Tribunal de Justiça
Corregedor-geral participa de reunião do Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias


O corregedor-geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, participou, na segunda-feira (6/3), de uma reunião virtual do Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias-Gerais dos Tribunais de Justiça. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da entidade, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, corregedor-geral de Justiça do Maranhão.
Durante a atividade, a corregedora-geral de Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, foi eleita, por unanimidade, vice-presidente do Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias. O desembargador Caetano Levi, do TJMG, e o especialista Richard Martins Torsiano vão atuar como consultores especiais. Os corregedores também indicaram representantes para comissões da entidade.
Os integrantes do Fórum devem se reunir presencialmente em Brasília com o corregedor-nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, para tratar da Regularização Fundiária. Em abril, está prevista a realização do seminário Diretrizes Voluntárias para a Governança Responsável da Terra e a Regularização Fundiária na região da Amazônia Legal, em São Luís (MA).
O corregedor-geral de justiça de Minas Gerais, desembargador Corrêa Junior, avaliou de forma positiva a reunião virtual. “Deliberamos sobre temas importantes do Fórum Nacional Fundiário que vão tornar o próximo encontro presencial mais produtivo”, disse. O magistrado destacou ainda a competência de todos os eleitos.
O juiz auxiliar da Corregedoria Leopoldo Mameluque também participou da reunião e informou sobre a constituição e o funcionamento, no âmbito do TJMG, da Comissão de Conflitos Fundiários prevista na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 828.
Logomarca
O corregedor José de Ribamar Froz Sobrinho também apresentou a logomarca do Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias Gerais dos Tribunais de Justiça. Com base nas cores e nos ícones dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1, 10, 11, 15 e 16 (erradicação da pobreza, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, vida sobre a terra e paz, justiça e instituições fortes), propostos pela ONU e alinhados com os objetivos do Fórum, a logomarca foi aprovada.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma série de 17 objetivos definidos pela ONU visam a orientar ações para o desenvolvimento sustentável global até 2030.
Os ODS incluem objetivos como erradicação da pobreza, fome zero, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água limpa e saneamento, energia limpa e acessível, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação climática, vida submarina, vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes e parcerias para alcançar os objetivos.
O Fórum
O Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias-Gerais dos Tribunais de Justiça foi criado, inicialmente, abrangendo os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, formando o acrônimo Matopiba. Em seguida, o estado de Minas Gerais aderiu ao projeto, que ganhou contornos nacionais, conforme deliberação do 87º Encontro do Colégio de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge), realizado em São Luís do Maranhão, em novembro de 2021.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: TJMG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor