Tribunal de Justiça
Fórum Nacional de Execução Penal é realizado no Paraná


O supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas (GMF) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Luiz de Moura Faleiros, representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho, nesta quinta-feira (14/3), em Foz do Iguaçu, no Paraná, na abertura da 4ª edição do Fórum Nacional de Execução Penal (Fonavep). A programação segue até sexta-feira (15/3).
O Fonavep reúne magistrados de todo o país em painéis temáticos, palestras e debates sobre a execução penal e o sistema penitenciário. Também integram a comitiva do TJMG a coordenadora-geral do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ), desembargadora Márcia Maria Milanez; o coordenador do GMF, juiz Lourenço Migliorini Fonseca; a juíza da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Alfenas, Aila Figueiredo; o juiz convocado da 9ª Câmara Criminal, Evaldo Elias Penna Gavazza; a juíza da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Ribeirão das Neves, Bárbara Isadora Santos Sebe Nardy; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; e o assessor judiciário da Comarca de Ribeirão das Neves, Rennan Igor de Paula Nunes.
A programação inclui debates de temas como “Caminhos do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF)”; “Relações entre o Executivo e o Judiciário na execução penal”; “Política Antimanicomial”, “Crime organizado nas prisões”, “Execução penal nos crimes de violência doméstica”, “Execução penal nos crimes de trânsito” e “Execução penal nos crimes militares”.
O painel de abertura tratou sobre a política antimanicomial e teve como palestrante o desembargador conselheiro do CNJ, Mauro Martins. Participaram como debatedores o juiz auxiliar da Presidência do CNJ e coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), Luís Geraldo Santana Lanfredi e o secretário de Atenção Especializada em Saúde (SAES) do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior. A mesa foi presidida pelo conselheiro do CNJ, Henrique de Almeida Ávila.
O desembargador José Luiz de Moura Faleiros espera que o encontro possa contribuir para a elaboração de políticas humanizadas do sistema de execução penal.
“Este evento trata de aspectos muito importantes do sistema prisional, que precisa ter um olhar humanizado e voltado para o resgate da dignidade da pessoa humana, conforme muito bem dizia a ministra Rosa Weber enquanto presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, e agora não tem sido diferente com o ministro Luís Roberto Barroso. Essa linha de atuação exige de nós, enquanto supervisores, coordenadores e membros dos GMFs uma atuação concreta no sistema de resgate da humanização e da dignidade”, afirmou.
A desembargadora Márcia Maria Milanez avaliou o Fonavep como um importante espaço de construção coletiva, em que é possível refletir sobre as diversas demandas que perpassam a execução penal brasileira. “Nos instiga a avaliarmos o trabalho realizado até o presente momento e planejarmos as mudanças necessárias para o correto cumprimento da execução penal, sem perder de vista o princípio da dignidade da pessoa humana e o caráter ressocializador da pena previstos na Constituição Federal, bem como na Lei de Execução Penal, respectivamente”, frisou.
“Dentre os importantíssimos temas tratados no Fórum, destaco o painel de abertura do evento que trata sobre a Política Antimanicomial. Como Coordenadora-Geral do PAI-PJ, pontuo sobre a necessidade de continuarmos com a implementação desta política que realiza o acompanhamento dos pacientes judiciários, trabalho este já realizado pelo PAI-PJ a mais de duas décadas em Minas Gerais, em cumprimento a Lei nº 10.2016/2001. Ao fim deste encontro nacional, espero que possamos fortalecer as ações exitosas e ajustarmos aquelas que ainda são um grande desafio para a execução penal no Brasil”, acrescentou a desembargadora.
O juiz Lourenço Migliorini Fonseca também salientou a relevância dos temas debatidos no Fonavep. “O Fonavep trata de temas muito relevantes na matéria da execução penal, como a política antimanicomial, a Lei Maria da Penha, as organizações criminosas no interior de unidades prisionais, entre outros. São temas muito relevantes e que perpassam o cotidiano de todos os juízes das varas de execução penal por todo o Brasil”, disse.
Realização
O 4º Fonavep é realizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), a Escola da Magistratura do Paraná (Emap) e a Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR).
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Sistema Faemg Senar lança 2ª edição do Prêmio de Jornalismo