Terça-Feira, 8 de Abril de 2025

Tribunal de Justiça

Corregedoria realiza solenidade de investidura de novos delegatários

Publicados

em

not-investidura2.jpg
Marcelo Cunha de Araújo, que recebeu a outorga do 2º Registro de Imóveis da Comarca de Belo Horizonte, representou os demais colegas ao pronunciar o compromisso oficial perante o corregedor ( Crédito : Joubert Oliveira/TJMG )

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, presidiu, nesta sexta-feira (1/3), solenidade coletiva de investidura de novos delegatários e delegatárias dos serviços notariais e de registro, aprovados no Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado de Minas Gerais, regido pelo Edital nº 1/2019, conforme Portaria da Presidência nº 6.466.

O evento ocorreu no auditório da Corregedoria-Geral, na Comarca de Belo Horizonte. A investidura foi realizada sob a outorga do presidente do TJMG, José Arthur de Carvalho Pereira Filho.

Ao todo, 56 candidatos aprovados receberam a outorga; 28 participaram do evento de forma presencial e 28 de forma virtual, por videoconferência. O concurso foi organizado e realizado pela Escola Judicial Edésio Fernandes – EJEF.

Estiveram presentes a vice-corregedora geral de Justiça, Yeda Monteiro Athias, o desembargador Marcelo de Oliveira Milagres, o juiz auxiliar da Corregedoria Luís Fernando de Oliveira Benfatti, o juiz auxiliar da Corregedoria Wagner Sana Duarte Morais e a juíza auxiliar da Corregedoria, Simone Saraiva de Abreu Abras.

O corregedor-geral de Justiça ressaltou o alto nível do concurso e parabenizou os aprovados. “Já tive a oportunidade de participar de duas bancas do concurso de delegatários dos serviços notariais e de registro, uma na qualidade de membro e outra como presidente da banca, esta em 2016. São concursos complexos realizados integralmente pelo poder judiciário, nos termos da Resolução 81 do CNJ, por isso, é muito importante quando chegamos a essa solenidade. Sempre entregamos para a sociedade notários e notárias, registradores e registradoras de muita qualidade”, afirmou.

not-investidura1.jpg
Os candidatos aprovados foram apresentados à estrutura da GENOT e aos dirigente do setor, os juízes-auxiliar Luís Fernando de Oliveira Benfatti e Wagner Sana Duarte Morais, a juíza auxiliar Simone Saraiva de Abreu Abras e o gerente André Lúcio Saldanha. ( Crédito : Joubert Oliveira/TJMG )

Ele destacou a atuação da Corregedoria como importante parceira no cotidiano dos delegatários e delegatárias. “A CGJ estará ao lado de todos os senhores e todas as senhoras, na caminhada que hoje se inicia. Nos termos da Lei, a Corregedoria tem a função de orientação, fiscalização e disciplinar. A lei é muito sábia ao afirmar, em primeiro lugar, que a Corregedoria tem funções de orientação. Nós temos um objetivo único que é prestar um serviço de qualidade e eficiência para os cidadãos e cidadãs”, disse.

Leia Também:  Polícia Militar - Solenidade em homenagem aos aspirantes da turma de 1973

O corregedor também citou a diversidade do estado. “Minas Gerais é um estado diverso. Temos 298 comarcas com realidades diferentes. Há 853 municípios com serviços notariais e de registro que somam mais de 3.000 serventias. O estado é um verdadeiro país”, disse.

Gerência de Orientação e Fiscalização

O desembargador apresentou, durante a cerimônia, alguns setores e ações realizadas pela Corregedoria na esfera das atividades notariais e de registro. O dirigente endossou a importância da atuação da Genot – Gerência de Orientação e Fiscalização dos Serviços Notariais e de Registro, reconhecida nacionalmente como um exemplo, e elencou os nomes que estão à frente do setor: os juízes-auxiliar Luís Fernando de Oliveira Benfatti e Wagner Sana Duarte Morais, a juíza auxiliar Simone Saraiva de Abreu Abras e o gerente André Lúcio Saldanha.

Também apresentou a Coordenação de Registros Funcionais e de Sistemas dos Serviços Notariais e de Registro – Coref, coordenada pelo servidor Plinio Fraga Ferreira e a Coordenação de Apoio a Orientação e Fiscalização dos Serviços Notariais e de Registro – Cofir, coordenada pelo servidor Elder Vespúcio Junior. “Os senhores e senhores ouvirão muito essas siglas”, frisou.

Leia Também:  Processos que envolvem pessoas com doenças raras são tema de reunião no TJMG

O corregedor citou ações relevantes realizadas pela Genot, como o Programa de Gestão das Serventias Vagas que resguarda o recebimento do teto apresentado pelo Supremo Tribunal Federal ao interino; o desdobro e a desinstalação de serventias; e a acumulação de serventias, ação que permitirá melhor atendimento ao cidadão.

not-investidura3.jpg
Corredor Corrêa Jr presidiu a solenidade que contou ainda com a vice corregedora desembargadora Yeda Monteiro Athias e os juízes auxiliares dos serviços notarias e de registro e o desembargador Marcelo Milagres ( Crédito : Raul Machado/TJMG )

Ele destacou ainda processos realizados via sistema eletrônico de informação SEI, totalizando 14.131 procedimentos 762 processos com 18.325 documentos produzidos (decisões, despachos, pareceres, dentre outros) e 16.93 documentos externos juntados nos processos), assim como os usos do módulo Procuradoria do PJe e Protesto-Jud, como meios de promover maior celeridade ao atendimento do cidadão.

“Também recebemos a vistoria do Conselho Nacional de Justiça que nos deu o retorno que houve uma redução de 87% dos processos conclusos na Corregedoria”, afirmou.

O magistrado citou a existência do Núcleo de Acompanhamento da Regularização Fundiária e Rural da Corregedoria – NUAREF como uma área relevante para a melhora do atendimento e a Implementação das unidades interligadas para Registro Civil, assim como a realização do Registre-se, iniciativa do CNJ que amplia o acesso à documentação básica por pessoas vulneráveis.

Durante a solenidade, o delegatário Marcelo Cunha de Araújo, que recebeu a outorga do 2º Registro de Imóveis da Comarca de Belo Horizonte , foi o responsável por ler o compromisso oficial perante o corregedor, acompanhado pelos demais colegas que realizaram o juramento de forma presencial e online.

Diretoria de Comunicação InstitucionalDircom
TJMGUnidade Fórum Lafayette
(31) 33302800
forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Unimontes realiza primeira banca de mestrado em um Quilombo/Terreiro

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA