Tribunal de Justiça

Ouvidor do TJMG apresenta boas práticas do órgão no X Encontro do Cojud

Publicados

em

not-Xencontro-ouvidores-segundodia2.jpg
Ouvidores judiciais de todo o país se reuniram para o X Encontro Nacional do Cojud, em Foz do Iguaçu (Crédito: Divulgação/TJPR)

O segundo dia do X Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (Cojud), iniciado na quarta-feira (3/4), em Foz do Iguaçu (PR), e que segue até esta sexta-feira (5/4), foi marcado por apresentações e debates sobre temas de interesse para as ouvidorias judiciais. O ouvidor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Cássio Salomé, expôs aos participantes um balanço com as principais ações do órgão do Judiciário mineiro, um dos maiores do país em volume de atendimentos.

“Destaquei as realizações recentes no TJMG, como a instalação da Ouvidoria da Mulher, a instalação do Sistema para Acolhimento de Denúncias Anônimas, o primeiro do Brasil, com o anonimato e a adequação de nossas Normativas, e os eventos realizados”, afirmou o desembardador.

not-Xencontro-ouvidores-segundodia.jpg
Desembargador Cássio Salomé apresentou principais experiências e projetos da Ouvidoria do TJMG (Crédito: Divulgação/TJPR)

A Ouvidoria da Mulher, instituída no TJMG em 2023, tem como titular a superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), desembargadora Evangelina Castilho Duarte. Trata-se de um canal especializado para receber e tratar manifestações relacionadas à violência contra a mulher. Nele, há uma equipe treinada para fazer a oitiva especializada das vítimas.

Leia Também:  Presidente do TJMG inaugura ampliação e reforma do Fórum de Conceição das Alagoas

Já o acolhimento de denúncias anônimas, adotado no Tribunal mineiro a partir de fevereiro, consiste na ultilização, pela Ouvidoria, do sistema “Fale com o TJMG – Denúncia Anônima” e do “Painel de Gestão de Acessos aos Processos Sigilosos”, ferramentas que têm por objetivo dar maior segurança a quem realiza denúncias anônimas, além de facilitar a coleta de dados estatísticos.

O desembargador Cássio Salomé salientou que, como essa prática, “a Ouvidoria do TJMG passou a reportar todos os eventos do canal ‘Fale com o TJ’, o que permitiu ao órgão compilar e acompanhar o tratamento e as respostas às demandas apresentadas, além de municiar a administração de dados, visando à melhoria dos serviços prestados à população”.

not-Xencontro-ouvidores-segundodia3.jpg
O ouvidor do TJMG, desembargador Cássio Salomé, entre o desembargador Fernando Ferreira de Moraes, do TJPR e presidente do Cojud, e o desembargador Altair Lemos Júnior, do TJRS e 1° vice-presidente do Cojud (Crédito: Divulgação/TJPR)

Atividades

Nesta quinta-feira (4/4), as atividades no X Encontro Nacional do Cojud incluíram apresentações de ouvidores judiciais de todo o o país sobre experiências e boas práticas dos respectivos órgãos, seguidas de debates. Também foram realizadas palestras sobre a relação das corregedorias-gerais de justiça com as ouvidorias judiciais e sobre perspectivas da magistratura nacional. O encontro será encerrado nesta sexta-feira (5/4) com a participação do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.

Leia Também:  Conselho da Magistratura realiza sessão ordinária

Cojud

As Ouvidorias do Poder Judiciário foram criadas por meio da Resolução 103/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Ouvidoria do TJMG está em atividade desde 1º de março de 2012 e busca aperfeiçoar a comunicação com os públicos interno e externo, além de obter respostas e esclarecimentos de forma mais célere a eventuais demandas, questionamentos e queixas.
Já o Colégio de Ouvidores Judiciais (Cojud) foi fundado em março de 2015 e realiza encontros periódicos para apresentar boas práticas dos tribunais em todo o país e discutir questões para a melhoria da prestação dos serviços das ouvidorias locais.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Estado destinou mais de R$ 5,2 milhões para advogados dativos que participaram de mutirão

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA