Tribunal de Justiça
Desembargador Pedro Vergara é homenageado na sua última sessão de julgamento

O desembargador Pedro Vergara, presidente da 5ª Câmara Criminal, participou nesta terça-feira (25/10) de sua última sessão de julgamento no Tribunal de Justiça de Minas Gerais antes da aposentadoria.
O magistrado foi homenageado e recebeu cumprimentos de diversos desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, advogados, familiares e servidores.
A sessão de julgamento foi bastante prestigiada e contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; do corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; e do superintendente administrativo adjunto, desembargador Geraldo Augusto de Almeida; entre outros magistrados.

O presidente do TJMG, José Arthur de Carvalho Pereira Filho, afirmou que o desembargador Pedro Vergara foi um homem que abraçou os desafios do seu tempo, lembrando que, após quase cinco décadas dedicadas ao sistema de Justiça (onde foi promotor, procurador de Justiça, juiz e desembargador), soube vivenciar os dias atuais, com julgamentos digitais e processos eletrônicos.
“Ele soube encarar todos os desafios com resiliência e sabedoria. Desde que chegou ao Tribunal, em abril de 2006, ele nos brinda com suas decisões tão bem fundamentadas”, disse.
“Chegou o momento de encerrar a carreira e se afastar, pelo menos formalmente, da toga; hora de fechar um ciclo, para dar início a outro. Com a aposentadoria, descortina-se todo um horizonte de novas possibilidades. É chegado o tempo de poder estar mais com a família e de recuperar sonhos adormecidos, congelados em algum ponto do passado pela impossibilidade de os conciliar com as responsabilidades da magistratura”, frisou o presidente.

O presidente do TJMG, José Arthur Filho, expressou ao homenageado o carinho, a admiração e a gratidão do tribunal pelos anos que foram dedicados à magistratura.
“Seu dever foi cumprido. Você lutou o bom combate, e o nosso desejo é de que essa nova jornada seja plena de saúde, alegrias e realizações. O TJMG continuará de portas abertas para recebê-lo”, afirmou.
O corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, falou sobre a dualidade de sentimentos que caracteriza as cerimônias de despedida no TJMG.
“De um lado, temos a alegria de ver um colega com a qualificação do desembargador Pedro Vergara encerrar sua brilhante carreira na magistratura. Por outro, sentimos a tristeza de perder o convívio diário com um colega”, disse.
O magistrado ressaltou ainda a peculiaridade da trajetória do homenageado: “Você percorreu integralmente as carreiras de duas instituições memoráveis da Justiça. Foi promotor e procurador de Justiça. Posteriormente, decidiu ingressar na magistratura e reiniciar a carreira, retornando às comarcas do interior. Com o tempo, progrediu na carreira e chegou ao ápice da carreira na Justiça estadual, tornando-se desembargador. Um profissional com essa experiência e qualificação talvez jamais teremos na magistratura mineira”, destacou.

Da 5ª Câmara Criminal, que é presidida pelo desembargador Pedro Vergara, se manifestaram os desembargadores Júlio César Lorens, que conduziu o momento das homenagens, o desembargador Danton Soares Martins e o juiz convocado para atuar no cargo de desembargador Evaldo Elias Penna Gavazza.
O desembargador Danton Soares Martins falou sobre o momento especial vivenciado pelo homenageado, resgatando a trajetória do magistrado de forma poética. Em suas palavras, ele ressaltou que o desembargador Pedro Vergara alcançou, profissionalmente, aquilo com o qual sonhou na infância.
“Percorreu por cinco décadas, ora sob sol inclemente, ora sob brisa rejuvenescedora, ora sob chuva torrencial, ora, enfim, sob céu estrelado, labirintos, picadas e, por fim, estradas que o conduzem – ainda que esse não seja o seu desejo, por ter muito a contribuir – a um tempo de ócio merecido, que não se confunde, em absoluto, com o nada a fazer, mas sim com o fazer de outro jeito e modo”, disse.
O desembargador Danton Soares Martins lembrou do exemplo que o homenageado recebeu do avô e do pai, que também se dedicaram à Justiça, e da busca por levar a paz por onde passou.
“Ele pode rememorar já, agora, a paz de espírito indescritível de jamais ter se submetido ou se deixado levar, no exercício de seu trabalho, por interesses escusos ou subalternos. A vida é um eterno recomeço. Que Deus te abençoe e que continue a guiá-lo, iluminá-lo e protegê-lo”, frisou.

O juiz Evaldo Elias Penna Gavazza ressaltou que o desembargador Pedro Vergara se despede da função jurisdicional e pode dizer que combateu o bom combate, terminou a corrida da magistratura e guardou a fé na Justiça. “Que nessa nova etapa você continue a enxergar no simples e no pequeno a beleza das coisas divinas.”
O desembargador Júlio César Lorens falou sobre as inúmeras manifestações de reconhecimento feitas ao homenageado. “O desembargador Pedro Vergara é uma máquina prestadora de bons serviços à Justiça, um juiz do melhor quilate, exemplo de autonomia e imparcialidade, um incansável operador do Direito. Somos testemunhas de sua dedicação profissional, o que é inquestionável”, reforçou.

O desembargador Júlio César Lorens afirmou ainda que tudo tem o seu tempo, e que a aposentadoria significa também dar a oportunidade de se dedicar a outras atividades, por já ter cumprido o seu dever na área de atuação. “Graças à aposentadoria, teremos o compromisso e a oportunidade de abraçar novas causas e desafios, de continuar a ser úteis. Cumpra sua próxima missão ao lado de sua estimada família”, disse.
A cerimônia de homenagens contou com manifestações de diversos magistrados, membros do Ministério Público, advogados, familiares e profissionais que integraram o gabinete do desembargador Pedro Vergara.

O homenageado disse que estava sem palavras diante de tantos pronunciamentos feitos em reconhecimento ao seu trabalho.
“Nunca desista, sempre resista. Quando me formei em Direito, em 1972, disse que seria desembargador. Isso tem 50 anos e hoje estou aqui, como desembargador. Dia após dia, sempre trabalhei e caminhei com esse objetivo. Na vida, precisamos ter objetivos, por menor que eles sejam, porque são eles que alavancam a nossa alma e nos estimulam a avançar”, disse.
O desembargador também falou sobre sua trajetória profissional e sobre os desafios enfrentados em todas as Comarcas e unidades judiciais por onde passou, tanto enquanto membro do Ministério Público quanto do Poder Judiciário. “Minha estrada foi longa, e Deus esteve comigo”, disse.
O homenageado também falou sobre a certeza de ter cumprido o seu dever, fazendo-o dentro da legalidade, honestidade e correção.
“Nunca me curvei. Embora longa a carreira, não tive nenhum desconforto e levo a certeza da consciência tranquila e de ter feito o melhor. Se algum dia cometi equívocos, não foi por vontade própria, mas pela pequenez do que somos. Só posso agradecer a todos pelas palavras e homenagens”, encerrou.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: TJMG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas