Pesquisar
Close this search box.

Tribunal de Justiça

Crianças recebem presentes arrecadados em campanha de Natal do TJMG

Published

on

Not---Entrega-de-brinquedos.-NUTRIS.3.jpg
Instituições de acolhimento promoveram uma programação especial para a entrega dos presentes (Crédito: Nutris/Divulgação)

A entrega dos presentes arrecadados durante a campanha “Papai Noel do TJMG” foi marcada por sorrisos e muita emoção. Cerca de 700 crianças e adolescentes de quatro instituições de acolhimento tiveram seus pedidos atendidos por desembargadores, juízes, assessores, servidores, terceirizados e colaboradores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

As entregas dos presentes foram realizadas entre sexta-feira (16/12) e segunda-feira (19/12) para crianças do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), do Núcleo de Trabalho de Integração Social (Nutris), do TJ Criança Abriga e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Jardim Laguna. Além dos tradicionais brinquedos, alguns pedidos inusitados também constavam nas cartinhas como pacote de biscoito, cesta básica e árvore de Natal.

Durante entrega simbólica dos presentes, no dia 6 de dezembro, em solenidade realizada na sede do TJMG, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, disse que  “impulsionados por toda a atmosfera que domina nosso imaginário, nesta época do ano, a campanha que visa apadrinhar cartinhas é uma das mais bem-sucedidas do nosso Tribunal, mobilizando centenas de magistrados, servidores e colaboradores. Ao escolher presentear uma criança, os padrinhos alimentam a inocência delas em torno da existência da carismática figura do `Bom Velhinho´ e impedem que muitas se frustrem, por não terem seus pedidos atendidos”.

Para a superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, “um brinquedo é muito mais que uma fonte de alegria, é um sinal de esperança de um futuro melhor. Essa ação simboliza a união de esforços de uma rede interna, que acredita que temos que nos mobilizar em prol de sentimento de amor ao próximo”.

Leia Também:  Mensagem

TJ Criança Abriga

O TJ Criança Abriga, localizado no bairro Paraíso, na região Leste de Belo Horizonte, é uma organização de natureza filantrópica, sem fins lucrativos. Nasceu da iniciativa de um grupo de servidores do TJMG com o objetivo de proporcionar proteção especial integral a crianças de 3 a 6 anos, em situação de risco social e/ou pessoal, vítimas de violação de direitos, encaminhadas pelo Juizado da Infância e da Juventude de BH. Atualmente, a instituição acolhe seis crianças. Na sexta-feira (19/12), elas participaram de uma “caça ao tesouro” para encontrar os presentes que estavam destinados a elas.

Not---Entrega-Brinquedos-ABRIGA.jpg
Crianças da instituição TJ Criança Abriga participaram da brincadeira “caça ao tesouro” para encontrar seus presentes (Crédito: Divulgação)

Segundo a técnica em psicologia Maria Carolina Batista Robles, o momento foi especial para a vida das crianças. “Antes de chegarem aqui, elas não tiveram esse imaginário do Papai Noel, de receber um presente que é único. Além de ter a diversão com essa caça aos presentes, tem também o sentimento de carinho e atenção em saber que o Papai Noel não se esqueceu delas”, afirmou.

Núcleo de Arte e Cultura

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC), localizado no bairro Boa Vista, na região Leste de Belo Horizonte, atende cerca de 120 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.  No sábado (17/12), a instituição serviu um almoço para os familiares dos atendidos e, em seguida, distribuiu os presentes. A coordenadora administrativa do NAC, Paula Barbosa, vibrou com a iniciativa.

“É a realização de um sonho, porque são crianças que vivem na comunidade, em situação de vulnerabilidade social, então era notório ver o rosto de alegria e satisfação tanto das crianças quanto dos pais e responsáveis que os acompanharam. Foi um dia de muita alegria”, disse.

Leia Também:  Mutirão do Júri de Belo Horizonte realiza 140 julgamentos em 15 dias úteis
Not---Entrega-Brinquedos-NAC--Nucleo-de-Arte-e-Cultura.jpg
Cerca de 120 crianças e adolescentes do NAC tiveram suas cartinhas atendidas (Crédito: Nac Divulgação)

Nutris

Localizado no Bairro Mariano de Abreu, na região Leste de Belo Horizonte, o Núcleo de Trabalho de Integração Social (Nutris), criado há 30 anos, atende crianças de famílias com baixa renda, proporcionando a elas saúde, alimentação, atividades de estimulação psicopedagógica, psicomotora, cognitiva e afetiva, visando a educação integral em conjunto com as famílias. Na segunda-feira (19/12), 187 crianças receberam um lanche especial e presentes com a com a presença do Papai Noel..

Not---Entrega-de-brinquedos.-NUTRIS.1.jpg
Cerca de 187 crianças do projeto Nutris foram contempladas com a ação, que incluiu um lanche especial (Crédito : Divulgação)

A coordenadora pedagógica da instituição, Sandra Mendes, se sentiu realizada pela reação dos pequeninos. “Esta é a data mais esperada para as crianças, implica em momentos de magia e fantasias. Preparar e enviar a cartinha para o Papai Noel com a certeza que seu pedido será atendido é mágico. Proporcionar este momento é muito gratificante, vê o sorriso no rostinho dos pequenos nos mostra o verdadeiro sentido do Natal”, valorizou.

Cemei Jardim Laguna 

Not---Entrega-Brinquedos-CEMEI.jpg
O Cemei Jardim Laguna destinou centenas de presentes para crianças de Contagem (Crédito: Cemei/Divulgação)

O Centro Municipal de Educação Infantil Jardim Laguna, localizado no bairro Novo Progresso, em Contagem, atende 417 crianças. Os presentes foram entregues na sexta-feira (16/12), momento que, segundo a diretora da instituição, Renata Normand Azevedo, ficará marcado na vida dos alunos. “Os presentes foram embalados com amor, as crianças ficaram encantadas. Faltam palavras para agradecer. Como diretora fiquei com a sensação de dever cumprido, plantamos amor no coração de cada um que ali passou”, afirmou.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Tribunal de Justiça

Justiça isenta autoescola por reprovação de aluna em prova de direção

Published

on

autoescola not.jpg
Aluna afirmou que autoescola falhou na preparação para o exame de direção (Crédito: Gabriel Jabur/Agência Brasília)

A 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve sentença da Comarca de Ipatinga, no Vale do Aço, que isentou uma autoescola da responsabilidade de indenizar por danos morais uma mulher que não passou no exame de rua.

A mulher, que já era habilitada, queria adicionar uma nova categoria à CNH e firmou contrato com a autoescola para a prestação de 15 aulas de direção. Segundo ela, a empresa mudava horários de aula e instrutores sem aviso prévio. Além disso, pagou por duas aulas extras, que não foram dadas, e não recebeu esse dinheiro de volta.

Em setembro de 2022, a mulher se apresentou para o exame e não obteve êxito. Ela argumentou que a autoescola não a preparou de maneira adequada, impactando negativamente seu psicológico.

A empresa se defendeu sob o argumento de que remarcou as duas aulas extras, mas a aluna não teria comparecido. Ainda conforme a autoescola, as aulas não foram canceladas sem justo motivo nem teve atitudes que configurassem má prestação do serviço.

Leia Também:  Campanha de Popularização do Teatro e da Dança chega à Assembleia

A juíza da 3ª Vara Cível da Comarca de Ipatinga concedeu o ressarcimento de R$ 140, referente às duas aulas extras avulsas, mas negou o pedido de danos morais, o que gerou o recurso por parte da autora da ação.

O relator, desembargador Marcelo de Oliveira Milagres, manteve a sentença. O magistrado destacou que a autoescola não tem compromisso de assegurar o êxito no exame de direção. “A mera reprovação em prova prática de direção não enseja falha na prestação de serviços, visto que a requerida não possui obrigação de resultado”, afirmou.

A desembargadora Eveline Felix e o desembargador João Cancio votaram de acordo com o relator.

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA