Tribunal de Justiça

Comissão Estadual Judiciária de Adoção participa de reunião nacional

Publicados

em

not---Reuniao-comite-adocao-internacional---2---.jpg
Presidente da Ceja, desembargador Wagner Wilson, com as integrantes da comissão: a juíza auxiliar da Corregedoria Simone Saraiva de Abreu Abras, e a coordenadora, Liliane Maria Lacerda Gomes ( Crédito : Divulgação/TJMG )

O vice-presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Wagner Wilson, participou da 24ª Reunião do Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras para Adoção Internacional de Crianças e Adolescentes, realizada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, entre os dias 14 e 16 de junho. A juíza auxiliar da Corregedoria e integrante da Ceja, Simone Saraiva de Abreu Abras, e a coordenadora da comissão, Liliane Maria Lacerda Gomes, também participaram do encontro.
A reunião teve como objetivo o compartilhamento de experiências e discussão de ações para fortalecer os procedimentos de adoção internacional. Em Minas Gerais, a função é exercida pela Ceja.
A Autoridade Central acompanha o cumprimento adequado, pelo Brasil, das responsabilidades assumidas por força da ratificação da Convenção Relativa à Proteção das Crianças e à Cooperação em Matéria de Adoção Internacional. O encontro abordou temas como o Direito à origem, a pós-adoção, a atuação e a fiscalização dos trabalhos das Autoridades Centrais Estaduais.
O desembargador Wagner Wilson avaliou o encontro como muito enriquecedor. “Debatemos as propostas de uniformização nacional de fluxos de adoção internacional e tratamos da importância do direito à origem e do acompanhamento do pós-adotivo”, afirmou o magistrado. A juíza Simone Saraiva de Abreu Abras destacou o “compartilhamento de experiências e realidades de cada estado no processo de adoção internacional”, disse.
A coordenadora-geral de Adoção e Subtração Internacional de Crianças e Adolescentes da Autoridade Central Administrativa Federal (ACAF) e presidente do Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras para Adoção Internacional de Crianças e Adolescentes (CACB), Michelle Najara Aparecida Silva, sugeriu a ampliação do prazo de renovação de habilitação de pretendentes, a promoção de levantamento dos casos de busca ativa com possibilidade de adoção internacional, a uniformização dos procedimentos e campanhas de conscientização direcionadas aos diferentes atores ligados ao tema.
Not---Reuniao-comite-adocao-internacional.jpg
A juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fabiane Pieruccini, com os membros da Ceja-TJMG ( Crédito : Divulgação/TJMG )

Leia Também:  TJMG realiza primeiro dia da prova escrita do concurso de juiz substituto - Edital 01/2021
A juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fabiane Pieruccini, falou sobre a fiscalização dos trabalhos das autoridades estaduais, com destaque para os prazos e fluxos. A magistrada defendeu ainda o ingresso do CNJ no Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras e afirmou que o objetivo é prestigiar, ouvir e contribuir. “O CNJ se coloca absolutamente à disposição para colaborar e levar os encaminhamentos surgidos no debate”, afirmou.
Equipe técnica
As equipes técnicas das autoridades estaduais participaram de painéis e roda de debates voltadas para as rotinas de trabalho. A formação foi conduzida pela diretora de projetos do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Isabely Fontana da Mota. A coordenadora-geral da Autoridade Central Administrativa Federal (ACAF), Michelle Najara Aparecida Silva, e os analistas do órgão, Natália de Sousa Gonçalves Calvacanti Corrêa e Felipe Viana Alves coordenam os debates.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800

[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Secretaria de Infraestrutura participa de debate público sobre a renovação de concessões ferroviárias

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA