Tribunal de Justiça

Mônica Aragão toma posse como desembargadora do TJMG

Publicados

em

A advogada Mônica Aragão Martiniano Ferreira e Costa tomou posse, nesta segunda-feira (8/4), como desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A solenidade, realizada no auditório do Tribunal Pleno do TJMG, foi conduzida pelo presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho e contou com a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, além de expressiva presença de desembargadoras e desembargadores, juízas e juízes, servidoras e servidores, advogadas e advogados e familiares da empossada.

Not---Posse-da-desembargadora-Monica-Aragao13.jpg
Mônica Aragão foi nomeada pelo governador Romeu Zema e ocupará a 9ª Câmara Criminal do TJMG (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

A desmebargadora Mônica Aragão foi nomeada pelo governador Romeu Zema no dia 13 de março para a vaga destinada ao Quinto Constitucional. A escolha foi feita após votação no Tribunal Pleno do TJMG da lista tríplice a partir de seis nomes enviados pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG). Ela ocupará a 9ª Câmara Criminal do TJMG, em decorrência da aposentadoria do desembargador José Mauro Catta Preta Leal.

O presidente José Arthur Filho salientou que a trajetória da nova advogada Mônica Aragão converge com a missão do Judiciário mineiro de democratizar o acesso à justiça e dar mais celeridade e eficiência à prestação jurisdicional.

“É sempre uma grande satisfação quando, às nossas fileiras, na Segunda Instância, vêm se somar quadros que trazem novas ideias e agregam suas experiências e seus conhecimentos ao nosso esforço de aperfeiçoar continuamente o Judiciário mineiro. Assim, é com grande alegria que damos posse, nesta segunda-feira, à advogada Mônica Aragão Martiniano Ferreira e Costa como desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais”, afirmou.

O presidente do TJMG fez ainda um breve resumo da carreira da nova desembargadora. “Formada em Direito pela Faculdade Milton, em 1991, a empossada é mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais, sendo uma profissional experiente, com sólida formação jurídica, e que passa a integrar a Corte mineira por meio do quinto constitucional, instrumento que visa democratizar o Poder Judiciário, trazendo mais variedade de visões aos nossos Tribunais”, disse.

Not---Posse-da-desembargadora-Monica-Aragao16.jpg
O presidente José Arthur Filho enalteceu a trajetória da desembargadora empossada nesta segunda-feira (8/4) (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

Cerimônia

A desembargadora Mônica Aragão foi aplaudida de pé ao entrar no auditório, acompanhada dos desembargadores Roberto Apolinário de Castro e Nicolau Lupianhes Neto. Após ler o termo de posse, ela foi agraciada com o Colar do Mérito Judiciário das mãos do presidente José Arthur Filho; do marido Ronaldo da Silva Ferreira e Costa; da irmã Adriana Aragão Martiniano Ferreira; e do irmão Marcelo Aragão Martiniano Ferreira.

O Colar do Mérito Judiciário, criado em 8 de junho de 1983 pela Resolução 53/1983, tem a finalidade de condecorar pessoas e instituições, brasileiras ou estrangeiras, por sua contribuição e prestação de serviços à Justiça ou à cultura jurídica.

“Meu coração está em festa, este é um momento que eu desejei muito. Eu tenho uma longa caminhada em busca de um sonho, que nesse momento se realiza junto à Casa da Justiça e junto aos grandes amigos que me aliei na minha carreira como advogada e como professora. Então, o que eu posso dizer nesse momento é que é uma alegria infinita de realização”, afirmou a desembargadora.

Leia Também:  TJMG recebe a jornalista e escritora Leila Ferreira
Not---Posse-da-desembargadora-Monica-Aragao1.jpg
A desembargadora Mônica Aragão entrou no auditório acompanhada dos desembargadores Roberto Apolinário de Castro e Nicolau Lupianhes Neto (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

Ela acrescentou que está entusiasmada com a nova função. “A 9ª Câmara Criminal irá exigir muito de mim, sobretudo sob o aspecto humano e sob o aspecto da justiça, porque se trata de uma Câmara que cuida, em essência, da violência contra a mulher. Portanto, eu tenho uma fé muito grande na justiça, sempre acreditei muito nela, e é com esse espírito que eu assumo honradamente essa cadeira no Tribunal de Justiça de Minas Gerais”, ressaltou.

O governador Romeu Zema enalteceu o prestígio da nova desembargadora e o fato de mais uma mulher assumir uma cadeira no Judiciário mineiro. “Nós estamos diante de alguns marcos hoje. Já estive neste auditório cerca de 30 vezes e nunca vi uma audiência tão prestigiada assim. Isso se deve a um prestígio especial que tem a Mônica Aragão. Com essa posse, eu também me transformo no governador que mais nomeou mulheres na história de Minas Gerais, o que me deixa muito satisfeito”, afirmou.

O presidente da OAB/MG, Sérgio Rodrigues Leonardo, celebrou o fato de o Tribunal estar bem representado com mais uma pessoa oriunda da classe dos advogados.

“É uma alegria ter a honra de ser presidente da OAB de Minas Gerais, quando a advogada Mônica Aragão Martiniano, depois de tanta resiliência, de tanta luta por tantos anos em várias gestões da OAB, enfim foi nomeada desembargadora do TJMG. Eu tenho certeza que a professora Mônica Aragão abrilhantará essa Corte e contribuirá para a evolução do Direito em Minas Gerais”, disse.

O servidor do TJMG e amigo da desembargadora Mônica Aragão, Estevam Pessôa Carneiro, também ressaltou qualidades da empossada. “Estamos certos que a Justiça Mineira se engrandece, pois passa também a contar com aquela, em que já sabemos, que terá uma dedicação incansável, um compromisso inabalável com a retidão, com a justiça e com a promoção da paz social. A sua paixão pela lei e a sua busca pela verdade sempre foram evidentes”, afirmou.

Not---Posse-da-desembargadora-Monica-Aragao8.jpg
Mônica Aragão foi nomeada pelo governador Romeu Zema no dia 13 de março para a vaga de desembargadora, destinada ao Quinto Constitucional (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

Trajetória

A desembargadora Mônica Aragão Martiniano Ferreira e Costa é bacharel em Direito pela Faculdade Milton Campos e mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Exerceu cargos de assessora jurídica no TJMG de 2000 a 2008; de subcontroladora de Correição Administrativa do Poder Executivo de Minas Gerais, no período de 2012 a 2014; e de subprocuradora-geral do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE/MG), em 2023.

Atuou na advocacia liberal com foco no Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Civil, tendo experiência na advocacia extrajudicial e contenciosa, representando os interesses públicos e particulares.

No magistério, atuou como professora no curso de graduação da Faculdade de Direito Milton Campos nas disciplinas de Teoria do Estado e Teoria da Constituição e também como professora nos cursos de graduação e pós-graduação “lato sensu” da Faculdade de Estudos Administrativos (FEAD). É autora de diversas publicações na área do Direito e recebeu o título de Cidadã Honorária do Município de Timóteo em novembro de 2018.

Leia Também:  Consumidora que encontrou larvas em biscoito de arroz deve ser indenizada em R$ 10 mil
Not---Posse-da-desembargadora-Monica-Aragao.jpg
A posse da desembargadora Mônica Aragão reuniu diversas autoridades, familiares e amigos da magistrada (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

Presenças

Compuseram a mesa de honra, além do presidente José Arthur Filho, o governador Romeu Zema; o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas; o 2º vice-presidente, desembargador Renato Dresch; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Yeda Athias; a procuradora de Justiça Najda Kelly Pereira de Souza Miller, representando o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora Mônica Sifuentes; o deputado estadual Tito Torres, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite; e o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Gabriel Souza Marques de Azevedo.

Também estiveram presentes na solenidade os ex-presidentes do TJMG, desembargadores José Fernandes Filho, Pedro Bitencourt, Geraldo Augusto, Nelson Missias de Morais e Gilson Soares Lemes; a superintendente administrativo-adjunta de Gestão Estratégica do TJMG, desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso; o superintendente administrativo-adjunto de Governança do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; a presidente da Associação de Mulheres de Carreira Jurídica – Conselho Minas Gerais (ABMCJ-MG) e desembargadora do TJMG, Kárin Emmerich; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), Octavio Augusto De Nigris Boccalini presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), desembargador militar Jadir Silva; o presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), conselheiro Gilberto Diniz; a defensora pública auxiliar da Defensoria Geral, Carla Lima Dias França dos Santos, representando o defensor público-geral de Minas Gerais em exercício, Nikolas Stefany Macedo Katopodis; a vice-presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juíza Rosimere das Graças do Couto; o secretário geral do Estado de Minas Gerais, Marcel Dornas Beghini; o tenente coronel Alexandre Accioly Borba, da 4ª Região Militar, representando o general de Divisão, Alexandre Oliveira Cantanhede Lago; o auditor setorial da Policia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), coronel Lázaro Tavares de Melo Silva, representando o comandante-geral, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento; a subcorregedora do Corpo de Bombeiros Militar do Estado De Minas Gerais, tenente coronel Amanda Cristina Miranda, representando o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Erlon Dias Do Nascimento Botelho; o presidente da Caixa de Assistência aos Advogados Mineira (CAAMG), Gustavo Chalfun; o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe Nogueira; o procurador-geral do Município, Hércules Guerra; a prefeita de Contagem Marília Campos; o deputado estadual Charles Santos; a presidente do Serviço Social Autônomo (Servas), Christiana Noronha Renault de Almeida; o presidente da Federação Nacional dos Institutos dos Advogados (FENIA), Felipe Martins Pinto; o jornalista Acir Antão; e demais autoridades, familiares e amigos da desembargadora.

Confira aqui mais fotos da cerimônia de posse.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Consumidora que encontrou larvas em biscoito de arroz deve ser indenizada em R$ 10 mil

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA