Pesquisar
Close this search box.

Tribunal de Justiça

Exposição do artista Fernando Velloso recebe crianças de escola pública de Santa Luzia

Published

on

Cerca de 40 alunos da Escola Municipal José Augusto Resende, de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, visitaram a Galeria de Artes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) nesta segunda-feira (5/6), onde estão expostas obras do artista plástico Fernando Velloso. As crianças, com idades de 5 e 6 anos, vieram acompanhadas da diretora da escola e por dois professores.

Not-visita-criancas-expo-FVeloso.jpg
Alunos da Escola Municipal José Augusto Resende se empolgaram ao visitar a exposição de Fernando Velloso no TJMG (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O grupo foi recepcionado pela marchant de Fernando Velloso, a galerista Tanit Alvim; pela servidora responsável pelo TJMG Cultural, Cláudia Garcia Elias, e pela equipe da Diretoria Executiva de Comunicação Institucional (Dircom) do TJMG, que acompanharam os visitantes mostrando cada obra, dando detalhes sobre as texturas, materiais e cores utilizados para criar cada peça de arte.

De acordo com a diretora da escola, Ana Paula Vilela, a visita foi idealizada pelo professor Marcelo Henrique Guimarães, que já conhecia o espaço cultural do TJMG. A visita complementa o projeto “Era Uma Vez”, da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Santa Luzia, que incentiva a leitura e o estudo sobre escritores e artistas mineiros. As obras do artista Fernando Velloso estão sendo estudadas pelos alunos do 2º período por meio de vídeos e da biografia do artista.

“Eles estavam muito ansiosos para vir aqui hoje e conhecer tudo de perto. Os alunos já vieram sabendo que iam ver as obras ao vivo e de pertinho e ficamos realmente muito felizes em conseguir fazer essa visita. Estamos dentro de uma comunidade carente e hoje eles tiveram o prazer de sair da escola e fazer uma excursão que propiciou arte, cultura e lazer. Para nossa escola e para as crianças, isso foi superimportante”, disse a diretora.

Leia Também:  Projeto Mineiranças recebe mostra de artesanato nesta segunda-feira (24)

Para a marchant Tanit Alvim, essa foi uma visita muito especial que permitiu que as crianças apreciassem de verdade o trabalho do artista. “O interessante desse encontro será ver os desenhos e artes de releitura do Fernando Velloso que essas crianças farão depois de terem visto os quadros de perto”, afirmou Tanit Alvim.

“Eu acho fundamental este tipo de iniciativa que traz as crianças para conhecer a arte de perto. A cultura tem sido muito negligenciada nos últimos tempos e quando a educação vem de base, em uma atividade como essa, que está contemplando artistas mineiros, ajuda realmente a educar as crianças. Isso é essencial para o futuro da cultura mineira e nacional. Fiz questão de participar e vir conhecer esses pequenos jovens futuros artistas, ou colecionadores ou admiradores. Todos são muito bem-vindos”, complementou a marchant.

O professor Marcelo Henrique Guimarães, idealizador do passeio, disse que a visita foi uma experiência inesquecível para os alunos e a escolha do artista surgiu quando souberam da exposição no TJMG. “Essa foi a primeira oportunidade deles de fazerem uma excursão e ficaram mesmo eufóricos. Vamos continuar a trabalhar no ‘Era Uma Vez’ até outubro e fazer a releitura das obras do artista para depois expor o resultado para toda a comunidade escolar”, afirmou o professor.

Leia Também:  Fábrica da Heineken recebe licença para instalação em Passos, no Sul de Minas

Esse passeio foi muito especial para o aluno Enzo Gabriel Caetano, de 5 anos. “É muito legal. Estava empolgado para ver as obras. Vou fazer um quadro azul igual ao dele”, disse o pequeno artista.

not--Visita-Criancas-exposicao-Fernando-Velloso-2.jpg
As crianças se divertiram e aprenderam mais sobre o trabalho do artista durante o passeio (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

TJMG Cultural

O TJMG Cultural, idealizado pelo presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho, é um projeto voltado para a promoção da arte, da cultura e do lazer no âmbito do Poder Judiciário estadual mineiro. Entre as atividades abarcadas pela iniciativa estão a Galeria de Arte TJMG Cultural e exposições temporárias nos prédios do Tribunal, o Cineclube TJ, o Intervalo Cultural, concursos culturais, feiras e eventos dessa natureza com parceiros.

Trinta e cinco pessoas se inscreveram no processo seletivo para expor trabalhos na Galeria de Arte do TJMG em 2023, cujo prazo se encerrou nesta segunda-feira (5/6).

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Tribunal de Justiça

Justiça isenta autoescola por reprovação de aluna em prova de direção

Published

on

autoescola not.jpg
Aluna afirmou que autoescola falhou na preparação para o exame de direção (Crédito: Gabriel Jabur/Agência Brasília)

A 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve sentença da Comarca de Ipatinga, no Vale do Aço, que isentou uma autoescola da responsabilidade de indenizar por danos morais uma mulher que não passou no exame de rua.

A mulher, que já era habilitada, queria adicionar uma nova categoria à CNH e firmou contrato com a autoescola para a prestação de 15 aulas de direção. Segundo ela, a empresa mudava horários de aula e instrutores sem aviso prévio. Além disso, pagou por duas aulas extras, que não foram dadas, e não recebeu esse dinheiro de volta.

Em setembro de 2022, a mulher se apresentou para o exame e não obteve êxito. Ela argumentou que a autoescola não a preparou de maneira adequada, impactando negativamente seu psicológico.

A empresa se defendeu sob o argumento de que remarcou as duas aulas extras, mas a aluna não teria comparecido. Ainda conforme a autoescola, as aulas não foram canceladas sem justo motivo nem teve atitudes que configurassem má prestação do serviço.

Leia Também:  Projeto Mineiranças recebe mostra de artesanato nesta segunda-feira (24)

A juíza da 3ª Vara Cível da Comarca de Ipatinga concedeu o ressarcimento de R$ 140, referente às duas aulas extras avulsas, mas negou o pedido de danos morais, o que gerou o recurso por parte da autora da ação.

O relator, desembargador Marcelo de Oliveira Milagres, manteve a sentença. O magistrado destacou que a autoescola não tem compromisso de assegurar o êxito no exame de direção. “A mera reprovação em prova prática de direção não enseja falha na prestação de serviços, visto que a requerida não possui obrigação de resultado”, afirmou.

A desembargadora Eveline Felix e o desembargador João Cancio votaram de acordo com o relator.

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA