Tribunal de Justiça

Mensagem – Dia da República

Publicados

em

A instalação da República no Brasil completa 134 anos, neste 15 de novembro de 2023, ato que estabeleceu novos alicerces a partir dos quais deveria ser construída a nossa nação. A soberania popular ganhou centralidade, e várias transformações foram desencadeadas, na esteira desse acontecimento: o Estado passou a ser laico, o federalismo foi implantado e o presidencialismo foi adotado como forma de governo.

Foi também como desdobramento da Proclamação da República que a capital de Minas Gerais se mudou da cidade de Ouro Preto, marcada pela tradição colonial e imperial, para a recém-inaugurada Belo Horizonte, planejada dentro dos ideais republicanos. A mudança fez emergir um capítulo inédito para a história do Judiciário mineiro, que deixou a antiga Vila Rica, em 1897, para se tornar o primeiro Poder a se transferir para a nova capital.

Passadas mais de treze décadas do fim da monarquia, a República Federativa do Brasil é hoje uma nação com mais de 210 milhões de habitantes, e que sofreu profundas mudanças, desde então, com o aumento paulatino da população urbana, o surgimento de grandes centros e o processo de industrialização, aspectos que gestaram novos modos de vida e modificaram a face da sociedade brasileira.

Leia Também:  Mensagem de Ano Novo

Hoje, o País tem diante de si enormes desafios: garantir amplo acesso à Justiça, reduzir a desigualdade social, promover mais igualdade de gênero e inclusão, propiciar o desenvolvimento econômico compatibilizando-o com os preceitos da sustentabilidade, fortalecer nossa democracia e trazer mais paz para a realidade brasileira.

No âmbito de suas atribuições, o Poder Judiciário mineiro tem atuado, diuturnamente, para o atingimento de cada uma dessas altas aspirações. Como bem disse, em uma célebre frase, o Marechal Deodoro da Fonseca, reconhecido como o patrono da República: “Até ontem, a nossa missão era fundar a República; hoje, o nosso supremo poder perante a pátria e o mundo é conservá-la e engrandecê-la”.

Um viva à República!

Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho
Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Mensagem do presidente do TJMG José Arthur Filho

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA