Tribunal de Justiça
Comissão do TJMG conhece experiência de solução de conflitos fundiários do TJPR

Uma comitiva do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) esteve no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) para conhecer o trabalho da Comissão de Solução de Conflitos Fundiários da Corte paranaense. A visita ocorreu nos dias 30/10, 31/10 e 1º/11, com o objetivo de aprimorar a atuação da equipe mineira por meio da experiência exitosa da comissão do Paraná, que funciona desde 2019.

A comissão da Corte mineira foi criada em dezembro de 2022, por meio da Portaria Conjunta da Presidência nº 1.428, com atuação voltada para a solução de conflitos fundiários de natureza rurais e urbanos, de natureza coletiva.
Participaram da visita ao TJPR a coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Social e integrante da comissão, desembargadora Ângela de Lourdes Rodrigues; o juiz auxiliar da Corregedoria e integrante da comissão, Leopoldo Mameluque; o juiz coordenador do Cejusc BH e integrante da comissão, Clayton Rosa de Resende; o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Guilherme Augusto Mendes do Valle; a assessora técnica das Comissões Permanentes, Lívia Fonseca Mendes de Faria; a assessora técnica do Cejusc Social, Sofia Damasceno Barbosa; e a assistente técnica das Comissões Permanentes, Maria Elisângela Cunha dos Santos.

A equipe foi recepcionada pelo 2º vice-presidente do TJPR e presidente da Comissão de Solução de Conflitos Fundiários da Corte paranaense, desembargador Fernando Antônio Prazeres; pela juíza auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fabiane Pieruccini; e pela analista judiciária e secretária da Comissão de Soluções Fundiárias, Patrícia Elache Gonçalves dos Reis Canela.

A comitiva mineira participou de curso com viés prático sobre o funcionamento da comissão e teve a oportunidade de acompanhar reuniões, audiências de mediação e uma visita técnica à área ocupada por diversas famílias. Nessa ida ao acampamento, os integrantes da comitiva mineira puderam ver de perto os dramas de todos os envolvidos em conflitos agrários, sejam urbanos ou rurais, e a necessidade do estabelecimento de diálogo para construção de soluções consensuais.
Para os magistrados integrantes da Comissão de Solução de Conflitos Fundiários do TJMG e toda a equipe técnica, a visita foi uma oportunidade para aprender com os colegas que já contam com experiências vitoriosas no tratamento dos conflitos possessórios de natureza coletiva e, por meio da troca de experiências, incrementar as atividades da comissão mineira na interlocução com as partes, órgãos do Estado e movimentos sociais, com o objetivo maior de pacificação social.

Decisão do STF
A instituição da Comissão de Solução de Conflitos Fundiários do TJMG é resultado da decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos autos da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF nº 828/DF), que levou os tribunais a adotar as medidas necessárias à retomada da execução das decisões de desocupações coletivas em ações de natureza possessória, anteriormente suspensas por força de decisão liminar do STF, de maneira gradual e escalonada.
O objetivo é buscar a promoção da paz social e soluções alternativas aos conflitos fundiários com efetividade, celeridade e economia de dinheiro público. Assim que a comissão mineira foi instituída, foram iniciados trabalhos para efetiva atuação junto às unidades judiciárias de todas as comarcas do Estado de Minas Gerais.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem