Tribunal de Justiça

Comissão faz reunião preparatória para celebração dos 150 anos do TJMG

Publicados

em

Not---Predio-Historico.jpg
Integrantes da Comissão destacaram a importância histórica do secular sobrado localizado em Ouro Preto, imóvel que, 100 anos antes de tornar-se a primeira sede do TJMG, foi palco de reuniões secretas da Inconfidência Mineira  (Crédito: Divulgação/TJMG)

A Comissão Especial para o Sesquicentenário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais realizou, na segunda-feira (6/2), nova reunião preparatória da programação comemorativa dos 150 anos de criação e instalação do TJMG.

Participaram da reunião o desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, coordenador da Comissão Especial e Superintendente da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), o desembargador Doorgal Borges de Andrada, o desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo, a assessora técnica da Mejud, Andréa Vanessa da Costa Val, o assessor judiciário da 16ª Câmara Cível, Arthur Magalhães Bambirra, e o gerente de Orientação e Fiscalização do Foro Judicial (GEFIS), Iácones Batista Vargas. Além dos membros da Comissão Especial, a reunião também contou com a presença do juiz auxiliar da Presidência Eduardo Gomes dos Reis e do chefe de Cerimonial do TJMG, Leonardo Mari.

Em pauta, a atualização das atividades realizadas pelos membros da Comissão desde a reunião anterior (19/01) e das tratativas mantidas com as diversas instituições parceiras para a execução da vasta programação comemorativa, já aprovada pelo presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, e que abrange diversas solenidades, seminários, apresentações culturais, exposições, publicações, além da instituição de medalhas, selos e premiações.

Leia Também:  Com comissão turbinada, Flayslane exibe bastidores de seu clipe: “Vai devagar, Flay!”

Ainda em fevereiro, será inaugurada série especial de entrevistas com personalidades que fazem parte da História do Judiciário Mineiro. Para o início do próximo mês, é programada solenidade conjunta com os outros seis Tribunais de Justiça criados à mesma época do TJMG. O evento acontecerá durante o Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), entre 1º e 3 de março de 2023, em Belo Horizonte.

Histórico Casarão

Durante a reunião foi ressaltada a grande importância histórica do secular sobrado localizado em Ouro Preto, na rua Conde de Bobadela (antiga rua Direita), primeira sede do Tribunal da Relação de Minas Gerais, ali instalado solenemente no dia 3 de fevereiro de 1874. A Corte fora criada por ato do Imperador Dom Pedro II, a 6 de agosto do ano anterior.

Para os membros da Comissão, o imóvel setecentista histórico tem relevante significado para todo o Estado de Minas Gerais e para o Brasil, pois, 100 anos antes de se tornar a primeira sede do TJMG, fora residência do coronel Gomes Freire de Andrade. No sobrado, realizaram-se as principais reuniões secretas da Inconfidência Mineira – inclusive, ali teria sido idealizada e elaborada a bandeira dos inconfidentes, adotada atualmente pelo Estado de Minas Gerais.

Leia Também:  Judiciário e Executivo assinam protocolo de intenções para atuar de forma conjunta

Comissão Especial

Instituída pelo Presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, por meio da Portaria nº 5.960/PR/2023, de 9 de janeiro de 2023, “para promover estudos e sugerir ações comemorativas referentes ao sesquicentenário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG” nos anos de “2023 (criação em 6 de agosto de 1873) e 2024 (instalação em 3 de fevereiro de 1874)”, a Comissão Especial é coordenada pelo desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, superintendente da Mejud, e composta pelo desembargador Caetano Levi Lopes, desembargador Doorgal Borges de Andrada, desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo,  desembargador Bruno Terra Dias, pela assessora técnica da Mejud, Andréa Vanessa da Costa Val, pelo assessor judiciário da 16ª Câmara Cível, Arthur Magalhães Bambirra, e pelo gerente de Orientação e Fiscalização do Foro Judicial (GEFIS), Iácones Batista Vargas.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Plenário celebra os 56 anos de fundação da Fetaemg

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA