Tribunal de Justiça
Missa em Ação de Graças celebra os 150 anos de Instalação da Corte mineira


Uma Missa em Ação de Graças foi celebrada, nesta sexta-feira (2/2), na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, como parte das celebrações dos 150 Anos de instalação da Corte mineira. A cerimônia, idealizada pela Comissão Especial para o Sesquicentenário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), foi presidida pelo bispo emérito da Diocese de Oliveira, Dom Francisco Barroso Filho, e pelo padre da Paróquia Nossa Senhora do Pilar e vigário episcopal da região pastoral Mariana Norte, Adilson Luiz Umbelino Couto.
A celebração eucarística contou com a presença do 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa, representando o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho; da 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; do corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior; da vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Yeda Monteiro Athias.
Estiveram presentes ainda o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Afrânio Vilela e outras autoridades.
Também participou o superintendente da Memória do Judiciário (Mejud), desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, que é coordenador da Comissão Especial, formada também por desembargadores Caetano Levi Lopes, Doorgal Borges de Andrada, Osvaldo Oliveira Araújo Firmo, Bruno Terra Dias; pela assessora técnica da Mejud, Andréa Vanessa da Costa Val; pelo gerente de Orientação e Fiscalização do Foro Judicial (Gefis), Iácones Batista Vargas; e pelo assessor judiciário do TJMG Arthur Magalhães Bambirra.

A Missa em Ação de Graças pelos 150 anos da 2ª Instância em Minas inaugurou as festividades marcadas para esta sexta-feira em Ouro Preto, sede do antigo Tribunal da Relação, criado em 6 de agosto de 1873 pelo decreto do imperador Dom Pedro II e instalado em 3 de fevereiro de 1874.
O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, ressaltou a importância do Sesquicentenário da Corte mineira: “O Tribunal tem acompanhado essa caminhada de acordo com a evolução dos textos legislativos, especialmente da nossa Constituição, que reconhece e atribui às pessoas os direitos fundamentais e sociais que são inegociáveis. O dia é de agradecimento a Deus, por ter permitido que juízas, juízes, desembargadoras e desembargadores pudessem participar dessa caminhada de construção do nome do Tribunal de Justiça nos últimos 150 anos.”

Celebração
A missa começou com a entrada de autoridades eclesiásticas e de membros do TIMG carregando a bandeira do Judiciário mineiro, uma cópia da ata de instalação do Tribunal da Relação de Ouro Preto, a Medalha das Sete Cortes (comemorativa dos 150 anos) e o selo postal comemorativo do Sesquicentenário.
A liturgia celebrou o encontro do Antigo Testamento, simbolizado em Simeão e Ana, que viram o menino Jesus no Templo de Jerusalém, e o Novo Testamento, na figura do próprio Cristo. A “Apresentação do Senhor”, nesse encontro de duas gerações encerra as celebrações do Natal e abre caminho para a Páscoa.
Ainda na celebração eucarística, a 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, fez a 1ª Leitura, da Profecia de Malaquias. O Salmo foi lido pelo 1º vice-presidente, desembargador Alberto Vilas Boas. As preces foram proferidas pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior, e pela vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Yeda Monteiro Athias.
O bispo emérito da Diocese de Oliveira, Dom Francisco Barroso Filho, agradeceu a todos os presentes na homilia por conduzirem o Tribunal de Justiça com sabedoria, contribuindo,, para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

“Sem justiça não há paz, não há fraternidade. Trilhando o caminho da justiça é que colocamos nossa esperança em Deus. Observa-se hoje o despertar de uma nova consistência ética. Todos clamam por justiça, todos a querem. Que ela continue a existir entre nós”, afirmou.
Dom Francisco Barroso Filho também ressaltou os 150 anos da Corte mineira: “Estamos aqui para comemorar, para agradecer a Deus por essa longa e benéfica caminhada. Diante do altar da celebração, agradecemos a Deus por tudo de bom que esse Egrégio Tribunal realizou nos 150 anos de caminhada em prol da Justiça.”
Sesquicentenário
A celebração da Missa em Ação de Graças em Ouro Preto faz parte de uma extensa programação preparada pela Comissão Especial para o Sesquicentenário do TJMG, instituída pelo presidente José Arthur Filho em 9 de janeiro de 2023, por meio da Portaria nº 5.960/PR/2023. Ela surgiu “para promover estudos e sugerir ações comemorativas referentes ao sesquicentenário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG” nos anos de “2023 (criação em 6 de agosto de 1873) e 2024 (instalação em 3 de fevereiro de 1874)”.
Veja neste link outras fotos da cerimônia eucarística.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais