Tribunal de Justiça
Juiz de Fora realiza reunião sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância

O juiz da Infância e Juventude da Comarca de Juiz de Fora, Ricardo Rodrigues de Lima, participou, em 26/1, da primeira reunião de 2023 para dar continuidade à elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância na cidade da Zona da Mata mineira, iniciada em 2022. O encontro contou também com representantes da Prefeitura, da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Juiz de Fora, do Ministério Público e da Defensoria Pública, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da UFJF, do Universitário Academia (UniAcademia) e da sociedade civil, parceiros na iniciativa.

O juiz Ricardo Rodrigues de Lima ressaltou a importância da adesão de diversos segmentos em prol da construção do Plano, “que terá como marca a legitimidade que resulta da efetiva participação de todos que possuem obrigação legal com a infância e juventude, como é o caso da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público”.
Na reunião, representantes das secretarias de Assistência Social (SAS), de Educação (SE), da Saúde (SS) e dos Direitos Humanos (SEDH) de Juiz de Fora apresentaram diagnósticos dos programas efetivados em cada área, verificando o que precisa ser adequado e implementado no âmbito da primeira infância para a garantia dos direitos de crianças até os 06 (seis) anos de idade nesta Comarca.
As apresentações foram conduzidas pelos secretários Ivan Charles Fonseca Chebli (SS) e Malu Salim Miranda Machado (SAS), pela representante da Secretaria Municipal de Educação, Vivian Carvalho de Araújo (SE) e pela gerente do departamento de políticas de promoção e defesa dos direitos humanos, Franciane Rabello dos Santos.
No setor de saúde, segundo o juiz Ricardo Rodrigues de Lima, “foi possível perceber que as estatísticas de Juiz de Fora estão acima da média nacional em diversas áreas de proteção, como a vacinação e a mortalidade infantil, mas existem demandas a serem melhoradas e implementadas, principalmente na área da saúde da família e no atendimento de média e alta complexidade através do SUS”.
Na educação, ainda de acordo com o magistrado, verificou-se o aumento do número de crianças matriculadas em creches de Juiz de Fora, com a fila de espera zerada. Foi demonstrado, contudo, segundo o juiz, “que existem desafios a serem superados para que 100% das crianças estejam na educação infantil, havendo dificuldades de vinculação de algumas famílias aos serviços educacionais e de lazer”.
A área de Assistência Social de Juiz de Fora evidenciou a ampliação do programa da Família Acolhedora e a implementação de outros tipos de benefícios eventuais para puérperas e famílias em situação de vulnerabilidade. Também assinalou os desafios do município para a garantia de direitos básicos e para a implementação de outros programas sociais que dependem de dotação orçamentária.

O presidente do Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Fórum DEDICA, Lindomar José da Silva, representando a sociedade civil, fez uma breve manifestação e tratou das demandas que a cidade precisa concretizar no âmbito da assistência social, educação infantil e na prevenção da violência doméstica familiar.
O vereador André Luiz Vieira da Silva complementou as apresentações e ressaltou a importância da participação da Câmara na elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância, dizendo que, para a efetivação dos direitos das crianças, serão necessárias dotações orçamentárias para diversas áreas.
Ainda segundo o juiz Ricardo Rodrigues de Lima, deve ser publicado, nos próximos dias, um ato da Prefeita de Juiz de Fora para compor formalmente o grupo de trabalho para desenvolvimento do Plan, composto por todos os segmentos envolvidos nesses encontros. “Na próxima reunião, agendada para o dia 2/3/2023, o grupo será subdividido para que se dê início à formatação do plano a partir dos seguintes eixos já provisoriamente estabelecidos: Saúde, Nutrição, Cuidado Responsivo e Segurança e Proteção”, afirmou o magistrado.
Também participaram da reunião de 26/1 o ex-presidente da Câmara, Juraci Scheffer; o advogado Luciano Franco Ribeiro, pela Subseção da OAB de Juiz de Fora; a promotora de Defesa dos Interesses da Criança e do Adolescente e da Educação, Samyra Ribeiro Namen; o defensor público Ramon Costa Fonseca; a presidente do CMDCA, Adriana Marques; a Universidade Federal de Juiz de Fora, representada por Ilka Chapper Santos; o Centro Universitário Academia (UniAcademia), representado por Marco Antônio Araújo; o coordenador executivo do Fórum DEDICA, Wellington Carlos Alves, além da psicóloga judicial do Juízo, Anapaula Rinaldi Romão, dentre outros membros dos órgãos citados.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: TJMG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES7 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics