Tribunal de Justiça
Ejef realiza Encontro da Rede de Escolas de Administração Pública

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), realizou nesta quinta-feira (9/11) a abertura do Encontro da Rede de Escolas de Administração Pública (Reap), evento que se estende até esta sexta-feira (10/11). O encontro reúne cerca de 70 servidoras e servidores de Escolas de Governo integrantes da Reap e aborda o tema “Desafios e oportunidades para as Escolas da Administração Pública no contexto pós-pandemia”.

Participaram da mesa de honra a superintendente adjunta da Ejef, desembargadora Lilian Maciel Santos, representando o 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Renato Dresch; o juiz auxiliar da 2º Vice-Presidência do TJMG, Carlos Márcio de Souza Macedo; a diretora executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) do TJMG, Ana Paula Andrade Prosdocimi da Silva; o diretor executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged), Fernando Rosa de Souza; e o professor e palestrante, José Vieira de Sousa.
Segundo a desembargadora Lilian Maciel, o encontro tem grande importância por ser a primeira vez que as escolas de formação se unem com o propósito de trabalhar em rede e, a partir dos debates realizados e “laboratório de ideias”, surgirão as soluções para elaborar um plano conjunto de ações.
“Isso vai implicar numa forma organizacional entre as instituições, um método que vai dar concretude a ações que vão possibilitar que, realmente, sejam atingidos escopos comuns. Será possível, ainda, que um segmento com as suas especificidades possa cooperar com outro, o que também faz parte dos pressupostos que configuram uma rede de atuação”, disse a desembargadora. O trabalho cooperativo, na avaliação de Lilian Maciel, é um dos pilares desta forma organizacional em rede.

As Escolas de Governo participantes do encontro são o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (Ceaf/MPMG); a Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG); Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ELE/ALMG); Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte; Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (Ejef/TJMG); Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT da 3ª Região); Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) e Fundação João Pinheiro (FJP).
O juiz auxiliar Carlos Márcio de Souza Macedo disse que, para a Ejef, é um prazer poder receber os membros da Reap e reforçar essa parceria com as outras escolas da administração pública. “Esse encontro vai nos permitir trazer conhecimentos, trocar experiências e cada dia melhorar, lapidar ainda mais essa pedra bruta para entendermos profundamente sobre a importância do trabalho das escolas de governo e trazer mais conhecimento para todos os servidores do Estado em todas as suas áreas”.
A Rede de Escolas de Administração Pública foi criada em 2004 e funciona como uma rede de mútua cooperação, integração e intercâmbio técnico, acadêmico, científico e cultural para a formação e o aperfeiçoamento de membros e servidores integrantes de carreiras públicas estaduais ou federais, por meio de escolas ou entidades assemelhadas mantidas ou vinculadas a quaisquer dos poderes da República, com sede ou subsede no estado de Minas Gerais.
Troca de boas práticas
A diretora Ana Paula Andrade Prosdocimi da Silva reiterou a honra em poder reunir todas as escolas da Reap na Ejef para colaborar para a retomada desses encontros com maior efetividade e institucionalizar o funcionamento da rede. “Vamos aqui elaborar o acordo de cooperação técnica que vai ser assinado por todos os parceiros para fomentar outras ações em conjunto e institucionalizar a rede em Minas Gerais”.
Ela enfatizou que a ideia é organizar eventos conjuntamente, de forma compartilhada e usufruir de vagas em ações que as outras instituições parceiras realizem, assim como aumentar o fomento do trabalho de pesquisa nas escolas e debater o uso inteligente da tecnologia no pós-pandemia.
“Aprendizados em que uma instituição já avançou mais podem ser facilitados e compartilhados entre as escolas. É o trabalho em rede, aproveitando o caminhar de cada uma em benefício de todas as escolas da administração pública do Estado de Minas Gerais”.
EaD nas Escolas de Governo
O PhD e professor José Vieira de Sousa proferiu a palestra de abertura do encontro sobre o tema “A educação a distância nas Escolas de Governo”, mediada pelo gerente do Centro de Tecnologia e Mídias Digitais da Dirdep, Antônio Leonardo de Oliveira Vianna. O professor apresentou tendências e desafios da EaD; o conceito, importância e expressões dessa modalidade na sociedade contemporânea; a ênfase na educação corporativa nas Escolas de Governo e sobre qual lugar a EaD ocupa no planejamento institucional.
“É simplesmente um caminho sem volta. Então, precisamos investir hoje em uma educação a distância com maior e crescente qualidade, no sentido de que ela realmente continue a contribuir para a democratização de um saber, de um conhecimento em todas as esferas. A Reap é uma rede grande que tem um papel importante aqui em Minas Gerais e faz interfaces com outras redes no Brasil. Então, fica fácil compreender como a EaD pode ajudar a potencializar o trabalho das escolas de governo no sentido de se transformarem em centros de excelência de administração pública”, afirmou o professor.

Para fechar a programação do dia, foram realizadas duas mesas-redondas: uma com o tema “Gestão por competência na Administração Pública”, para membros da Ejef/TJMG, ELE/ALMG, Ceaf/MPMG e Escola TRT 3ª Região; e outra sobre “Pós-graduação nas Escolas de Governo”, com representantes do Conselho Estadual de Educação, Escola de Contas TCE/MG e FJP. As ideias debatidas e reflexões encontradas em cada atividade farão parte do protocolo de intenção que será assinado pelos membros da Reap ao final do evento.
Último dia
Nesta sexta-feira (10/11), a palestra de abertura será ministrada pela pesquisadora e docente da área de educação, com ênfase nas relações entre trabalho e educação, Acácia Zeneida Kuenzer. Ela abordará o enfoque “A formação dos servidores públicos no contexto pós–pandemia”. Depois serão realizadas outras mesas-redondas com os temas “A pesquisa e a produção do conhecimento nas Escolas de Governo” e “Educação para cidadania nas Escolas de Governo”.
A palestra de encerramento ficará a cargo de Francisco Gaetani, doutor em Administração Pública pela London School of Economics and Political Science (LSE), mestre em Administração Pública e Políticas Públicas também pela LSE e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), com o tema “O servidor público e os rumos do Estado brasileiro”.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’