Tribunal de Justiça

Comissões temáticas do PopRua/Jus iniciam projetos e ações de 2023

Publicados

em

not----Pop-Rrua.JUS.jpg
A primeira reunião periódica do PopRua/Jus de 2023 foi realizada em formato híbrido e discutiu os projetos propostos pelas Comissões ( Crédito : Joubert Oliveira/TJMG )

As seis Comissões Temáticas do Comitê PopRua/Jus apresentaram, em fevereiro deste ano, os projetos e as ações a serem implementadas para promoção de políticas públicas judiciais de atenção às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades no TJMG, conforme previsto na Portaria Conjunta nº 1.370/PR/2022, que instituiu o Comitê Multinível, Multissetorial e Interinstitucional.

Regularização de documentos, publicações informativas destinadas à população de rua ou em situação de vulnerabilidade, ampliação do acesso dessas populações à direitos e serviços, capacitação para atendimento especializado destinado a servidores, magistrados e profissionais terceirizados, seminários, audiências públicas e mutirões estão entre as atividades propostas.

Para tratarem de temas específicos relacionados aos trabalhos do Comitê, a Portaria da Presidência nº 5.839, em 24 de outubro de 2022, designou as comissões de Acesso e Facilitação Documental; Atendimento e Inclusão de Egressos do Sistema Prisional e Solução de Entraves no Uso de Tornozeleiras Eletrônicas; Acesso e Atendimento Humanizado; Inclusão e Proteção da Mulher em Situação de Rua; Audiências e Mutirões; e Direitos Indígenas. Por determinação da presidente do Comitê, desembargadora Maria Luiza de Marilac Alvarenga Araújo, a juíza Cláudia Helena Batista assumiu a coordenação das comissões.

O Comitê PopRua/Jus realiza reuniões periódicas para analisar os projetos propostos pelas comissões, deliberar quanto ao encaminhamento e definir os ajustes necessários antes do seu envio aos órgãos próprios do Tribunal ou de parceiros que têm representação no próprio Comitê. O órgão interage ainda com outros entes da administração pública, com  os quais há questões a serem tratadas, e encaminha as solicitações pertinentes, acompanhando a implementação de soluções apropriadas a cada problema.

Comissões e Projetos

Leia Também:  Presidente José Arthur Filho recebe balanço de projetos e iniciativas sociais do TJMG

A Comissão de Acesso e Facilitação Documental apresentou projeto para que a população de rua tenha acesso a documentos públicos (registro civil, identificação etc.) e demais serviços. Para isso, viabilizou o atendimento aos serviços presenciais e eletrônicos prestados na Unidade de Atendimento Integrado-UAI Praça 7. Também criou um Catálogo Estadual de Serviços Públicos com a divulgação e distribuição durante a realização das audiências públicas e mutirões nos municípios de Minas Gerais. A primeira distribuição foi em outubro, no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte.

A Comissão de Atendimento e Inclusão de Egressos propôs a qualificação das ações desenvolvidas para pessoas em situação de rua, e vai recomendar aos juízes de Execução Penal que, nos editais de projetos de pena pecuniária, sejam previstas ações voltadas para esse público. Também há proposta para fomento à formação e articulação de Rede para construir fluxos e procedimentos para pessoas em situação de rua com medidas cautelares ou egressas do sistema prisional.

A Comissão de Acesso e Atendimento Humanizado propôs a confecção e distribuição da Cartilha de Direitos da Pessoas em Situação de Rua-PSR. Em evento realizado no Fórum Lafayette em outubro de 2022, foi distribuído o primeiro lote de cartilhas. Outro projeto é o de oferta de ações educacionais. Com base na Resolução 425/21, a Comissão de Acesso planejou e conduziu Grupo Focal com representantes da Instituição Fé e Luz, do Instituto de Apoio e Orientação a Pessoa em Situação de Rua (INAPER), da Arquidiocese de BH, de uma agente social da Pastoral e uma pessoa com trajetória de rua, para contribuir com a concepção, o planejamento e o desenvolvimento do conteúdo programático de um curso. 

Leia Também:  Líderes apresentam justificativas para a não votação de projetos

A Comissão de Inclusão e Proteção da Mulher em Situação de Rua já iniciou ações como a reunião com grupos de mulheres para analisar situações como o das mães de bebês, gestantes que não fazem pré-natal e relativas a gênero, como a dificuldade de se reconhecer as particularidades das mulheres “sis” e “trans”. O projeto de atenção às mulheres em situação de rua que são atendidas pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam), no bairro Lagoinha, em Belo Horizonte, prevê ação a ser realizada no próximo dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher. São objetivos das ações a melhoria do atendimento em delegacias, prevenção e combate ao abuso sexual nas ruas, situação das gestantes no sistema prisional, situação das egressas do sistema, dentre outros. Por sugestão da desembargadora Maria Luiza de Marilac, o Comitê vai analisar a possibilidade de que ação que será feita no Ciam vire política permanente.

 A Comissão de Direitos Indígenas é uma “extensão” do projeto Cidadania, Democracia e Justiça, em curso na comarca de Águas Formosas. Dentre suas ações estão o mapeamento das comunidades indígenas existentes em Minas Gerais, separando-as por comarca, e, por sugestão da 3ª Vice-Presidência do TJMG, a criação de um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Povos e Comunidades Tradicionais

Já a Comissão de Audiências Públicas e Mutirões apresentou um calendário de eventos previstos para o ano de 2023.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette

(31) 3330-2123
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Justiça nega pedido de empresas por uso exclusivo de nome

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA