Tribunal de Justiça

Cejusc Itinerante realiza ações na Comarca de São João da Ponte

Publicados

em

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Itinerante, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com o Ministério Público de Minas (MPMG), promoveu mais uma ação de atendimento à população. Dessa vez, a iniciativa foi realizada nos municípios de Varzelândia, Lontra e Ibiracatu, pertencentes à Comarca de São João da Ponte.

Not---Des---Cejusc-Itinerante-realiza-acoes-na-comarca-de-Sao-Joao-da-Ponte._1.jpg
Abertura do evento em Lontra, realizado em 28/6 (Crédito: Divulgação/TJMG)

Além das sessões de conciliação, os cidadãos foram atendidos com serviços de diversas naturezas, como emissão de primeira e segunda via de certidões (nascimento e casamento) e documentos (identidade e outros), retificações, reconhecimento voluntário de paternidade, cadastro da tarifa social, atendimento veterinário, atendimento e orientação sobre processos judiciais e a respeito de políticas públicas para agricultura familiar.

Também foram realizados aferição de pressão arterial, testes rápidos, vacinas, orientações nutricionais, palestras, roda de conversa, dinâmicas, workshops, exibição do filme educativo “O chute mais forte do bairro”, contação de histórias, jogos pedagógicos, brincadeiras, espaço de beleza e atividades artísticas e sobre meio ambiente. Foram distribuídas mudas e sementes e realizada uma exposição de artesanato local.

Not---Des---Cejusc-Itinerante-realiza-acoes-na-comarca-de-Sao-Joao-da-Ponte._2.jpg
Evento Cejusc Itinerante, em parceria com o Ministério Público Itinerante, realizado na Praça Princesa Isabel, no centro de Varzelândia (Crédito: Divulgação/TJMG)

Ações

A equipe do Cejusc de São João da Ponte realizou no dia 27/6, em Varzelândia, cinco sessões de conciliação pré-processual, resultando em três acordos celebrados. Além de oito atendimentos de cidadania.

Em Lontra, no dia 28/6, foram realizadas seis sessões de conciliação pré-processual e todas resultaram em acordo. O setor de Cidadania do Cejusc realizou 12 atendimentos. Participaram da abertura do evento o prefeito de Lontra, Dernival Mendes dos Reis; o juiz coordenador do Cejusc de São João da Ponte, Daniel Valério de Siqueira Fonseca; a promotora de justiça Tatiane Aparecida de Almeida; o promotor de justiça Paulo Cesar Vicente de Lima, coordenador da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos); e o defensor público Wesley Soares Caldeira.

Leia Também:  TRF6 completa um ano de instalação

Já no dia 29/6, em Ibiracatu, foram realizadas quatro sessões de conciliação pré-processual, todas resultando em acordo. O setor de Cidadania do Cejusc realizou seis atendimentos.

As sessões de conciliação foram realizadas pelo juiz coordenador do Cejusc de São João da Ponte, Daniel Valério de Siqueira Fonseca, com auxílio da assistente administrativa Thais Nunes Barbosa e da estagiária Ana Carolina Gomes Santos, ambas da mesma unidade do Cejusc.

Moradores da cidade, como Farlei Macedo e Silva, manifestaram contentamento com relação ao evento. “Foi muito bom resolver tudo aqui. Foi tudo tranquilo, tudo resolvido na paz. Daqui para frente é só alegria. O melhor é que não precisamos gastar nada e nem sair do município”, afirmou.

Not---Des---Cejusc-Itinerante-realiza-acoes-na-comarca-de-Sao-Joao-da-Ponte._3.jpg
Audiência de conciliação com Farlei Macedo e Silva e Maira Macedo e Silva (Crédito: Divulgação/TJMG)

A moradora Maira Macedo e Silva também disse ter saído satisfeita do evento por conseguir resolver um conflito antigo por meio de uma sessão de conciliação. “Já tinha muito tempo que eu tinha esse problema e hoje eu consegui resolver tudo”, disse.

Mesma satisfação para Wesley de Oliveira Souza e Tauane Gonçalves Andrade. “Achamos o serviço muito prático e rápido, principalmente por não precisarmos gastar nada, sequer ir até São João da Ponte. Foi muito bom e ficou tudo resolvido”.

Leia Também:  PCMG realiza operação contra crimes patrimoniais em Itaúna
Not---Des---Cejusc-Itinerante-realiza-acoes-na-comarca-de-Sao-Joao-da-Ponte._4.jpg
Audiência de conciliação em Lontra com o Wesley de Oliveira Souza e Tauane Gonçalves Andrade (Crédito: Divulgação/TJMG)

Trabalho intenso

O coordenador do Cejusc da Comarca de São João da Ponte, juiz Daniel Valério de Siqueira Fonseca, disse que as instituições envolvidas trabalharam para um objetivo comum, qual seja, melhorar enquanto sociedade. O magistrado também ressaltou que “o Cejusc Itinerante, além de colocar o Judiciário mais próximo da casa das pessoas, auxilia na solução efetiva dos conflitos, uma vez que permite a partição ativa das partes, propiciando o diálogo capaz de trazer mais paz ao coração”.

Not---Des---Cejusc-Itinerante-realiza-acoes-na-comarca-de-Sao-Joao-da-Ponte._5.jpg
Juiz coordenador do Cejusc de São João da Ponte, Daniel Valério de Siqueira Fonseca (Crédito: Divulgação/TJMG)

Parceiros

Além do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, estiveram presentes na iniciativa as prefeituras de Varzelândia, Lontra e Ibiracatu, a Defensoria Pública de Minas Gerais, o Ministério Público de Contas, a Polícia Civil de Minas Gerais, Cemig, Copasa, Recivil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Emater.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Acusado de atirar em vizinho é condenado a mais de 19 anos de prisão

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA