Facebook Instagram Youtube Whatsapp
Menu
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • HOME
  • NOTÍCIAS DA REGIÃO
  • Política
  • ESPORTES
  • Brasil e Mundo
  • PAUTA DO DIA
  • Coluna Minas Gerais
  • HOME
  • NOTÍCIAS DA REGIÃO
  • Política
  • ESPORTES
  • Brasil e Mundo
  • PAUTA DO DIA
  • Coluna Minas Gerais

Tribunal de Justiça

Prédio histórico em Ouro Preto vai abrigar Museu do Judiciário Mineiro

Publicados

2 anos atrás

em

2024-01-16

Por

Da Redação
Not-Rua-Conde-de-Bobadela.gif
Imóvel que viabilizou decisões históricas para o destino de Minas, na antiga Rua Direita, em Ouro Preto, abrigará Museu do Judiciário (Crédito: Acervo Iphan)

Dois meses após o então governador em exercício, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, assinar a desapropriação de um sobrado setecentista em Ouro Preto, para abrigar o Museu do Judiciário, o juiz Neanderson Martins Ramos deferiu, no dia 6/1, o pedido encaminhado pela Advocacia-Geral do Estado. Com isso, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) passa a contar com mais um espaço para a preservação e difusão de sua memória.

O imóvel pertenceu ao tenente-coronel Francisco de Paula Freire de Andrade e foi sede do Tribunal da Relação de Ouro Preto de 1874 a 1897. Com dois pavimentos, a construção e o respectivo terreno, que perfazem aproximadamente 800 m², estavam na posse de um empresário e a esposa, residentes em Ouro Preto, e foi desapropriado em benefício do Estado de Minas Gerais.

Em 6/11, o Decreto Estadual 530/2023 declarou de utilidade pública, para fins de desapropriação, o imóvel, que está situado no número 59 da atual Rua Conde de Bobadela. A decisão se baseou nas relevantes características da construção que, além de estar em boas condições arquitetônicas e estruturais, serviu de residência a um inconfidente e foi palco de encontros dos integrantes da Conjuração Mineira.

De acordo com o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, a criação desse espaço de arte, história e cultura na antiga Vila Rica tem um significado especial para a instituição. “Esse acontecimento, que ocorre na esfera das comemorações pelo sesquicentenário do Tribunal de Justiça, está longe de simplesmente somar mais um centro de saber a uma cidade que é tida como um verdadeiro museu a céu aberto. É um reconhecimento da importância da primeira sede político-administrativa para o Judiciário, a celebração de laços entre a nova e a antiga capital, recuperação de aspectos constitutivos da identidade mineira e nacional e a expansão das atividades culturais do TJMG”, afirmou.

Leia Também:  Criação recorde de postos de trabalho e upgrade histórico do destino Minas estão entre destaques da Cultura e do Turismo
Not-4---Assinatura-de-Decreto.jpg
O presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, assinou o decreto na condição de governador em exercício (Crédito: Gláucia Rodrigues/TJMG)

O presidente José Arthur Filho ressaltou que a iniciativa de instituir a Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), em 1988, foi de seu pai, o desembargador José Arthur de Carvalho Pereira, então presidente do TJMG. “Isso contribui para tornar esse fato particularmente tocante para mim, porque é como que a conclusão de um esforço iniciado há décadas, pelo mais caro de meus antecessores, e que continua, através dos tempos e sob a condução de diversas personalidades, com o fito de engrandecer a Justiça e oferecer à sociedade os frutos de nosso trabalho, para além da prestação jurisdicional”.

Conquista

Segundo o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, a localização do imóvel – próximo a igrejas, praças e monumentos que evocam outras épocas, bem como lutas e conquistas da nação brasileira – e o propósito a que se destina – instruir e enriquecer culturalmente os cidadãos – tendem a fazer do museu um presente para a comunidade local e a população em geral.

“Será um espaço educativo, propenso a atividades artísticas, de formação, lazer e aprendizado, para que a coletividade possa conhecer em profundidade suas raízes e tradições, com o diferencial de focalizar as mudanças e transformações da perspectiva da Justiça, que é um repositório das preocupações e realidades humanas”, disse.

Not---Presidente-concede-entrevista-aos-jornais-EM-e-o-Tempo-desembargador-Luiz-Carlos-Correa-Junior22.jpg
O corregedor, desembargador Corrêa Junior, enalteceu o potencial cidadão do empreendimento (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

Para o superintendente da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, trata-se de uma medida de elevado interesse público, que concretiza um antigo projeto, iniciado por gestões anteriores e finalizado na presidência do desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, “que sempre demonstrou especial sensibilidade e atenção aos assuntos de nossa memória institucional”.

“O belo sobrado foi construído por José Álvares Maciel, antigo capitão-mor da província de Minas Gerais, e ofertado por este à filha, Isabel Carolina de Oliveira Maciel. Posteriormente, serviu de morada ao tenente-coronel Francisco de Paula Freire de Andrade, inconfidente que capitaneou, sob aquele teto, diversas reuniões da conjura mineira, conforme está descrito nos Autos de Devassa da Inconfidência. Sabe-se, também, que foi nesse mesmo imóvel que foi idealizada a atual bandeira de Minas Gerais. Desse modo, à parte o fato de ter servido de base para a instalação do Tribunal da Relação, em 1874 – e estar permeada de tudo o que isso representou à época – o significado do prédio histórico vai muito além, e materializa os próprios ideais de Justiça do povo mineiro”, afirmou o desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant.

Leia Também:  TJMG participa da inaguração de Unidade Produtiva Horta Vila, em BH

“Declarada Monumento Nacional em 1933 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938 por seu singular conjunto arquitetônico e urbanístico, Ouro Preto – a velha e colonial Vila Rica – foi a primeira cidade do Brasil a ser declarada pela Unesco como patrimônio da humanidade, em 1980”, ressalta, ainda, o desembargador.

not---Bicentenario-da-independencia.-Des.-Marcos-Caldeira-Brant.jpg
O superintendente da Mejud, desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, salientou a relevância da edificação e da própria cidade de Ouro Preto para o patrimônio cultural (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O superintendente da Memória do Judiciário Mineiro ressaltou que o Poder Judiciário dispõe de acervo próprio para expor no espaço museal e de meios para preservar e manter o local, bem como conta com profissionais especializados para lidar com as peças e capacitados para recepcionar o público e informá-lo, de modo a contribuir para a defesa e valorização do patrimônio cultural.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Notícias relacionadas:abrigarhistoricojudiciariomineiromuseuprediopreto
Da Redação

Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

11 meses atrás

em

2024-12-25

Por

@gmaisbrazil

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Realizada mais uma etapa do concurso para abertura de novos cartórios

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo
  • Últimas Notícias
Coluna Minas Gerais10 horas atrás

Sistema e IMA: acordo amplia capacitação e certificação rural

Coluna Minas Gerais13 horas atrás

Minas amplia e fortalece malha aérea

ALPINÓPOLIS E REGIÃO1 dia atrás

Documentário “Memórias da Ventania” celebra Alpinópolis e convida o público a revisitar suas raízes

Coluna Minas Gerais2 dias atrás

Câncer tem alta letalidade no Triângulo

Coluna Minas Gerais2 dias atrás

Clubes SESI: o benefício que transforma lazer em qualidade de vida

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

ALPINÓPOLIS E REGIÃO1 dia atrás

Documentário “Memórias da Ventania” celebra Alpinópolis e convida o público a revisitar suas raízes

Há obras que informam. E há obras que, antes de qualquer coisa, tocam. Tocam como o vento passando pela pele,...

ALPINÓPOLIS E REGIÃO3 semanas atrás

Alpinópolis escreve sua própria história

  Há cidades que guardam suas histórias em silêncio — e há outras que resolvem contá-las. Nos dias 5 e...

ALPINÓPOLIS E REGIÃO4 semanas atrás

Enquanto o Estado celebra a indústria do álcool, o Brasil paga a conta social do vício

A expansão da indústria de bebidas alcoólicas no Brasil tem sido apresentada por autoridades como símbolo de progresso econômico, geração...

MINAS GERAIS

GERAL4 semanas atrás

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira...

ARTIGOS11 meses atrás

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está...

GERAL11 meses atrás

Relembre as principais ações do ex-presidente da Câmara

 Um Mandato que Fez História em Alpinópolis Hoje, 1º de janeiro de 2025, marca a posse de prefeitos, vice-prefeitos e...

POLÍCIA

Polícia11 meses atrás

Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café...

Polícia12 meses atrás

PCMG localiza foragido do sistema prisional em Passos

No dia 18 de novembro de 2024, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) localizou um homem de 27 anos,...

Polícia12 meses atrás

Em Alfenas Operação da Polícia Civil Desmantela Apologia ao Nazismo

Nesta terça-feira (17/12), a Polícia Civil de Minas Gerais realizou uma operação de cumprimento de mandado de busca e apreensão,...

ENTRETENIMENTO

EMOÇÕES5 dias atrás

Lançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio

  Por Alex Cavalcante Gonçalves Na noite de 19 de novembro de 2025, o Clube Campestre Escarpas do Lago, em...

ENTRETENIMENTO1 mês atrás

Alpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município

Evento idealizado pelo escritor e historiador Juliano Pereira de Souza contará com palestras, exposição de obras, exibição do documentário “Memórias...

COLUNA MG1 mês atrás

Alpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município

Evento idealizado pelo escritor e historiador Juliano Pereira de Souza contará com palestras, exposição de obras, exibição do documentário “Memórias...

MAIS LIDAS DA SEMANA

  • EMOÇÕES5 dias atrás

    Lançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio

  • ESPORTES5 dias atrás

    Marcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte

  • Coluna Minas Gerais5 dias atrás

    Arrecadação sobe 7,5% em Minas

  • Coluna Minas Gerais4 dias atrás

    Centro logístico tem expansão em Pouso Alegre

  • Coluna Minas Gerais3 dias atrás

    70 milhões em rede de eletropostos em Minas

  • Coluna Minas Gerais4 dias atrás

    Minas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025

  • Coluna Minas Gerais4 dias atrás

    Caravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)

  • Coluna Minas Gerais6 dias atrás

    Mais de 4 mil casos de dengue em JF

É proibida a reprodução total ou parcial de seu conteúdo sem a autorização por escrito do autor e / ou editor

nos siga nas redes sociais

Facebook Instagram Youtube Whatsapp

Hospedado por

Copyright © 2020 - 2022 | Todos os direitos reservados ao G MAIS BRAZIL

desenvolvido e hospedado por

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados ao G MAIS BRAZIL