Tribunal de Justiça
Presidente do TJMG participa de lançamento do livro “Termo de Referência”

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou, nesta terça-feira (19/9), do lançamento do livro “Termo de Referência – O Impacto da Especificação do Objeto e do Termo de Referência na Eficácia das Licitações e Contratos”, no espaço Palazzo, no bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte. A obra é de autoria da assessora técnica especializada da Presidência do TJMG, Tatiana Camarão, conjuntamente com o advogado Jair Eduardo Santana e a professora Anna Carla Duarte Chrispim. O lançamento contou com a presença de diversas autoridades do meio jurídico, magistrados, diretores e servidores do TJMG, entre outros convidados.

A obra mostra que é no Termo de Referência que se encontram os “códigos genéticos” da licitação ou do contrato que vier a ser lavrado. Por isso, torna-se fácil concluir a importância do TR, que é um documento obrigatório e necessário para a contratação feita pelo Poder Público. O presidente José Arthur Filho disse que foi um prazer prestigiar o evento. “Tenho certeza que essa obra será de muita referência e importância, pois já trata da nova lei. Será indubitavelmente uma leitura obrigatória”, afirmou
A assessora técnica da Presidência, Tatiana Camarão, afirma que a edição traz informações complementares de acordo com a Lei 14.133/2021. ”Fizemos o relançamento e adequação desse livro por conta da nova lei, que deve virar a chave agora em dezembro deste ano. É o livro mais vendido sobre o tema, que trata da fase preparatória para ajudar nas contratações públicas. E, além de trazer informações importantes, também contém uma parte prática. É uma publicação bem interessante, por ser bem prática e de fácil compreensão”, disse.
Também participaram do lançamento do livro, entre ouros convidados, o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas; a 3ª vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; os desembargadores Delvan Barcelos Júnior, Mônica Libânio Rocha Bretas, Marcelo Milagres e Tiago Gomes de Carvalho Pinto; os juízes auxiliares da Presidência Thiago Colnago, Raquel Gomes e Marcela Novais; o chefe de Gabinete da Presidência, Adriano da Silva Ribeiro; o secretário de Governança e Gestão Estratégica do TJMG, Guilherme Augusto Mendes do Valle; a diretora executiva de Logística e Sustentabilidade do TJMG, Selmara Alves Fernandes, e o diretor executivo de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional (Deplag), João Vitor Silveira Rezende.
O desembargador Alberto Vilas Boas ressaltou a relevância de obras jurídicas como a que foi relançada. “Essas publicações são muito importantes para que o administrador tenha uma referência técnica para saber construir os projetos de administração e projetos licitatórios. Enfim, tudo o que envolve a administração pública tem que ser feito com muito cuidado. A obra jurídica é uma referência porque é através dos doutrinadores que conseguimos aprender bem os conceitos e aplicá-los”, disse.
A desembargadora Ana Paula Caixeta afirmou que a obra amplia o conhecimento de todos os envolvidos com a administração pública. “Nós, como instituição pública, trabalhamos com contratos e licitações a todo o momento. Os autores estão de parabéns e tenho certeza de que será um livro muito proveitoso”, disse.
Sobre os autores
Tatiana Camarão é mestra em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); diretora da área de Direito Público da Escola Superior de Advocacia (ESA-MG); consultora jurídica na área de Direito Público de órgãos públicos e empresas privadas; palestrante e professora de cursos de capacitação, além de coautora dos livros “Licitações e contratos: aspectos relevantes” e “Manual prático do pregão”.
Jair Eduardo Santana é advogado e jurista; especialista em Governança Pública; mestre em Direito do Estado pela PUC de São Paulo; consultor de entidades públicas e privadas e professor em cursos de pós-graduação. Ele atua na capacitação de servidores públicos de todas as esferas de governo e também é autor de diversos artigos e livros publicados.
Anna Carla Duarte Chrispim é mestra em Direito Público; especialista em docência do ensino superior pela PUC Minas; procuradora da Fazenda Nacional, atualmente dedicada à Direção Regional da Escola da Administração Fazendária (Esaf) em Minas Gerais e atua também na capacitação de servidores em todas as esferas de governo.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas