Tribunal de Justiça

Desembargador Corrêa Junior participa de Encontro Nacional de Corregedores

Publicados

em

O corregedor-geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, participou, na quarta-feira (24/5), da abertura do 91º Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais da Justiça (Encoge). Promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), o evento foi encerrado nesta quinta-feira (25/5) e, nesta sexta-feira (26/5), os corregedores participam da 3ª Reunião do Fórum Fundiário Nacional das Corregedorias-Gerais da Justiça.

Not---ENCOGE1.jpg
Encontro dos corregedores teve como tema as demandas sociais estratégicas (Crédito: Raul Machado/TJMG)

O 91º Encoge foi aberto pela presidente do TJRS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, e pelo presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, corregedor da Justiça baiana. O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, proferiu a palestra magna.

Com o tema “As Corregedorias-Gerais da Justiça e as demandas sociais estratégicas”, esta edição do Encoge reuniu, na programação, discussões sobre erradicação do sub-registro, políticas penais, Infância e Juventude, adoção, gestão judiciária e comunicação, entre outros, da competência das corregedorias dos tribunais de Justiça.

O corregedor-geral de Justiça do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, ressaltou a troca de experiências e o conhecimento de boas práticas proporcionados pelo Encoge. Também participaram do encontro o superintendente adjunto de Planejamento da Secretaria da Corregedoria Geral de Justiça, juiz Marcelo Rodrigues Fioravante; o juiz superintendente adjunto dos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Minas Gerais, Luís Fernando de Oliveira Benfatti; e a juíza auxiliar Andréa Cristina de Miranda Costa.

Leia Também:  Secretaria de Agricultura participa da inauguração de entreposto familiar em Felixlândia
not----Corregedoria.jpg
O juiz superintendente adjunto dos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Minas Gerais, Luís Fernando de Oliveira Benfatti; a juíza auxiliar Andréa Cristina de Miranda Costa; o corregedor-geral de Justiça do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; e o superintendente adjunto de Planejamento da Secretaria da Corregedoria Geral de Justiça, juiz Marcelo Rodrigues Fioravante (Crédito: Divulgação/TJMG)

Os temas discutidos no encontro foram muito enriquecedores para os juízes e para a prática diária das corregedorias, avaliou o corregedor Corrêa Junior. Segundo o magistrado, o 91º Encoge conjugou a melhoria da prestação jurisdicional com a atuação em prol dos demais direitos da cidadania. “Toda a nossa equipe, em sinergia com os demais setores do Tribunal e as instituições parceiras, tem trabalhado para atingir esses objetivos”, afirmou.

O corregedor Nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, abordou a transformação da Justiça no mundo pós Segunda Guerra e, no Brasil, após a Constituição da República de 1988, citando julgamentos importantes, que transformaram a realidade dos países. O ministro apontou também o importante papel que a Justiça está tendo no mundo contemporâneo no combate ao racismo.

Not---ENCOGE.jpg
O corregedor Nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, apontou o importante papel que a Justiça está tendo no mundo contemporâneo no combate ao racismo (Crédito: Raul Machado/TJMG)

O corregedor nacional falou também sobre a importância do trabalho das corregedorias e dos registradores na erradicação do sub-registro e no exercício da plena cidadania, com acesso à documentação básica. O ministro revelou que em todo o país foram realizados mais de 100 mil atendimentos na Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!

Leia Também:  Escola da rede estadual de ensino é finalista em Prêmio Nacional de Educação Empreendedora 

Em Minas Gerais, a ação resultou na expedição de 481 carteiras de identidade, 653 certidões de nascimento e casamento, 297 atendimentos pelo TRE-MG, 119 da Receita Federal, 50 do INSS e mil atendimentos pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

O presidente do colegiado, desembargador Edivaldo Rotondano, afirmou que as corregedorias estão sendo precursoras de políticas públicas, sem descuidar com as funções essenciais, e falou da importância da troca de experiências entre as corregedorias.

A presidente do TJRS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, afirmou que as demandas sociais estratégicas são a marca da Justiça de 1ª Instância. Já o corregedor-geral de Justiça do TJRS, desembargador Giovanni Conti, ressaltou a ação instrutiva em relação aos Direitos Humanos e à cidadania que as corregedorias têm realizado.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800

[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  TJMG lança política de atenção e apoio às vítimas de infrações penais e atos infracionais

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA