Tribunal de Justiça
Desembargadores do TJMG são agraciados com a Medalha Pedro Aleixo

Desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foram agraciados nesta quinta-feira (15/12) com a Medalha do Mérito Jurídico Presidente Pedro Aleixo, outorgada pelo município de Mariana. A solenidade foi realizada no gabinete da Presidência da Corte mineira, em Belo Horizonte. A condecoração reconhece personalidades jurídicas que tenham se destacado para o desenvolvimento da Justiça e a promoção da paz social.

Pelas mãos do prefeito de Mariana, Ronaldo Alves Bento, receberam a honraria o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; a superintendente do Núcleo de Voluntariado, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo; e os desembargadores Caetano Levi Lopes, Wilson Almeida Benevides e José Mauro Catta Preta; além da Diretora do Foro da Comarca de Mariana, juíza Cirlaine Maria Guimarães; a juíza Juliana Leal de Melo; o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), Raimundo Cândido Júnior; e o ex-presidente da OAB em Mariana e secretário Municipal de Cultura da cidade, Marcílio Geraldo Vieira de Queiroz.
Ao receber a homenagem, o presidente do TJMG lembrou que o mineiro, professor, jurista, político e jornalista Pedro Aleixo foi detentor de uma trajetória profissional profícua e brilhante, que teve, como um de seus ápices, o fato de ter sido vice-presidente e presidente do Brasil. “É por tudo o que o grande marianense foi, e por tudo o que Mariana representa para Minas, e Minas para nosso país, que me sinto muito honrado de ser agraciado com a medalha da qual ele é patrono”, disse o desembargador José Arthur Filho, frisando que a condecoração rende um tributo à memória de um notável brasileiro.
“A homenagem é uma oportunidade para enaltecermos o legado de senso de dever público e ética que ele deixou e que deve inspirar as gerações vindouras. Represento, nestas minhas palavras, não apenas todos os homenageados com a condecoração, mas também o Poder Judiciário mineiro. Nesse sentido, diante dessa homenagem que reconhece aqueles que contribuíram de forma destacada para a justiça mineira e brasileira, reitero publicamente nosso compromisso de permanecermos inarredáveis em nossa missão de pacificação social”, concluiu.
Também agraciada, a superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, se disse extremamente feliz e honrada, agradecendo “ao município de Mariana pela indicação para receber uma medalha que irei guardar no meu coração para sempre”.

O sentimento de gratidão também foi considerado pelo desembargador Caetano Levi Lopes, que reconheceu que Pedro Aleixo foi um grande democrata e profundo conhecedor do Direito. “Então, é muito justa a homenagem que se faz a ele, dando o nome a essa medalha. E, para nós, é um privilégio receber essa comenda”.
Já o desembargador José Mauro Catta Preta, emocionado, afirmou ser “um prazer receber a medalha outorgada por tantos fãs do professor Pedro Aleixo. A importância dele na advocacia é muito grande”.

Para o desembargador Wilson Almeida Benevides, a honraria relembra os valores de Pedro Aleixo, como a seriedade, sinceridade, espírito republicano, mineiro e compromisso com o povo.
“A honra é dobrada. E eu gostaria de lembrar um pensador inglês, Jeremy Bentham, que fazia a seguinte pergunta: ‘de que vale a memória de um homem morto para os vivos?’. E a finalidade, respondendo a pergunta, é que a memória desses mortos deve servir de inspiração para aqueles que hoje desempenham alguma função relevante. Então, é muito importante receber a medalha pelo o que Pedro Aleixo foi para o Brasil, para Minas e para Mariana”, concluiu.
Patrono
Nascido em 1º de agosto de 1901, no distrito de Bandeirantes, em Mariana, Pedro Aleixo foi político, advogado, professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e jornalista. Foi conselheiro municipal – cargo correspondente ao de vereador – de Belo Horizonte (1927-1930), deputado estadual (1947-1950) e federal (1958-1962).
Exerceu os cargos de presidente da Câmara dos Deputados (1937), de secretário de estado (1947-1950), de ministro da Educação e Cultura no governo Castelo Branco (1966) e de vice-presidente da República (1967-1969). Tendo falecido no dia 3 de março de 1975, foi reconhecido ex-presidente pela Lei 12.486, de 12 de setembro de 2011.
Presenças

Também participaram do evento o ex-presidente do TJMG e atual superintendente administrativo adjunto da Corte Mineira, desembargador Geraldo Augusto de Almeida; o neto do patrono da medalha e superintendente de Relacionamento com outros Tribunais de Justiça, desembargador Pedro Aleixo Neto; o desembargador Marcílio Eustáquio Santos; além de magistrados, servidores, amigos e familiares dos agraciados.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: TJMG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas