Tribunal de Justiça

Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do TJMG se apresentam no Palácio da Liberdade

Publicados

em

A Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) irão realizar, neste sábado (12/8), às 19h30, em frente ao Palácio da Liberdade, uma apresentação especial dentro das comemorações de 150 anos da criação da Corte mineira. O evento, que terá a presença de magistrados, servidores e colaboradores do TJMG, é gratuito e aberto ao público e promete uma grande viagem musical e histórica.

Not-IntervaloCulturalCoralTJMG1.jpg
Crianças do Coral Infantojuvenil do TJMG durante a última apresentação no Edifício-sede do tribunal, em junho de 2023 (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

O superintendente da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG, desembargador Wagner Wilson Ferreira, foi um dos idealizadores da apresentação em homenagem ao sesquicentenário. “É um importante marco essa comemoração de criação de um dos maiores tribunais do país. Tivemos a ideia desse espetáculo para mostrar o trabalho de um dos mais bem-sucedidos projetos do TJ, que proporciona acolhimento a crianças e jovens que não tinham visibilidade social”, disse.

A seleção musical trará canções que marcaram momentos importantes ao longo dos 150 anos da instituição. A maestrina e coordenadora pedagógica da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG, Luciene Villani, afirma que o evento foi precedido de muita pesquisa e intenso preparo das crianças e adolescentes.

Leia Também:  Suspeito de matar jovem é preso em Rio Casca

“Acompanhamos a linha do tempo desde 1873 até os dias atuais. Fizemos algumas classificações para marcar o tempo, relacionando as décadas e datas importantes, com músicas e repertórios que estavam em voga em Minas Gerais na época. As crianças adoraram conhecer essas músicas de outros tempos e estão empolgadíssimas para cantá-las”.

A maestrina dividiu a linha do tempo em fases e o repertório inclui músicas de Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos, Ari Barroso, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, Chico Buarque, Danilo Caymmi, Toquinho e Milton Nascimento, entre outros artistas renomados.

Projeto

O projeto da Orquestra Jovem e Coral do Tribunal de Justiça de Minas Gerais nasceu em 2011 e, atualmente, atende 420 jovens entre seis e 18 anos. A iniciativa é aberta para toda a sociedade, mas o público prioritário são crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Além das aulas gratuitas de canto e de instrumentos como violinos, violas, violoncelos, baixos e percussão, o projeto investe principalmente na formação de cidadãos.

Entre os convidados são aguardadas as presenças de desembargadoras, desembargadores, juízas, juízes, servidores do TJMG, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, familiares e convidados das crianças e adolescentes e o público em geral.

Leia Também:  Operação integrada combate abuso sexual infantojuvenil em Uberlândia

150 anos

A apresentação musical faz parte das comemorações dos 150 anos de criação da Corte mineira, ocorrida em 6 de agosto de 1873 por meio de decreto do Imperador Dom Pedro II. Em 3 de fevereiro de 1874, foi instalado o Tribunal da Relação, em Ouro Preto. Na ampla programação comemorativa do sesquicentenário do Judiciário estadual, estão previstas diversas solenidades, seminários, apresentações culturais, exposições, entrevistas, publicações de livros, revistas, além da instituição de medalhas, selos e premiações.

Serviço

Apresentação da Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil em homenagem aos 150 anos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Data: 12 de agosto de 2023 – sábado
Horário: 19h30
Local: Jardins do Palácio da Liberdade – Praça da Liberdade
Gratuito e aberto ao público

O evento será transmitido pelo Canal do TJMG no YouTube

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Suspeito de matar jovem é preso em Rio Casca

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA