Tribunal de Justiça
Central Lapidar do TJMG completa dois anos neste sábado (17/6)

Criada para reunir e tratar de maneira estratégica e centralizada a imensa massa de dados produzidos pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Central Lapidar de Monitoramento Integrado, Inteligência e Inovação da Corte mineira completa dois anos neste sábado (17/6).
Em 17 de junho de 2021, na gestão 2020-2022, na Presidência do desembargador Gilson Soares Lemes, foi inaugurada a Central Lapidar. O projeto foi idealizado para aprimorar a governança e a gestão da informação, a organização e validação de bases de dados, e a produção de estatísticas e elaboração de diagnósticos sobre a atuação do Judiciário estadual.
Na época, o então presidente Gilson Lemes disse que “a escolha do nome para a central não poderia ser mais feliz. A lapidação é o ofício de trabalhar a pedra ou o metal em seu estado bruto, para fazer surgir desse processo uma peça mais bela e de mais qualidade. É algo que agrega valor a um material em seu estado original. A analogia é perfeita com o que acontecerá aqui, com os dados de natureza diversa produzidos pelo TJMG”, disse.
Ele observou que um dos grandes desafios com que as organizações precisam lidar se refere a como gerir o gigantesco volume de dados e informações à disposição, para que possam, efetivamente, produzir conhecimento. “A gestão da informação se tornou, assim, uma das questões mais estratégicas e sensíveis para qualquer instituição”, destacou.

Em um espaço integrado, dois anos depois a central segue com uma equipe cada vez mais qualificada, utilizando tecnologia de ponta e modernas ferramentas de análise de dados para trabalhar informações de maneira eficiente, segura e ágil.
A Lapidar, que integra a estrutura da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do TJMG, surgiu para permitir que os dados, uma vez lapidados, possam gerar reflexões críticas e conhecimento, transformando-se em um instrumento para subsidiar as tomadas de decisões, formulação de políticas judiciárias locais e estratégias para contribuir para a qualificação das informações institucionais.
Entre as informações disponíveis estão o consumo de materiais e serviços, a produtividade de servidores e magistrados, e os avanços na virtualização dos processos. Os dados produzidos pelo TJMG podem ser visualizados por meio de painéis, possibilitando o aprimoramento da governança e melhor visualização das informações.
“As informações e análises produzidas pela Central Lapidar promovem a eficiência, eficácia e transparência do sistema Judiciário mineiro. A ferramenta é um importante instrumento para o trabalho da Justiça, já que, quanto maior a disponibilidade de dados e informações, melhor a aplicação de recursos e o dinamismo nas resoluções. A central tornou-se referência nacional ao consolidar, em um espaço físico inovador, os recursos necessários para produção e disseminação de informações estratégicas”, diz o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho.

Atualmente, a Lapidar conta com equipe multidisciplinar composta por servidores e colaboradores com formação em Ciência da Computação, Direito, Estatística, Ciências Políticas e Gestão Pública.
Entre as várias ferramentas e sistemas utilizados no Espaço Lapidar, destaca-se o Qlik Sense, plataforma de análise de dados que permite aos usuários criar visualizações, tabelas e gráficos, identificando a conexão entre as informações que são geradas pela instituição. A análise desses dados gera relatórios simplificados, úteis no momento de traçar diretrizes e planos de ação.

“A Lapidar consegue dar subsídios objetivos para decisões. Conseguimos dar informações subjetivas, que até antes da Central, por exemplo, era mais difícil de se obter. Dependia da consulta a várias áreas, o presidente coletava informações de seis ou sete setores diferentes, para poder ter uma análise que pudesse embasar a autorização, ou não, da criação de uma nova vara, por exemplo. Hoje, temos um painel consolidando todas as informações. Então, em termo de visualização, isso ajuda muito”, afirma o gerente do Centro de Informações para Gestão Institucional (Ceinfo) do TJMG, Luís Cláudio de Souza Alberto.
Os diversos trabalhos hoje realizados, ainda permitem identificar gargalos, fornecer informações precisas e relevantes, além de identificar áreas sem que o sistema judiciário possa ser aprimorado e monitorar o cumprimento de leis. Durante os dois primeiros anos, o Lapidar publicou mais de 170 painéis.
“É uma atuação no saneamento das informações no Tribunal. E estamos, aos poucos, conseguindo integrar outros sistemas do TJMG ao Qlik Sense e, com essas integrações, passar a ampliar o leque de oportunidades”, frisa o gerente do Lapidar, Luís Cláudio de Souza Alberto.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar