Tribunal de Justiça
Gestores do Triângulo Mineiro participam de capacitação em Uberlândia


Servidores das Comarcas de Araguari, Estrela do Sul, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Prata, Tupaciguara, Uberaba e Uberlândia participaram nesta quarta-feira (16/11) do Encontro de Gestores. A capacitação é ação da Corregedoria-Geral de Justiça e da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e teve como tema o teletrabalho e o pertencimento na nova realidade do trabalho.
O encontro foi aberto pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, no Fórum Rondon Pacheco, em Uberlândia. O escritor e pesquisador Otávio Grossi proferiu a palestra “A reinvenção do profissional pós pandemia: o pertencimento, a produtividade e a saúde mental”.
Responsável pela administração da Justiça de 1ª Instância, a Corregedoria realiza encontros com os gestores de Belo Horizonte desde 2008. A interiorização da capacitação é uma das metas da atual gestão. O objetivo da ação é aproximar os servidores da Corregedoria, ouvir as demandas e capacitar os gestores em temas relacionados com a administração judiciária, disse o corregedor.
O encontro começou com uma exposição dialogada coordenada pelo corregedor Corrêa Junior. A juíza auxiliar da Corregedoria Mariana de Lima Andrade, encarregada na Corregedoria pelo Sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe), e a juíza coordenadora dos Juizados Especiais no Estado, Cláudia Luciene Silva Oliveira, também conversaram com os servidores.
Neste formato de exposição, os magistrados apresentaram as principais ações e projetos em andamento na Corregedoria e estimularam os servidores a darem suas opiniões e sugestões. “A Corregedoria deve ser a portadora das demandas da Justiça de 1ª Instância”, afirmou o corregedor. Ele disse também que o encontro é uma “excelente oportunidade para estarmos juntos, ter um diálogo próximo, nos conhecermos, prestarmos contas do que está sendo realizado, colhermos sugestões”.

Segundo o desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, a Corregedoria tem atuado em parceria com a Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) na melhoria do Sistema PJe. Ele falou sobre a adesão do TJMG ao sistema, que é público; das vantagens que a ferramenta oferece, principalmente para o trabalho à distância; e também sobre a atuação da Corregedoria no processo de melhoria do sistema, a partir da atuação das juízas Mariana de Lima Andrade e Soraya Hassan Baz Láuar.
A juíza Mariana de Lima Andrade destacou a importância do aprimoramento da comunicação entre juízes, servidores e a Corregedoria. “Queremos estar próximos dos servidores, conhecer a realidade do interior”, afirmou. Ela abordou ainda os Painéis Estratégicos da Corregedoria, que possuem relatórios de atividades pendentes e realizadas, no âmbito da secretaria e do gabinete. Segundo ela, os painéis são uma ferramenta importante na gestão das unidades judiciárias.
A juíza coordenadora do Juizados Especiais no Estado, Cláudia Luciene Silva Oliveira, afirmou que a ideia da Corregedoria é fazer um diagnóstico das unidades do interior, descobrir as carências, reforçar a orientação, identificar boas práticas e replicá-las em outras comarcas. “É importante reconhecermos as diferentes realidades entre a capital e o interior”, ressaltou a juíza, que se colocou à disposição de todos.
Palestra
O escritor e pesquisador Otávio Grossi abordou as mudanças nas relações de trabalho trazidas pela pandemia de Covid-19. Na palestra “A reinvenção do profissional pós pandemia: o pertencimento, a produtividade e a saúde mental”, ele apresentou três questões: o fortalecimento do pertencimento, a qualidade de vida e o profissional que a contemporaneidade precisa.

Disse ainda que pandemia afetou a saúde física e mental de todos, seja pelo luto ou pelo isolamento social. “Essas questões abalaram e transformaram muito todas as pessoas”, afirmou.
Em relação ao teletrabalho, que emergiu com mais intensidade durante a pandemia e foi mantido por muitas instituições, o palestrante chamou a atenção para a questão do pertencimento. “Precisamos retomar o sistema de pertencimento para que a gente se encontre no trabalho que a gente faz”, afirmou. Ainda segundo o magistrado esse novo profissional, surgido após a pandemia, precisa ter competência específicas, como a comunicação, a visão sistêmica, a orientação para qualidade e resultados, entre outras.
Encontro de Gestores no interior
O corregedor Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior definiu como uma das metas da gestão a realização de Encontro de Gestores nas comarcas do interior. A ideia é que os encontros precedam os Encontros de Capacitação da Corregedoria (Encor). Estão previstos mais quatro encontros até o fim de 2023.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: TJMG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor