Tribunal de Justiça

Mensagem – 150 anos da Corte mineira

Publicados

em

Nesta Minas Gerais plural, que desde suas origens clamou por liberdade e justiça, foi criado, há exatos 150 anos, o Tribunal da Relação de Ouro Preto, por meio do Decreto Imperial 2.342, de Dom Pedro II, de 6 de agosto de 1873. Seis meses depois, em 3 de fevereiro de 1874, a Corte mineira começava seus trabalhos na antiga Vila Rica, então capital da Província de Minas.

Um Tribunal da Relação por estas plagas era considerado medida necessária e modernizadora, pois, à época, os mineiros e as mineiras dependiam do Tribunal da Relação do Rio de Janeiro para o julgamento de recursos. O surgimento da Segunda Instância em Minas democratizava, assim, o acesso à instância recursal, além de encurtar consideravelmente o tempo de tramitação dos processos.

Lá se vão 15 décadas. Desde então, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais vem tecendo uma riquíssima jornada, marcada pela evolução contínua e pela atuação de incontáveis homens e mulheres absolutamente comprometidos com o aperfeiçoamento da Justiça em Minas. Somos hoje a segunda maior Corte estadual do País, com 298 comarcas, 150 desembargadores e desembargadoras, cerca de 800 juízes e juízas e mais de 14 mil servidores e servidoras.

Leia Também:  Parceria entre Codemig e Sesi beneficia cultura mineira

Por isso, este 6 de agosto é dia de exaltarmos o memorável percurso do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, nesse século e meio de existência. É momento também para revisitarmos nosso passado glorioso, exercício imprescindível para compreendermos nosso presente e iluminarmos nosso futuro.

Um viva ao nosso Tribunal de Justiça, no aniversário de 150 anos de sua criação!

Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho
Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Veja, abaixo, o vídeo gravado pelo presidente do TJMG com a mensagem pelos 150 anos da Corte mineira:

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Estudante da rede pública estadual mineira conta sobre a experiência de participar da simulação da ONU, em Harvard  

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA