Tribunal de Justiça
Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio do TJMG promove reunião de alinhamento


A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual em primeiro grau de jurisdição do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, nesta quarta-feira (21/6), sua primeira reunião após a nomeação dos novos membros publicada na Portaria 6.177/2023. O encontro foi conduzido pela presidente da comissão, juíza Maria Isabel Fleck, no Fórum Cível e Fazendário – Unidade Raja Gabaglia, em Belo Horizonte.
A comissão foi instituída de acordo com a Resolução do Órgão Especial nº 1.018, de 17 de janeiro de 2023, que dispõe sobre a prevenção e o enfrentamento do assédio moral, do assédio sexual e de todas as formas de discriminação, no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais.
O ato normativo aprimora a definição de assédio moral, define as condutas que configuram assédio sexual e discriminação, bem como especifica as diretrizes e os objetivos da Política de Prevenção e Enfrentamento às Práticas de Assédio, constituindo as Comissões para fomentar a referida política no TJMG e estabelecer suas atribuições.
Entre os objetivos da comissão estão a promoção e o estímulo das atividades laborais de forma digna, saudável, segura e sustentável, bem como a apuração de notícias de assédio e discriminação, proteção das pessoas envolvidas, preservação das provas, garantia da lisura e do sigilo das apurações e realização de campanhas institucionais de informações e orientação.
As propostas do grupo irão integrar a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, criada a partir da Resolução 351, de 2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A juíza Maria Isabel Fleck disse que o intuito da reunião foi definir as estratégias de trabalho. “O nosso objetivo neste primeiro encontro foi apresentar os novos membros da comissão, mostrar a pauta de demandas, os fluxos de trabalho e definir as novas formas de atuação e direcionamento das queixas que já foram recebidas pela Comissão. Queremos não apenas resolver as demandas que estão em andamento, mas trabalhar notadamente na prevenção do assédio”, afirmou.

A Resolução 1.018 também prevê o planejamento em parceria com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) para capacitação de magistrados e servidores em prevenção e enfrentamento da discriminação, do assédio moral e do assédio sexual no trabalho, bem como de respeito à diversidade e outros conteúdos correlatos, relacionando-os com os processos de promoção à saúde no trabalho.
Encontro Nacional
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará, no dia 28 de junho, o 1º Encontro de Comissões ou Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no Poder Judiciário. O evento irá promover a troca de experiências entre tribunais e conselhos sobre prevenção e enfrentamento do assédio moral, do assédio sexual e da discriminação. A proposta é desenvolver, nas oficinas de trabalho, produtos para instrumentalizar comissões e subcomitês no seu âmbito de atuação.
O presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do TJMG em segundo grau de jurisdição, desembargador Pedro Bernardes de Oliveira, e a presidente da Comissão em primeiro grau de jurisdição, juíza Maria Isabel Fleck, participarão do evento.
Presenças
Também participaram da reunião o juiz Haroldo Dutra Dias, da 3ª Vara Empresarial, de Fazenda Pública e Registros Públicos da Comarca de Contagem; a juíza Izabel Cristina de Freitas Prudêncio, da 4ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Uberlândia; a juíza Carla de Fátima Barreto de Souza, da 2ª Unidade Jurisdicional do Juizado Especial da Comarca de Governador Valadares; o Oficial de Justiça Eduardo Rocha Mendonça de Freitas; o Oficial Judiciário Felipe Galego, representante dos servidores de 1°a Instância; o médico da Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat), Ary Macedo Júnior; a psicóloga e servidora na Comarca de Ponte Nova, Sheila Augusta Ferreira Fernandes Salomé; a colaboradora terceirizada Andrea Lopes Silva; a servidora da 5ª Vara Fazenda Estadual Roselaine Andrade Tavares; e a assistente administrativa da Comissão, Nathalia Larissa Barbosa da Silva.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais