Tribunal de Justiça

Grupo de Trabalho para estudar uso do NatJusGPT no TJMG realiza primeira reunião

Publicados

em

O Grupo de Trabalho do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para realizar estudos sobre a ferramenta NatJusGPT, desenvolvida com o uso de inteligência artificial aplicada à judicialização da saúde, realizou, na terça-feira (27/2), sua primeira reunião. O GT foi criado por meio da Portaria nº 6.480/PR/2024, assinada pelo presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho.

Not---Reuniao-do-Grupo-de-Trabalho-sobre-o-NatJus.jpg
Reunião do Grupo de Trabalho do NatJusGPT foi realizada na terça-feira (27/2) (Crédito: Divulgação/TJMG)

O Grupo é coordenado pelo superintendente de Saúde do TJMG, desembargador Alexandre Quintino Santiago, e tem como demais integrantes o superintendente de Informática, desembargador André Leite Praça; o desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo; a juíza auxiliar da Presidência Marcela Novais; e o juiz auxiliar da Presidência Rodrigo Martins Faria.

Também integram o GT a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Mariana de Lima Andrade; o juiz da Unidade Jurisdicional do Juizado Especial da Comarca de Teófilo Otoni, Renzzo Giaccomo Ronchi; e as médicas Adriana Paula Vieira e Ilma Patrícia Machado, integrantes do Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário (NatJus) do TJMG.

Estiveram na reunião, como convidados, o conselheiro do Conselho Regional de Medicina (CRM) Hermann Alexandre Vivacqua von Tiesenhausen, e o professor Dierle Nunes, estudioso de inteligência artificial e Processo Civil.

Leia Também:  Bombeiros de Minas vão ajudar no trabalho de buscas e salvamento em Petrópolis
Not---Reuniao-do-Grupo-de-Trabalho-sobre-o-NatJus1.jpg
Grupo foi criado por meio de portaria assinada pelo presidente José Arthur Filho (Crédito: Divulgação/TJMG)

Segundo o superintendente de Saúde do TJMG, desembargador Alexandre Quintino Santiago, na reunião foi apresentado ao GT o programa de ações, sendo solicitadas aos integrantes a análise e a avaliação da ferramenta.

“A utilização por médicos e profissionais que trabalham no NatJus dará agilidade e tranquilidade para que possam trabalhar e responder mais rápido às solicitações de juízas e juízes, gerando maior celeridade na prestação jurisdicional nos processos de direito da saúde”, disse.

Ferramenta

O NatJusGPT é uma ferramenta desenvolvida com o uso de inteligência artificial generativa aplicada à judicialização da saúde e que poderá ser adotada pelo TJMG. O objetivo não é produzir notas técnicas, mas oferecer subsídios disponíveis para a decisão dos magistrados.

A tecnologia reúne, entre outros, o banco nacional de Pareceres e Notas Técnicas do e-NAT-Jus (CNJ), os Núcleos de Apoio Técnico do Poder Judiciário (NatJus), a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e os Pareceres Técnico-Científicos (PTC) elaborados pelas equipes técnicas dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats).

Leia Também:  Violinista da Orquestra Jovem do TJMG se forma como professora com TCC sobre a iniciativa

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Avanço do narcotráfico na Zona da Mata motiva reunião

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA