Tribunal de Justiça
Presidente do TJMG participa da solenidade de posse de novo conselheiro do TCE


O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou nesta quinta-feira (2/2) da solenidade de posse do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Agostinho Patrus. A cerimônia foi realizada no auditório Vivaldi Moreira, na sede do TCE, em Belo Horizonte.
Ex-deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus foi eleito para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas em outubro do ano passado. Ele passa a ocupar a vaga deixada pelo conselheiro Sebastião Helvécio, que se aposentou em 2021.
A solenidade de posse foi conduzida pelo presidente do TCE, Mauri Torres. Também participaram da mesa de honra, além do presidente José Arthur Filho e do conselheiro o vice-governador do Estado, Mateus Simões, representando o governador Romeu Zema; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite; o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargador Vallisney de Souza Oliveira; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia, representando o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas; o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman; a defensora-geral de Justiça de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias; e o subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas de Minas Gerais, Daniel Carvalho Guimarães.
O presidente José Arthur Filho elogiou a trajetória política do conselheiro Agostinho Patrus e desejou a ele sucesso no TCE. “Agostinho Patrus tem o espírito conciliador e do diálogo. Desejo a ele um trabalho coroado de êxito na nova missão”, disse.
Durante discurso, o conselheiro Agostinho Patrus relembrou a vida pública ao refletir sobre sonhos, considerando a grandeza do cargo para o qual foi empossado.
“Está plasmado no código genético dos tribunais de contas o importante papel de induzir a administração pública a adotar políticas capazes de enfrentar deficiências e fiscalizar a execução das medidas já implantadas. Isso faz com que o destinatário final da atuação do TCE seja o cidadão hipossuficiente, que precisa ser alcançado pelas verbas públicas aqui auditadas”, disse, agradecendo, de modo especial, à população de Minas Gerais.

“Agradeço às milhares de pessoas de todos os cantos do nosso estado que me confiaram a singular responsabilidade do exercício da representatividade. Chego ao dia de hoje com uma bagagem maior do que quando ingressei na vida pública”, frisou o conselheiro do TCE, que efetuou a leitura do termo de compromisso e foi agraciado pelo Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria Alckmin, recebido das mãos do presidente Mauri Torres.
“Agostinho Patrus vai enriquecer a corte de contas e terá uma grande responsabilidade ao ocupar a cadeira do conselheiro Sebastião Helvécio, pelo trabalho que ele realizou”, disse o presidente do TCE, Mauri Torres.
Representando o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, o ministro Antonio Anastasia destacou a importância do cargo ao considerar o Tribunal de Contas uma vertente fundamental da democracia.
“Não só cuidando da boa aplicação dos recursos públicos, passamos também a tutelar a eficiência da gestão, a identificação dos bons resultados da administração. Esse novo patamar permite ao Brasil avançar entre as ações mais desenvolvidas. Desse modo, conselheiro Agostinho Patrus, com grande satisfação lhe dou, em nome do TCU, as boas vindas ao sistema do controle externo”, disse.
Já o vice-governador do Estado, Mateus Simões, afirmou ter a certeza de “contar, a partir de agora, com o homem público Agostinho Patrus em uma função tão nobre quanto as que exerceu antes, com a mesma responsabilidade para que os mineiros possam usufruir não só de contas seguras, mas também de políticas públicas cada vez mais efetivas”.
Presenças
Participaram também da solenidade o ex-presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais; o superintendente adjunto da Memória do Judiciário (Mejud) do TJMG, desembargador Antônio Carlos Cruvinel; os desembargadores José Afrânio Vilela e José Marcos Rodrigues Vieira; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; o ex-governador do Estado de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho Júnior; além de conselheiros do TCEMG, deputados estaduais, federais, magistrados e demais autoridades.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: TJMG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais