi uma enorme satisfação participar deste que, certamente, foi um dos dias mais marcantes da vida destes dois casais”, afirmou a magistrada.

Segundo ela, a conversão da união estável em casamento, desde que preenchidos os requisitos legais, é um dos serviços disponibilizados pelo Cejusc com o objetivo de valorizar os direitos da cidadania. “O Cejusc da Comarca de Mantena, por meio de sua equipe, tem se empenhado em garantir que tais direitos sejam divulgados e que o seu exercício seja assegurado a todos os jurisdicionados”, acrescentou a juíza Samira da Cunha.

Not---CEJUSC-Itinerante-regiao-do-Vale-do-Rio-Doce-Itambacuri-e-Mantena4.jpg
Da esquerda para a direita: o promotor de justiça e coordenador geral do CAO-Cimos, Paulo César Vicente de Lima; a promotora de justiça da Comarca de Mantena, Bárbara Rodrigues de Paula; os dois casais homenageados no evento em Mantena e a juíza Samira da Cunha Ribeiro Morais (Crédito: AGIN/TJMG)

Instituições parceiras

Além da presença dos Cejuscs locais, os eventos contaram com a participação do Ministério Público de Minas Gerais e o apoio das prefeituras dos municípios de Itambacuri e Mantena e suas respectivas secretarias de saúde, educação e assistência social.

Leia Também:  Portaria-conjunta institui condições de trabalho especiais para lactantes

Participaram também Cemig, Copasa, Saae, INSS, Emater, OAB-MG, DPMG, Recivil e PCMG, além de vários voluntários. Durante os três dias de evento foram ofertados, ainda, serviços como agendamento e realização de carteiras de identidade, aplicação de vacinas e demais serviços na área da saúde, orientações e encaminhamentos jurídicos, emissão de segunda via de documentos, retificações em certidões de nascimento, casamento e óbito e demais serviços atinentes às atribuições de cada instituição parceira presente.

O Cejusc

Sob a coordenação da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) foram instalados nas 298 comarcas de Minas Gerais e possuem como um de seus fundamentos principais oportunizar, para o cidadão que necessitar, o devido acesso a serviços básicos, fazendo jus ao princípio da dignidade da pessoa humana, através de métodos extrajudiciais de solução de conflitos e incentivos à cidadania.

As itinerâncias no âmbito do TJMG são realizadas em observância ao disposto na Resolução n.º 460/2022, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e também como forma de fortalecimento dos meios autocompositivos de solução de conflitos, nos moldes da Resolução n.º 125/2010, do CNJ.

O Cejusc da Comarca de Itambacuri foi instalado em 27 de fevereiro de 2018, através da Portaria Conjunta 713/PR/2017. Já o Cejusc da Comarca de Mantena foi instalado em 13 de março de 2020, através da Portaria conjunta nº 944/PR/2020. Ambos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, nos fóruns locais.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Notícias relacionadas:cejusccomarcasitambacuriitinerantemantenapromove
Da Redação

Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

11 meses atrás

em

2024-12-25

Por

@gmaisbrazil

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  TJMG participa da sessão solene de Abertura do Ano Judiciário do STF

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo
  • Últimas Notícias
ALPINÓPOLIS E REGIÃO5 horas atrás

Documentário “Memórias da Ventania” celebra Alpinópolis e convida o público a revisitar suas raízes

Coluna Minas Gerais7 horas atrás

Câncer tem alta letalidade no Triângulo

Coluna Minas Gerais8 horas atrás

Clubes SESI: o benefício que transforma lazer em qualidade de vida

Coluna Minas Gerais1 dia atrás

70 milhões em rede de eletropostos em Minas

Coluna Minas Gerais1 dia atrás

INAES celebra 18 anos dedicados ao fortalecimento do agro mineiro

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

ALPINÓPOLIS E REGIÃO5 horas atrás

Documentário “Memórias da Ventania” celebra Alpinópolis e convida o público a revisitar suas raízes

Há obras que informam. E há obras que, antes de qualquer coisa, tocam. Tocam como o vento passando pela pele,...

ALPINÓPOLIS E REGIÃO3 semanas atrás

Alpinópolis escreve sua própria história

  Há cidades que guardam suas histórias em silêncio — e há outras que resolvem contá-las. Nos dias 5 e...

ALPINÓPOLIS E REGIÃO3 semanas atrás

Enquanto o Estado celebra a indústria do álcool, o Brasil paga a conta social do vício

A expansão da indústria de bebidas alcoólicas no Brasil tem sido apresentada por autoridades como símbolo de progresso econômico, geração...

MINAS GERAIS

GERAL4 semanas atrás

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira...

ARTIGOS11 meses atrás

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está...

GERAL11 meses atrás

Relembre as principais ações do ex-presidente da Câmara

 Um Mandato que Fez História em Alpinópolis Hoje, 1º de janeiro de 2025, marca a posse de prefeitos, vice-prefeitos e...

POLÍCIA

Polícia11 meses atrás

Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café...

Polícia11 meses atrás

PCMG localiza foragido do sistema prisional em Passos

No dia 18 de novembro de 2024, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) localizou um homem de 27 anos,...

Polícia12 meses atrás

Em Alfenas Operação da Polícia Civil Desmantela Apologia ao Nazismo

Nesta terça-feira (17/12), a Polícia Civil de Minas Gerais realizou uma operação de cumprimento de mandado de busca e apreensão,...

ENTRETENIMENTO

EMOÇÕES4 dias atrás

Lançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio

  Por Alex Cavalcante Gonçalves Na noite de 19 de novembro de 2025, o Clube Campestre Escarpas do Lago, em...

ENTRETENIMENTO1 mês atrás

Alpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município

Evento idealizado pelo escritor e historiador Juliano Pereira de Souza contará com palestras, exposição de obras, exibição do documentário “Memórias...

COLUNA MG1 mês atrás

Alpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município

Evento idealizado pelo escritor e historiador Juliano Pereira de Souza contará com palestras, exposição de obras, exibição do documentário “Memórias...

MAIS LIDAS DA SEMANA

  • EMOÇÕES4 dias atrás

    Lançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio

  • ESPORTES4 dias atrás

    Marcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte

  • Coluna Minas Gerais6 dias atrás

    Metade de Uberlândia está endividada

  • Coluna Minas Gerais3 dias atrás

    Arrecadação sobe 7,5% em Minas

  • Coluna Minas Gerais3 dias atrás

    Caravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)

  • Coluna Minas Gerais2 dias atrás

    Centro logístico tem expansão em Pouso Alegre

  • Coluna Minas Gerais2 dias atrás

    Minas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025

  • Coluna Minas Gerais4 dias atrás

    Mais de 4 mil casos de dengue em JF

É proibida a reprodução total ou parcial de seu conteúdo sem a autorização por escrito do autor e / ou editor

nos siga nas redes sociais

Facebook Instagram Youtube Whatsapp

Hospedado por

Copyright © 2020 - 2022 | Todos os direitos reservados ao G MAIS BRAZIL

desenvolvido e hospedado por

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados ao G MAIS BRAZIL