Tribunal de Justiça
Encontro histórico reúne sete ex-presidentes do TJMG

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, se reuniu, nesta terça-feira (16/5), com sete ex-presidentes do Judiciário mineiro: os desembargadores Fernandes Filho (1990-1992), Lúcio Urbano (1997-1999), Orlando Adão Carvalho (2006-2008), Joaquim Herculano Rodrigues (2012-2014), Pedro Bitencourt Marcondes (2014-2016), Geraldo Augusto de Almeida (abril a junho de 2018) e Gilson Soares Lemes (2020-2022).

A reunião foi de congraçamento e também para a troca de ideias, sobretudo no ano de comemorações dos 150 anos do tribunal mineiro. “É um momento histórico, em que reverenciamos os ex-presidentes do nosso Tribunal. É uma oportunidade de compartilhamento de ideias, de amizade, de história e de união. Esperamos que a experiência de cada ex-presidente contribua para a nossa atuação nos tempos de hoje”, afirmou o atual presidente, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho.
O desembargador José Fernandes Filho, que esteve à frente do TJMG no biênio 1990/1992, lembrou da longa trajetória do tribunal mineiro, desde a sua instalação, há 150 anos. “Devemos aproveitar a oportunidade desse encontro para conversar sobre a instituição, que já prestou grandes serviços ao País e, sobretudo, ao Estado. Precisamos debater o que o Tribunal espera de nós”, disse.
Segundo o desembargador Lúcio Urbano, que presidiu o Judiciário estadual entre 1997 e 1999, além de ser um congraçamento entre os desembargadores, a reunião ganhou importância ainda maior em razão da celebração, este ano, do sesquicentenário do Judiciário estadual. “É uma ocasião em que vamos enaltecer o trabalho que o Judiciário tem feito em Minas Gerais, especialmente o Tribunal de Justiça, que tem uma parte muito marcante na história do Estado”, disse.
O desembargador Orlando Adão Carvalho (presidente na gestão 2006-2008) também expressou satisfação pelo encontro e ressaltou que “a longevidade do tribunal demonstra que ele esta sobrevivendo no tempo e cumprindo a sua missão da prestação jurisdicional para o povo mineiro”.
Para o desembargador Joaquim Herculano Rodrigues (presidente na gestão 2012-2014), o “reencontro do presidente com os ex-presidentes foi uma oportunidade não apenas de confraternização”. “Também de conversarmos sobre o Poder Judiciário, liderado aqui pelo nosso atual e dinâmico presidente José Arthur Filho. Em relação aos 150 anos, é uma data histórica que deve ser mesmo comemorada, dada a importância do Tribunal no cenário jurídico brasileiro”, disse.
O presidente do TJMG entre 2014 e 2016, Pedro Bitencourt Marcondes, manifestou o seu orgulho de pertencer ao Tribunal. “São 150 anos de história e de contribuição ao País e, sobretudo, a Minas Gerais. É um Tribunal de renome nacional, que está entre os mais importantes do Brasil. Somos o segundo tribunal em volume de processos, tamanho e dimensão”, enfatizou.
O atual superintendente administrativo adjunto e presidente do TJMG de abril a junho de 2018, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, reafirmou a importância das comemorações pelos 150 anos. “Uma das características do Judiciário mineiro, ao longo desses anos, sempre foi nosso relacionamento independente, porém harmônico, com os demais poderes. Na jurisdição, nossa preocupação sempre foi com o jurisdicionado”, afirmou.
O superintendente Jurídico Institucional neste biênio e ex-presidente do TJMG na gestão 2020-2022, desembargador Gilson Soares Lemes, destacou a importância do Tribunal, que, segundo ele, vem contribuindo de forma significativa para a formação da jurisprudência brasileira. “É um Tribunal que está sempre na vanguarda, não só pelo teor de suas decisões, mas também pela formação dos seus magistrados. Atualmente, temos julgado os processos em um prazo que varia entre quatro e seis meses. Então, no julgamento das novas questões, o TJMG tem saído na frente e é uma referência para os outros tribunais”, afirmou.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3330-2800
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais