Tribunal de Justiça

Corregedor-geral de Justiça visita novas instalações da Comarca de BH

Publicados

em

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, visitou na quarta-feira (31/5) quatro novas instalações da Justiça de 1ª Instância que estão recebendo unidades judiciárias e administrativas da Comarca de Belo Horizonte. A transferência dos setores, que chega à fase final nos próximos dias, ocorre devido às obras de reforma do Edifício Milton Campos, o Fórum Lafayette, no Barro Preto.

Not-corregedor-Forum.jpg
A 9ª Vara Criminal está funcionando em prédio na Rua Mato Grosso (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O juiz diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, as juízas auxiliares da Corregedoria Mariana de Lima Andrade e Soraya Hassan Baz Láuar, o juiz auxiliar da Corregedoria Adriano Zocche, o chefe de gabinete da Corregedoria, Roberto Brant Rocha, e a coordenadora do Gabinete da Direção do Foro, servidora Vanessa Lidiane Oliveira Costa, também acompanharam o corregedor.

Mais de 1.600 pessoas, entre magistrados, servidores, funcionários terceirizados e estagiários, estão sendo impactadas pela mudança. O corregedor Corrêa Junior avaliou positivamente as instalações e agradeceu a colaboração dos envolvidos. “Os números das transferências são expressivos e os trabalhos estão sendo concluídos com sucesso, de forma rápida e ordenada. Mudanças envolvem colaboração, adaptação, espírito de equipe e percebo que tivemos isso aqui”, afirmou o corregedor.

Aproximadamente cem unidades judiciárias e administrativas estavam em funcionamento no Edifício Milton Campos, localizado na Avenida Augusto de Lima.

Not-corregedor-Forum2.jpg
Hall do prédio da Rua Mato Grosso, que já abriga vários setores da Comarca de Belo Horizonte (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

A visita começou pelos prédios da Rua Mato Grosso, 468, e da Avenida Augusto de Lima, 1.234. O primeiro concentra as Varas Criminais, de Tóxicos, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores, plenários do Tribunal do Júri e Central de Flagrantes. O segundo recebeu as Varas de Família e Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Os dois imóveis foram alugados, ficam a dois quarteirões do Edifício Milton Campos e abrigam também serviços auxiliares da Justiça.

Leia Também:  Empresa terá que indenizar comerciante por contaminação de cerveja

Os prédios, que já foram utilizados pela Justiça do Trabalho, possuem mais de 16 mil m2 de área e passaram por alguns ajustes para receber as unidades da Justiça estadual. A torre da Augusto de Lima tem 19 andares e conta com cinco elevadores. Já a torre da Rua Mato Grosso tem 15 andares e quatro elevadores. Para a gerente da 5ª Vara de Família, Tereza Cristina Silveira Paiva da Silva Paes, a claridade do ambiente, a boa circulação de ar, o leiaute e a qualidade da infraestrutura da nova secretaria são pontos a serem destacados.

Prado

O grupo esteve também no Edifício Cayler Offices, na Rua Jaceguai, 208, no bairro Prado. O prédio fica a cinco quarteirões de distância do Fórum Lafayette. No local, em dois andares alugados, estão funcionando a Vara Cível da Infância e da Juventude, a Secretaria da Central de Arquivo Forense de Belo Horizonte (Cearfo), a Central de Perícias Médicas (Cemed), Central de Serviço Social e de Psicologia (Cesop) e a Sala de Depoimento Especial.

Not-corregedor-Forum-drJoseHonorio.jpg
Juiz José Honório de Rezende, responsável pela Vara Cível da Infância e da Juventude, com o corregedor Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O juiz responsável pela Vara Cível da Infância e da Juventude, José Honório de Rezende, afirmou que as novas instalações motivaram os servidores, que têm trabalhado com mais entusiasmo e disposição. Já a coordenadora do Comissariado Cível da Infância e da Juventude, Denise Pires da Costa, ressaltou a qualidade das instalações, que possibilitaram espaços de trabalho melhor divididos, resultando na melhoria do atendimento.

O Núcleo de Virtualização do TJMG, que funcionava no subsolo do Edifício Milton Campos, foi transferido para o prédio próprio da Rua Curitiba, 632. O imóvel já abrigou o Juizado das Relações de Consumo e, até o ano passado, o setor de atermação do Jesp Cível de BH. No local estão sendo virtualizados os 176.047 processos de papel (3.404 de BH e 172.643 do interior) que faltam para concluir a segunda etapa do programa de virtualização do TJMG. Em todo o Estado, 1.655.367 já foram virtualizados.

Leia Também:  Embrapa lança novas cultivares de soja, mais produtivas e resistentes
Not-corregedor-Forum-Silvia.jpg
No prédio da Rua Curitiba estão sendo virtualizados os processos de papel que faltam para concluir a segunda etapa do programa de virtualização do TJMG (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

A gerente do Núcleo de Virtualização, Silvia Maria Santos, recebeu o grupo e explicou que o leiaute do imóvel, apesar de menor do que o ocupado no Edifício Milton Campos, permitiu adequação e otimização dos fluxos de trabalho, com melhor integração das equipes. Nos quatro andares do prédio estão alocados os serviços de recebimento e devolução, digitalização, conferência e retificação e inserção dos processos no Sistema PJe.

Edifício Milton Campos

O Edifício Milton Campos – Fórum Lafayette, com mais de 45 anos de uso, vai passar por uma grande reforma para modernização da estrutura. Após décadas, o prédio apresenta sinais de obsolescência e necessita ser remodelado.

O prédio enfrenta problemas com o alto nível do lençol freático da região, demandando controle constante. O cenário impacta na infraestrutura hidráulica, elétrica e de informática, além dos desgastes naturais do uso, explica o juiz diretor do Foro de Belo Horizonte, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes. A obra contempla ainda o tratamento do concreto aparente e estrutural, o aproveitamento da água disponível e infraestrutura para a geração de energia elétrica com placas solares, entre outras modernizações.

Veja o álbum com mais fotos das visitas.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800

[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Acordo para gerir sede da Filarmônica motiva visita e reunião

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA