Tribunal de Justiça

GMF faz treinamento com entidades da sociedade civil para uso do Fale com o TJMG

Publicados

em

O coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas (GMF) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), juiz Lourenço Migliorini Fonseca, e a coordenadora do Sistema de Informações e de Processos de Trabalho (Cosip), Vanessa Martins de Freitas, se reuniram, nesta terça-feira (19/3), com representantes de entidades da sociedade civil.

O objetivo foi apresentar a ferramenta Fale com o TJMG, que possibilita, entre outras funcionalidades, a realização de denúncias sobre a ocorrência de “tortura ou maus-tratos de pessoa sob custódia policial no Sistema Prisional ou Socioeducativo”. Também foi feito um breve treinamento sobre como acessar e utilizar a página: após cadastro, com inserção de e-mail e criação de um login, o denunciante preenche um formulário com a queixa ou denúncia pretendida.

Not-5---Reuniao-GMF.jpg
Os representantes das entidades participaram de um treinamento oferecido pelo GMF e a Cosip sobre a ferramenta ‘Fale com o TJMG’ (Crédito: Gláucia Rodrigues/TJMG)

Segundo o juiz Lourenço Migliorini Fonseca, esse processo vem sendo construído desde abril de 2023, quando o desembargador José Luiz de Moura Faleiros assumiu a supervisão do GMF, ampliando a aproximação com a sociedade civil, principalmente familiares de pessoas privadas de liberdade.

“Eles são, em primeira e última análise, aqueles que recebem as informações de dentro do presídio e essa aproximação nos permitiu tomar conhecimento de uma série de fatos. A partir disso, o desembargador Faleiros determinou que fosse desenvolvida uma plataforma para que essas pessoas pudessem denunciar diretamente ao tribunal”, afirmou.

Leia Também:  Recomendações para fiscalização de peças orçamentárias são aprovadas por entidades representantes dos Tribunais de Contas do Brasil

O treinamento foi ministrado pela equipe da Cosip, com foco em passar aos familiares e amigos dos acautelados, bem como entidades que militam a favor dos direitos das pessoas que estão inseridas no sistema prisional, informações qualificadas de como podem realizar denúncias da ocorrência de tortura ou maus-tratos de pessoas sob custódia policial no Sistema Prisional ou Socioeducativo em Minas Gerais.

Not-3---Reuniao-GMF.jpg
Para fazer a denúncia a pessoa deve acessar o ‘Fale com o TJMG’ no portal do Tribunal e clicar no ícone Denúncia (Crédito: Gláucia Rodrigues/TJMG)

Segundo a coordenadora da Cosip, Vanessa Martins de Freitas, o formulário é simples e intuitivo. “A dinâmica do nosso treinamento foi apresentar a ferramenta para as instituições e os parentes dos presos e mostrar como esse formulário deve ser preenchido. Agora, com a centralização das informações, o GMF conseguirá fazer interlocuções com outros órgãos, se for necessário, e com outras unidades do próprio TJ para apuração, além de emitir relatórios, combinar dados e ganhar mais celeridade e transparência nesse trabalho”, disse.

Para preencher o formulário de denúncia, basta acessar o Fale com o TJMG pelo endereço – https://falecomotjmg.tjmg.jus.br/denuncia

Presenças

Participaram da reunião a assessora do GMF Ana Beatriz da Silva Magalhães; representantes da Pastoral Carcerária, Maria Lourdes de Oliveira e Magda de Fátima de Oliveira; representantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, Evelin Marques Gazel, também representante do Serviço Apec – Atendimento à Pessoa Custodiada em BH e o assessor jurídico Walter Guedes; membros da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Paloma de Souza Santos Pereira e Fabiana Dias; representantes do Grupo de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade, Maria Teresa dos Santos e Miriam Estefânia dos Santos; as assistentes técnicas do Programa ‘Fazendo Justiça’ do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Conselho Nacional de Justiça (PNUD/CNJ): Ariane Gontijo Lopes e Cynthia Agdo; os representantes do Programa Culthis: Espaço de Atenção Psicossocial ao Preso, Egresso do Sistema Prisional, Familiares e Amigos, Bárbara Assunção da Silva Faria e Guilherme dos Santos Azevedo Cardoso; representante da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro), Alexandre Braga e os membros da Cosip do TJMG, Átila Rodrigues Malta e Isis Neves Ramos.

Leia Também:  TJMG recebe visita do presidente eleito da Câmara Portuguesa de Minas Gerais

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Juiz Marcelo Paulo Salgado entra em exercício como convocado na 2ª Instância

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA