Tribunal de Justiça

Presidente do STF e CNJ se reúne com presidentes de tribunais mineiros

Publicados

em

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou nesta segunda-feira (27/11), no Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), de reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso.

Not---Visita-Min.-Barroso-TRF-6.jpg
O presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, junto ao ministro Luís Roberto Barroso, a presidente do TRF6, desembargadora federal Monica Sifuentes, o ex-presidente do TJMMG, desembargador Fernando Armando Ribeiro, e os presidentes do TRE-MG, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, e do TRT-MG, desembargador Ricardo Antônio Mohallem (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Participaram do encontro a presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini; o desembargador Fernando Armando Ribeiro, ex-presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, representando o presidente, desembargador Rúbio Paulinho Coelho; e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais, desembargador Ricardo Antônio Mohallem.

A reunião foi para tratar, entre outros assuntos, sobre o Programa Justiça 4.0, que disponibiliza novas tecnologias e inteligência artificial, impulsionando a transformação digital do Judiciário. Um das metas é a integração plena dos Tribunais à Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br) e a qualificação dos dados transmitidos ao Codex (plataforma de extração de dados e informações processuais).

O ministro Barroso ressaltou a importância do encontro com os presidentes dos tribunais mineiros. “Falamos sobre vários temas, como o exame nacional da magistratura, e demos ênfase a dois gargalos da justiça brasileira, a execução fiscal e as ações contra o INSS. Também conversamos sobre o respeito às opções dos tribunais para adotarem o sistema de processamento eletrônico que preferirem”, disse .

Leia Também:  Presidente José Arthur Filho recebe levantamento da Agenda Social do TJMG

Sobre esse ponto, o ministro disse que o que se está tentando criar é uma interface única para todos os sistemas eletrônicos do Judiciário brasileiro. “O pedido que fiz ao presidente do tribunal estadual mineiro e à presidente do TRF6 foi de adesão à integração ao programa digital do Poder Judiciário, que nós queremos criar. Essa interface única é uma grande base de dados que se chama Codex, mas ela precisa ser integrada e alimentada por todos os tribunais, o que que vai ser um avanço muito importante na digitalização da justiça brasileira”, acrescentou.

not---Visita-Min.-Barroso-TRF-6--2-.jpg
A desembargadora Mônica Sifuentes, o desembargador José Arthur Filho e o ministro Luís Roberto Barroso, no encontro realizado no TRF6 (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Cartilha

Após a reunião, o presidente do STF e CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, participou do lançamento da Cartilha Equidade Racial, realizados pela Escola de Magistratura do TRF6. A presidente do TRF6, desembargadora federal Monica Sifuentes, saudou os presentes e disse que o evento marcou “o compromisso do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, assumido desde o inicio da sua implantação, com as políticas públicas sociais de gênero e raça”.

Leia Também:  Presidente José Arthur Filho conduz reunião de alinhamento de ações e metas para 2023

O ministro Barroso elogiou a iniciativa e afirmou que é militante da causa de longa data, desde o tempo em que atuou como advogado e procurador do Estado do Rio de Janeiro. “Sou defensor da equidade racial e considero esse um dos temas definidores da sociedade brasileira neste momento”, disse.

Em seguida, houve palestras do juiz federal Grigório Carlos dos Santos; juiz federal Paulo Alkimin Costa Jr; a doutoranda e mestre da UFMG Sabrina de Paula Braga; e o doutor e mestre pela PUC Klwonghi Bizawu,

A cartilha, com 28 páginas, apresenta um histórico com linha do tempo de normativas que enfrentam a desigualdade racial; conceitos; principais tipos de práticas racistas; informações sobre o Pacto Nacional pela Equidade Racial, entre outros.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Presidente José Arthur Filho recebe levantamento da Agenda Social do TJMG

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA