Tribunal de Justiça

Gestores do Triângulo Mineiro participam de capacitação em Uberlândia

Publicados

em

Not---Encontro-de-Gestores-Uberlandia1.jpg
Corregedor Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior conversa com servidores no Fórum Rondon Pacheco, em Uberlândia (Crédito: Crédito: Raul Machado)

Servidores das Comarcas de Araguari, Estrela do Sul, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Prata, Tupaciguara, Uberaba e Uberlândia participaram nesta quarta-feira (16/11) do Encontro de Gestores. A capacitação é ação da Corregedoria-Geral de Justiça e da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e teve como tema o teletrabalho e o pertencimento na nova realidade do trabalho.

O encontro foi aberto pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, no Fórum Rondon Pacheco, em Uberlândia. O escritor e pesquisador Otávio Grossi proferiu a palestra “A reinvenção do profissional pós pandemia: o pertencimento, a produtividade e a saúde mental”.

Responsável pela administração da Justiça de 1ª Instância, a Corregedoria realiza encontros com os gestores de Belo Horizonte desde 2008. A interiorização da capacitação é uma das metas da atual gestão. O objetivo da ação é aproximar os servidores da Corregedoria, ouvir as demandas e capacitar os gestores em temas relacionados com a administração judiciária, disse o corregedor.

O encontro começou com uma exposição dialogada coordenada pelo corregedor Corrêa Junior. A juíza auxiliar da Corregedoria Mariana de Lima Andrade, encarregada na Corregedoria pelo Sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe), e a juíza coordenadora dos Juizados Especiais no Estado, Cláudia Luciene Silva Oliveira, também conversaram com os servidores.

Neste formato de exposição, os magistrados apresentaram as principais ações e projetos em andamento na Corregedoria e estimularam os servidores a darem suas opiniões e sugestões. “A Corregedoria deve ser a portadora das demandas da Justiça de 1ª Instância”, afirmou o corregedor. Ele disse também que o encontro é uma “excelente oportunidade para estarmos juntos, ter um diálogo próximo, nos conhecermos, prestarmos contas do que está sendo realizado, colhermos sugestões”.

Leia Também:  Conselho da Magistratura realiza primeira reunião em 2023
Not---Encontro-de-Gestores-Uberlandia2.jpg
A servidora Neusa Novais, da Comarca de Nova Ponte, participou da exposição dialogada ( Crédito : Crédito: Raul Machado )

Segundo o desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, a Corregedoria tem atuado em parceria com a Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) na melhoria do Sistema PJe. Ele falou sobre a adesão do TJMG ao sistema, que é público; das vantagens que a ferramenta oferece, principalmente para o trabalho à distância; e também sobre a atuação da Corregedoria no processo de melhoria do sistema, a partir da atuação das juízas Mariana de Lima Andrade e  Soraya Hassan Baz Láuar.

A juíza Mariana de Lima Andrade destacou a importância do aprimoramento da comunicação entre juízes, servidores e a Corregedoria. “Queremos estar próximos dos servidores, conhecer a realidade do interior”, afirmou. Ela abordou ainda os Painéis Estratégicos da Corregedoria, que possuem relatórios de atividades pendentes e realizadas, no âmbito da secretaria e do gabinete. Segundo ela, os painéis são uma ferramenta importante na gestão das unidades judiciárias.

A juíza coordenadora do Juizados Especiais no Estado, Cláudia Luciene Silva Oliveira, afirmou que a ideia da Corregedoria é fazer um diagnóstico das unidades do interior, descobrir as carências, reforçar a orientação, identificar boas práticas e replicá-las em outras comarcas. “É importante reconhecermos as diferentes realidades entre a capital e o interior”, ressaltou a juíza, que se colocou à disposição de todos.

Leia Também:  Vacinação reduz em seis vezes mortes por covid-19 no Triângulo do Norte

Palestra

O escritor e pesquisador Otávio Grossi abordou as mudanças nas relações de trabalho trazidas pela pandemia de Covid-19. Na palestra “A reinvenção do profissional pós pandemia: o pertencimento, a produtividade e a saúde mental”, ele apresentou três questões: o fortalecimento do pertencimento, a qualidade de vida e o profissional que a contemporaneidade precisa.

Not---Encontro-de-Gestores-Uberlandia3.jpg
O escritor e pesquisador Otávio Grossi falou sobre teletrabalho e o pertencimento na nova realidade do trabalho ( Crédito : Crédito: Raul Machado )

Disse ainda que pandemia afetou a saúde física e mental de todos, seja pelo luto ou pelo isolamento social. “Essas questões abalaram e transformaram muito todas as pessoas”, afirmou.

Em relação ao teletrabalho, que emergiu com mais intensidade durante a pandemia e foi mantido por muitas instituições, o palestrante chamou a atenção para a questão do pertencimento. “Precisamos retomar o sistema de pertencimento para que a gente se encontre no trabalho que a gente faz”, afirmou. Ainda segundo o magistrado esse novo profissional, surgido após a pandemia, precisa ter competência específicas, como a comunicação, a visão sistêmica, a orientação para qualidade e resultados, entre outras.

Encontro de Gestores no interior

O corregedor Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior definiu como uma das metas da gestão a realização de Encontro de Gestores nas comarcas do interior. A ideia é que os encontros precedam os Encontros de Capacitação da Corregedoria (Encor). Estão previstos mais quatro encontros até o fim de 2023.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123

[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Conselho da Magistratura realiza primeira reunião em 2023

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA