Tribunal de Justiça

Encontro sobre prevenção e enfrentamento ao assédio no Judiciário tem representantes do TJMG

Publicados

em

A juíza Maria Isabel Fleck, presidente da Comissão Paritária e Multidisciplinar de Estudos, Prevenção e Recebimento de Reclamações acerca do Assédio Moral no Trabalho no 1º Grau de jurisdição, e a servidora Sheila Augusta Ferreira Fernandes Salomé, representando o desembargador Pedro Bernardes, presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual e todas as formas de Discriminação (Coassed) em 2º Grau de jurisdição, participaram, nesta quarta-feira (28/6), do I Encontro de Comissões ou Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no Poder Judiciário, em Brasília.

Not-comissoes-assedio-CNJ-IsabelFleck1.jpg
A servidora Sheila Augusta Ferreira Fernandes Salomé e a juíza Maria Isabel Fleck representaram o TJMG no I Encontro de Comissões ou Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no Poder Judiciário (Crédito: Divulgação TJMG)

O evento foi realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para discutir a prevenção e o enfrentamento do assédio no Judiciário. O encontro está ancorado nas diretrizes da Resolução CNJ nº 351/2020, que institui, no âmbito do Poder Judiciário, a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação.

De acordo com a juíza Maria Isabel Fleck, cada tribunal do país participou do encontro com dois ou três representantes. “A abertura foi magnífica, feita pela conselheira Salise Monteiro. E as mesas têm colocado temas de extrema relevância, e notadamente com o engajamento de todos os envolvidos na temática”, afirmou.

Leia Também:  Polícia Civil conclui investigação sobre morte de idosa em Lavras

Dentre as palestras apresentadas, a diretora da Escola de Mediação (Emedi), Daniela Muniz Bezerra de Melo, abordou o tema “Comunicação Não Violenta”. Logo após a exposição foi realizado um debate com participação da analista judiciária do CNJ Meg Gomes Martins de Ávila e do analista processual do Tribunal de Justiça de Rondônia Leandro Aparecido Fonseca Miassato.

TJMG se destaca

O TJMG se destaca, segundo a juíza Maria Isabel Fleck, porque, através da Resolução 1.446 e da parceria com o Conselho de Justiça Restaurativa e a 3ª Vice-Presidência, já criou a “Rede Pacifica TJ”. “A prática da Justiça Restaurativa já é uma realidade no TJMG, possibilitada a nível organizacional para também atender os casos de assédio”, apontou a magistrada.

Para a servidora Sheila Augusta Ferreira Fernandes Salomé, da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual e todas as formas de Discriminação (Coassed) na 2ª Instância, o encontro em Brasília é de grande importância para os tribunais porque reuniu realidades de todo o Brasil para tratar da temática do assédio.

“Ele traz um momento de união, de reflexão e de construção de propostas das comissões de enfrentamento ao assédio, propostas de prevenção, e isso é muito importante dentro do tribunal”, ressaltou.

Leia Também:  Coinj realiza reunião sobre o Comitê Integrado de Apoio à Política Socioeducativa
Not-comissoes-assedio-CNJ-IsabelFleck.jpg
Evento, realizado em Brasília, contou com palestras e oficinas (Crédito: Divulgação TJMG)

Oficinas

Além de oportunizar a troca de experiências entre tribunais e conselhos sobre prevenção e enfrentamento do assédio moral, do assédio sexual e da discriminação, o encontro possibilitou o desenvolvimento, nas oficinas de trabalho, de produtos para instrumentalizar comissões e subcomitês no âmbito de atuação.

Cinco oficinas foram realizadas, com os seguintes temas: Fluxo de Trabalho da Comissão; Justiça Restaurativa: práticas restaurativas aplicadas a casos de assédio; Aprimoramento da Resolução; Protocolo de acolhimento; e Capacitação. Os resultados dos debates foram apresentados no final do evento.

“A experiência de Minas acrescenta muito ao debate porque nossa comissão já caminhou ao longo dos últimos anos, desde a primeira comissão, e nós já amadurecemos, já construímos um fluxo. Trazemos reflexões importantes para melhorar o ambiente organizacional”, afirmou Sheila Fernandes Salomé.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Coinj realiza reunião sobre o Comitê Integrado de Apoio à Política Socioeducativa

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA