Tribunal de Justiça

Magistrado Delvan Barcelos Júnior toma posse como novo desembargador do TJMG

Publicados

em

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, conduziu, nesta quinta-feira (15/12), a cerimônia de posse do juiz Delvan Barcelos Júnior no cargo de desembargador. O magistrado foi promovido pelo Órgão Especial, por merecimento, conforme ato disponibilizado no Diário do Judiciário eletrônico (DJe) em 14 de dezembro. Ele ingressou na vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Pedro Vergara, ocorrida no fim de outubro. O novo desembargador vai integrar a 16ª Câmara Cível.

O presidente José Arthur Filho destacou a trajetória do juiz Delvan Barcelos Júnior no Judiciário mineiro, um magistrado que ele qualificou como operoso e comprometido com o aperfeiçoamento contínuo da Justiça. O presidente do TJMG também destacou sua atenção, respeito e lealdade na vivência diária com os colegas.

Not---Posse-Des-Delvan-Barcelos3.jpg
Em seu discurso, o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho destacou a trajetória operosa do novo desembargador no Judiciário mineiro (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Ele ressaltou ainda os esforços do novo desembargador para que o TJMG se beneficiasse das mais recentes soluções tecnológicas disponíveis no país. “Ainda em 2012, quando juiz titular da 1ª Vara Regional do Barreiro, ele aceitou o desafio de participar do projeto-piloto de implantação do Processo Judicial eletrônico, o PJe, no âmbito da Justiça mineira.” Segundo ele, a iniciativa ocorria num momento em que muitos encaravam o novo sistema com resistência e até ceticismo.

O presidente José Arthur Filho lembrou ainda das importantes contribuições feitas pelo magistrado quando se tornou juiz auxiliar da Presidência. Ele atuou na da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), na Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom) e na Diretoria de Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio (Dirsep).

Not---Posse-Des-Delvan-Barcelos4.jpg
O dispositivo de honra contou com a presença de integrantes da Alta Direção, ex-presidentes do TJMG e o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende (Crédito: Euler Junior/TJMG)

“Ele foi, em grande medida, responsável pelo fato de que estivéssemos aparelhados para enfrentar a pandemia, que nos surpreendeu em 2020. O terreno preparado permitiu que um imenso contingente de magistrados, servidores, colaboradores e estagiários trabalhasse de maneira remota, nos momentos mais tensos da crise sanitária mundial”, lembrou o presidente.

Leia Também:  Governador participa de posse da nova diretoria da Aciub, em Uberlândia

Ele destacou também a dedicação e o espírito inovador do magistrado Delvan Barcelos Júnior, a quem – ele afirmou – “o TJMG acolhe, na 2ª Instância, com muita alegria”. “Nossa expectativa é de que esse novo ciclo que se inaugura e que representa o merecido coroamento de uma vitoriosa carreira seja um período igualmente iluminado, como tem sido a jornada do magistrado até aqui”, disse.

O novo desembargador Delvan Barcelos Júnior afirmou que a promoção por merecimento ao cargo coroa uma longa carreira dedicada à magistratura. “É uma honra ser integrante do TJMG, como desembargador. Esta é uma Corte respeitada e tradicional, com a qual eu espero contribuir. O Tribunal mineiro é hoje uma Casa de renome nacional, das mais avançadas do Brasil do ponto de vista tecnológico e das decisões aqui proferidas”, afirmou.

Not---Posse-Des-Delvan-Barcelos2.jpg
Werly Maria Lacerda Macedo Barcelos e Mateus Macedo Barcelos, esposa e filho, respectivamente, do empossando, prestigiaram a cerimônia (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O novo desembargador lembrou sua trajetória por diversas comarcas mineiras, até chegar à capital, onde atua há 16 anos. “Há quatro anos e meio venho trabalhando junto à Presidência, como juiz auxiliar. Estou muito feliz por voltar à jurisdição e por voltar a decidir, que é a função de todo juiz. Quando tomei posse como magistrado, meu pai me disse de que eu poderia ajudar muitas pessoas em cada uma das comarcas por onde passasse. Como desembargador, poderei ajudar pessoas de todo o estado”, disse.

O magistrado é natural de Passos, e se formou em Direito em 1986 pelo Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Vianna Júnior, de Juiz de Fora/MG. Em 1999, pós-graduou-se em Direito Público; e, em 2009, participou de um programa no Centro Dean Rusk, nos Estados Unidos, na área de Direito Comparado.

Leia Também:  TJMG recebe comitiva da cidade de Laranjal

Em 1981, o magistrado foi aprovado em concurso público na Caixa Econômica Federal. Já em 1996, ingressou na magistratura mineira, onde atuou nas comarcas de Barbacena, João Pinheiro, Paracatu, Tombos, Palma, Tarumirim, Caratinga, Muriaé e Belo Horizonte. O novo desembargador possui inúmeras condecorações.

Not---Posse-Des-Delvan-Barcelos1.jpg
A posse do novo desembargador reuniu inúmeros desembargadores, juízes, servidores, colaboradores e amigos (Crédito: Euler Junior/TJMG)

A cerimônia de posse foi prestigiada por diversos desembargadores, juízes, servidores, colaboradores e amigos do empossando. Compuseram o dispositivo de honra, além do presidente José Arthur Filho e do desembargador Delvan Barcelos Júnior, o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa; o 2º vice-presidente, desembargador Renato Luís Dresch; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; os ex-presidentes Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, Geraldo Augusto de Almeida (atual superintendente administrativo adjunto do TJMG) e Gilson Soares Lemes (atual superintendente jurídico institucional); e também o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos.

Também estiveram presentes o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Maurício Torres Soares; os integrantes da 16ª Câmara Cível desembargadores Ramom Tácio, que a preside, e Marcos Henrique Caldeira Brant, bem como a juíza convocada Maria Lúcia Cabral Caruso; a esposa Werly Maria Lacerda Macedo Barcelos e o filho Mateus Macedo Barcelos. Compõe ainda a 16ª Câmara Cível do TJMG o desembargador José Marcos Rodrigues Vieira.

Veja álbum com as fotos da solenidade.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Mensagem do presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA