Tribunal de Justiça

Centro Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente de BH realiza “mutirão”

Publicados

em

Noticia-Sala-de-Depoimentos-Especiais.jpg
Centro Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente de Belo Horizonte realiza mutirão neste mês para agilizar tramitação de processos (Crédito: Divulgação/TJMG)

O Centro Integrado de Proteção à Criança e ao Adolescente de Belo Horizonte, composto pela Vara Especializada em Crimes contra Crianças e Adolescentes (Vecca) da Comarca de Belo Horizonte, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), está realizando, neste mês, uma série de ações para agilizar a tramitação dos processos em andamento na unidade judiciária.

O esforço concentrado acontece em alusão ao aniversário de um ano da Lei 14.344/2022 (Lei Henry Borel), que criou mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a criança e o adolescente, e à campanha “Maio Laranja”, de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.

Nesta semana de 22 a 26 de maio, estão sendo realizadas 35 audiências de produção antecipada de provas, na forma do depoimento especial. Durante todo o mês foram programadas ainda 101 audiências de instrução e julgamento. A Defensoria Pública atuará em favor das vítimas e advogados dativos ou particulares cuidarão da defesa dos réus.

Leia Também:  TJMG realiza Oficina Prática em Questões Controversas da Jurisdição Penal

A Vecca realiza também um esforço extra para aumentar o número de sentenças proferidas e concluir inquéritos em andamento. Além das promotoras Andrea Mismotto Carelli e Adriana Júlia de Souza, o MPMG destinou mais 12 promotores de justiça para atuar na vara durante o esforço concentrado. Mais de 70 denúncias foram recebidas desde o início de maio.

not---Juiza-Marixa.jpg
Juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, responsável pela Vecca-BH, ressalta a importância da iniciativa para um atendimento mais rápido (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

“O Poder Judiciário tem um papel essencial na missão de assegurar que os direitos das crianças e dos adolescentes estejam sendo garantidos e concretizados”, afirmou a juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, responsável pela Vecca-BH. A magistrada ressaltou também o empenho da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), da Corregedoria-Geral de Justiça e da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJMG que está possibilitando uma “vigorosa ampliação e incremento de espaço e força de trabalho, tudo com vistas a um atendimento mais célere e cada vez mais integrado e humanizado das vítimas e suas famílias”.

Mais ações

A Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) também está realizando várias operações de combate à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Está previsto um novo esforço concentrado, entre 26 de junho e 18 de julho, para realização da oitiva de crianças e adolescentes em depoimentos especiais.

Leia Também:  TJMG avalia novo protocolo de proteção a vítimas e testemunhas ameaçadas

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800

[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Programação da 27ª Semana do Servidor segue com atividades especiais

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA