Tribunal de Justiça

Órgão Especial realiza sessão presencial e promove magistrados

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou sessão do Órgão Especial, nesta quarta-feira (8/3), com a análise de pautas administrativas e de cerca de 30 processos judiciais. Na sessão, foram deliberadas as promoções dos juízes Paulo de Tarso Tamburini Souza, que integrará a 3ª Câmara Criminal; Marco Antônio de Melo, que passa a compor a 6ª Câmara Criminal; e Maria Lúcia Cabral Caruso, que se incorpora à 12ª Câmara Cível do TJMG.

Também foram aprovadas na sessão, conduzida pelo presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, promoções e remoções de juízes em todo o Estado; o afastamento de dois magistrados para aperfeiçoamento técnico e profissional na área acadêmica; a recomposição de turmas recursais e a convocação, pelo período de um ano, do juiz Paulo Rogério de Souza Abrantes, titular da 16ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte, pelo critério de merecimento, para auxiliar a 4ª Câmara Cível.

Not---Sessao-presencial-do-Orgao-Especial4.jpg
O presidente José Arthur Filho leu mensagem pelo Dia Internacional da Mulher (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

Homenagens

O presidente José Arthur Filho leu mensagem de homenagem e reconhecimento às mulheres. “Em nome do Poder Judiciário mineiro, gostaria de reiterar, nesta data, que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais está firmemente comprometido com essa causa. Para além da nossa função precípua de distribuir Justiça, seguiremos criando e fortalecendo iniciativas e parcerias que contribuam para a construção de um Brasil mais livre e igualitário”, afirmou.

Leia Também:  GMF inicia monitoramento das audiências concentradas no Sistema Socioeducativo

O 1º vice-presidente, desembargador Alberto Vilas Boas, após saudar as colegas magistradas “do mais alto gabarito” e a procuradora de Justiça Eliane Falcão, enalteceu a importância feminina na sociedade brasileira. Segundo o superintendente judiciário, que parabenizou também as demais mulheres no plenário, o momento é oportuno para “deixar a esfera dos discursos e partir para ações concretas”.

“Cada uma das desembargadoras aqui presentes e a ilustre procuradora venceram muitas barreiras para estar em seus postos”, afirmou. O desembargador Alberto Vilas Boas solicitou ao presidente José Arthur Filho que avalie a possibilidade de que gestantes e lactantes tenham jornada de trabalho reduzida, conforme a Resolução 343/2020 do Conselho Nacional de Justiça. “Precisamos cada vez mais estabelecer equiparações verdadeiras”, defendeu.

Not---Sessao-presencial-do-Orgao-Especial1.jpg
Na sessão, o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas, também enalteceu a importância da mulher na sociedade brasileira (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

O 2º vice-presidente, desembargador Renato Dresch, e a 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, aderiram à manifestação. A 3ª vice-presidente também informou que foi designada, pela Portaria 6.034/2023, para coordenar grupo de trabalho para promover estudos e apresentar proposta para a regulamentação de medidas que assegurem a igualdade de gênero no ambiente institucional.

“Trata-se de uma atitude inovadora, transformadora e afirmativa. É mais uma iniciativa pioneira desta gestão, à frente de seu tempo, em pleno ano em que se celebram 150 anos do TJMG. Tais debates trarão mais harmonia e paridade de gênero à nossa instituição”, afirmou.

Leia Também:  TJMG conclui contratação de banco para operar folha de pagamento
Not---Sessao-presencial-do-Orgao-Especial5.jpg
Integrantes do colegiado deliberaram as promoções dos juízes Paulo de Tarso Tamburini Souza, Marco Antônio de Melo e Maria Lúcia Cabral Caruso (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

O corregedor-geral de Justiça também expressou sua adesão. “A publicação desta portaria deve ser festejada, e posso assegurar que a paridade foi uma preocupação da Corregedoria-Geral de Justiça desde o início de minha gestão, quando estabelecemos igualdade de representação dos juízes auxiliares e diretores”, disse.

A sessão do Órgão Especial foi acompanhada por alunos de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PucMinas).  

 Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  PCMG realiza operação para reprimir o tráfico de drogas em Passos

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA