Tribunal de Justiça
Grupo Gestor do Fundo Especial do Poder Judiciário tem nova reunião


O Grupo Gestor do Fundo Especial do Poder Judiciário de Minas Gerais se reuniu, nesta terça-feira (4/7), para tratar da execução orçamentária do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em 2023. A reunião contou com a presença do presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, integrante do Grupo Gestor, e outros membros da Alta Direção.
Os objetivos do encontro, realizado pela segunda vez neste ano, foi apresentar as informações fiscais e gerenciais do Fundo Especial do Poder Judiciário, com destaque para a demonstração de trajetória de índices contábeis e orçamentários no âmbito do Poder Judiciário; discussões relativas à execução orçamentária apurada no exercício fiscal de 2022; e a execução orçamentária atualizada de 2023, com uso de dados apurados dentro do 1º semestre deste ano.
Saúde financeira
Para o presidente José Arthur Filho, a reunião foi de suma importância, pois mostrou uma radiografia financeira da Corte Mineira, apontando o que foi empenhado e efetivamente realizado até o momento.
“Temos agora que nos reunir com as várias diretorias do Tribunal que fazem parte do orçamento e com os juízes auxiliares para que possamos monitorar de perto os gastos e realizar os ajustes finos necessários”, frisou. Diante dos números, o presidente José Arthur Filho disse que a saúde financeira do Tribunal de Justiça de Minas é muito boa.
Governança fiscal
O diretor executivo de Planejamento Orçamentário e Qualidade na Gestão Institucional (Deplag), João Victor Silveira Rezende, afirmou que o Fundo Especial do Poder Judiciário é regido por um grupo de governança, que tem a função de administrar todo o fluxo contábil e operacional.

“A resolução que criou o grupo determina que somos obrigados a realizar quatro reuniões ao longo do ano corrente. Esta é a nossa segunda reunião, que fecha o semestre. Faremos a terceira na época da proposta orçamentária para 2024 e a última no final de 2023, como forma de prestar contas do que fizemos”, ressaltou João Victor Rezende.
Ele disse ainda que durante a reunião foi informado à Alta Direção do TJMG que os índices contáveis e orçamentos do Fundo Especial estão sob uma governança fiscal extremamente significativa. “Os números revelam que o Fundo está muito bem alicerçado, com dinâmica operacional muito boa”, detalhou.
Índice de investimento
O diretor João Victor Rezende também apresentou a execução orçamentária de 2022, com detalhes do que foi gasto em cada área do Tribunal, além de mostrar o cronograma de atividades para elaboração da proposta orçamentária de 2024, que deve ser aprovada pelo Órgão Especial.
“Quero destacar que os números mostram que temos um índice de investimento de 26% do orçamento, que consiste em despesas de capital que formam o patrimônio da instituição, como obras de novos fóruns, aquisição de equipamentos e veículos”, acrescentou. O diretor executivo afirmou que quanto maior o índice de investimento, maior a saúde financeira da instituição. “Neste quesito, o TJMG está à frente de várias outras instituições públicas”, completou.

O diretor executivo de Finanças e Gestão Orçamentária (Dirfin) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Eduardo Codo, considerou a reunião profícua, com a explanação sobre o comportamento da arrecadação e os gastos do Fundo e um dimensionamento do alcance das metas e do planejamento que vem sendo executado.
“Tivemos a participação da alta gestão, que se mostrou atenta a todos os detalhes dos projetos do Fundo. Mostramos os aspectos da arrecadação e despesas, exibindo um panorama geral e um histórico dos últimos anos, além de vislumbrar os rumos financeiros do TJMG”, disse.
Presenças
Também participaram da reunião o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas; o 2º vice-presidente, desembargador Renato Dresch; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior; a juíza auxiliar da Presidência do TJMG Marcela Novais; o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Guilherme do Valle; o assessor técnico da Deplag, Carlos Eduardo Camarota; a gerente do Centro de Controle da Execução Orçamentária, Soraya Maria de Oliveira; e a assessora jurídica da Deplag, Giovana Moura.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar