Tribunal de Justiça

Presidente do TJMG assina artigo com governador e corregedor-geral de Justiça

Publicados

em

Artigo assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; pelo governador do Estado, Romeu Zema; e pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, sobre cidadania e direitos humanos foi publicado na edição desta quinta-feira (27/7) do jornal Estado de Minas.

Com o título “Justiça e cidadania: os ares de Minas Gerais”, o texto aborda a importância de o poder público implementar medidas concretas que resguardem a cidadania e viabilizem o respeito eficiente e qualificado aos direitos fundamentais dos cidadãos.

Not-Artigo-Justica-e-cidadania.jpg
Artigo foi publicado nesta quinta-feira (27/7) (Crédito: Divulgação TJMG)

O artigo aponta a qualificação dos instrumentos de registro de pessoas presas e foragidas como uma grande inovação do Estado e um passo importante “na direção da real e efetiva proteção das liberdades individuais”.

Os autores do artigo afirmam que era fundamental a implantação de ferramenta nacional que oferecesse ao país o controle do quantitativo de presos. Mas ressaltam que era também primordial o resguardo das ferramentas já instituídas e em funcionamento em cada Estado, como em Minas, pois elas possibilitam que as ordens de prisão e soltura sejam comunicadas com eficiência e garantia de autenticidade aos órgãos de segurança.

Leia Também:  TJMG realiza sessão pública para divulgar notas da 2ª prova escrita do Concurso da Magistratura

O argumento dos autores é o de que esses mecanismos locais evitam falsificações e impedem os atrasos que mantêm preso quem deveria estar solto, ou ao contrário, preservam a liberdade de quem deveria estar preso.

A avaliação é a de que era importante a conjugação dos instrumentos locais e nacionais para que Minas pudesse aderir integralmente ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

E isso foi feito no Estado, de acordo com o artigo, em um trabalho conjunto do Executivo e do Judiciário mineiros, com a participação do CNJ. O resultado assegura a Minas posição de destaque, pois o Estado consegue, de uma só vez, aderir à plataforma nacional de controle de custódias de indivíduos sem deixar de lado o emprego de soluções locais.

Esses instrumentos, ressaltam os autores do artigo, aliados à implementação da identificação biométrica de todas as pessoas presas, já em curso em Minas, em parceria com o CNJ, garante mais proteção aos direitos de primeira ordem e evita custódias indevidas.

Leia Também:  Rastreabilidade individual de bovinos pode abrir novos mercados, diz presidente do Instituto do Agronegócio

Para o presidente do TJMG, José Arthur Filho, o governador de Minas, Romeu Zema, e o corregedor-geral de Justiça, Luiz Carlos Corrêa Júnior, Minas segue na vanguarda da cidadania e da liberdade no Brasil.

Leia aqui o artigo na íntegra.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Vice-corregedora conduz 1ª reunião sobre atualização do Código de Normas

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA