Tribunal de Justiça

Ejef inaugura retrato do desembargador aposentado Tiago Pinto

Publicados

em

Not---Cerimonia-de-inauguracao-da-foto-do-Des.-Tiago-Pinto._7.jpg
O retrato do desembargador aposentado Tiago Pinto, que foi superintendente da Ejef no biênio 2020/2022, passou a integrar a Galeria de Retratos dos Ex-Superintendentes da escola (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Renato Dresch, recebeu, nesta terça-feira (5/12), diversos magistrados e servidores para a cerimônia de inauguração do retrato do desembargador aposentado Tiago Pinto, que foi superintendente da instituição no biênio 2020/2022. A imagem passou a integrar a Galeria de Retratos dos Ex-Superintendentes da Ejef, onde ficará em exposição permanente.

A desembargadora Áurea Brasil, superintendente da Ejef no período de 2018 a 2020, representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho no evento e leu o discurso enviado por ele. O texto ressaltou a importância da preservação da história, circunstância motivadora da criação da Galeria de Retratos da Ejef.

“A gestão do desembargador Tiago Pinto foi marcada pelo espírito dinâmico, refinado e humanista do magistrado, conhecido também por seu bom humor, por sua alegria e por sua erudição.” A magistrada ressaltou também as mudanças ocorridas na Ejef durante a gestão do desembargador. Além da transformação da Escola Judicial em escola de governo, inúmeros projetos inéditos foram desenvolvidos.

Not---Cerimonia-de-inauguracao-da-foto-do-Des.-Tiago-Pinto._1.jpg
A desembargadora Áurea Brasil, superintendente da Ejef no período de 2018 a 2020, representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho no evento (Crédito: Euler Junior/TJMG)

A desembargadora Áurea Brasil também proferiu algumas palavras em homenagem ao desembargador aposentado, dizendo-se privilegiada por ter a imagem do magistrado ao lado da sua, na galeria. “O que existe e que ficará na memória, em certa medida materializada nesta fotografia, são as boas ações que o desembargador desenvolveu no período em que esteve à frente deste imenso e onírico universo, que é a nossa Ejef, que tempo algum limitará ou jamais será capaz de apagar”, disse.

O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch, ressaltou a honra de participar da homenagem. “Vemos o passado e a história. Vemos também o carinho ao homenageado, com tantas pessoas presentes. Tudo isso não estará no retrato, mas será lembrado”, afirmou.

Leia Também:  TJMG forma facilitadores em Círculos de Construção de Paz do Programa Nós

O superintendente da Ejef falou sobre a atuação da Escola Judicial durante a pandemia, na gestão do desembargador Tiago Pinto, quando foi necessária uma reinvenção, passando das aulas presenciais para as aulas a distância. “Houve uma mudança de paradigma. E foi um momento de aprendizado. Inúmeras ações educacionais foram realizadas on-line. Também houve uma interiorização da escola e a valorização da transversalidade, da arte e da cultura. A Ejef continua sendo uma referência no cenário nacional e isso se deve ao trabalho de todos os superintendentes que a conduziram”, afirmou o desembargador Renato Dresch.

Not---Cerimonia-de-inauguracao-da-foto-do-Des.-Tiago-Pinto._2.jpg
O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch, lembrou que foi durante a gestão do desembargador Tiago Pinto que a escola enfrentou o desafio de ensinar durante a pandemia (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O homenageado falou sobre como os retratos são citados em algumas obras literárias, sempre exercendo fascínio sobre a natureza humana. “Nesta solenidade, é entronizado um retrato entre outros. Um retrato que parece estar em vigília, a rememorar o passado da Ejef, jubilando-se com o seu presente, certos do seu futuro de ensinar e produzir conhecimento. A memória de cada um dos retratados está escrita e gravada em suas ações. E cada um dos retratos é a representação do seu registro. Essas memórias ficarão. Todavia, a aragem do tempo irá apagar a memória psicológica, do sentimento, da lembrança e da história pessoal. E ficará apenas o legado e o construto, formado pelo pensamento da existência de uma escola sólida, bem administrada, a primeira no Judiciário nacional”, disse.

O ex-superintendente fez questão de agradecer à família – a esposa Beatriz e as filhas Júlia e Luíza – e a cada um dos integrantes da equipe com quem trabalhou durante o biênio 2020/2022.

Not---Cerimonia-de-inauguracao-da-foto-do-Des.-Tiago-Pinto._6.jpg
O ex-superintendente da Ejef fez questão de agradecer à família e a toda a equipe com quem trabalhou durante o biênio 2020/2022 (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Currículo

O desembargador aposentado Tiago Pinto é natural de Visconde do Rio Branco (MG). O magistrado cursou Direito na PUC Minas, onde se formou em 1983. O ingresso na magistratura ocorreu m 1989, com passagens pelas comarcas de Teixeiras, Francisco Sá, Uberlândia, Contagem e Belo Horizonte. Em setembro de 2008, o desembargador chegou à 2ª Instância.

Leia Também:  Fiéis rezam pela paz mundial durante missa no TJMG

Além do Direito, o magistrado também realizou estudos de disciplinas como ética, lógica, filosofia da linguagem, introdução à filosofia e história da filosofia antiga e medieval. O desembargador, ainda no cargo de juiz, atuou na Turma Recursal do Juizado Especial Cível, na Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e na Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis). No biênio 2020/2022 foi 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef.

Not - Cerimonia de inauguracao da foto do Des. Tiago Pinto._4.jpg
A cerimônia de inauguração do retrato foi prestigiada por diversos magistrados, servidores, equipe da Ejef, além de familiares e amigos (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Presenças

A mesa de honra foi integrada, além do homenageado, pela desembargadora Áurea Brasil, superintendente de Mídia Institucional do TJMG e ex-superintendente da Ejef; pelo 2º vice-presidente do TJMG e atual superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch; pelo ex-presidente do TJMG Nelson Missias de Morais; pela superintendente-adjunta da Ejef, desembargadora Lílian Maciel Santos; pela ex-superintendente-adjunta da Ejef desembargadora Mariangela Meyer Pires Faleiro; e pelo presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos.

A cerimônia de inauguração do retrato foi prestigiada por diversos magistrados, servidores, equipe da Ejef, além de familiares e amigos. Estiveram presentes na solenidade a esposa do homenageado, Beatriz Fernandes de Brito Pinto, e as filhas Luíza e Júlia, bem como o irmão do magistrado, o desembargador aposentado Luciano Pinto.

Veja mais fotos do evento.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Governo de Minas inaugura Delegacia de Polícia Civil em São Gonçalo do Pará, no Centro-Oeste do estado

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA