Tribunal de Justiça

Presidente do TJMG participa de solenidade de posse no TRE-MG

Publicados

em

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou, nesta quinta-feira (15/6), da solenidade de posse do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Octávio Di Nigris Boccalini, e do vice-presidente e corregedor da Corte Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Ramon Tácio.

O evento contou com a presença de várias autoridades, como a ministra do Supremo Tribunal Federal Carmen Lúcia; o governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite; e o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman.

not-posse-tre.jpeg
Solenidade foi realizada no auditório Desembargador Leal da Paixão, na sede do TRE-MG (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O desembargador Octávio Di Nigris Boccalini, até então era o vice-presidente e corregedor do TRE-MG e substituirá o desembargador Maurício Torres na Presidência. Ele e o desembargador Ramon Tácio foram eleitos em sessão da Corte Eleitoral em 30 de março, e exercerão os cargos até junho de 2024. Neste período, terão a responsabilidade de conduzir os preparativos da Justiça Eleitoral mineira para as Eleições 2024.

not-posse-tre-mesa.jpeg
Entre as autoridades que compuseram a mesa de honra, o presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, a ministra Cármen Lúcia, o governador Romeu Zema e o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

Reconhecimento

O presidente José Arthur Filho desejou sucesso à gestão dos desembargadores Octávio Di Nigris Boccalini e Ramon Tácio. “São dois magistrados competentes que farão um grande trabalho no TRE-MG, a começar pelas eleições do próximo ano. A Corte está muito bem servida”, ressaltou o presidente José Arthur Filho. Ele também destacou a presença na posse da ministra Carmen Lúcia. “Ela é uma grande mineira, nascida em Espinosa, e fez questão de estar em Belo Horizonte prestigiando o evento”, completou.

O desembargador Maurício Torres Soares, que deixou o cargo de presidente, agradeceu a todos os magistrados e servidores que, segundo ele, foram preponderantes para o êxito da sua gestão. “Passei dois anos à frente da Corte Eleitoral e foi um período muito feliz, quando desenvolvemos trabalhos de excelência reconhecidos pelo Superior Tribunal Eleitoral”, pontuou.

not-posse-tre-6.jpeg
A ministra Carmen Lúcia destacou o importante papel do TRE-MG nas eleições (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

Logo após o discurso de despedida, o desembargador Maurício Torres Soares foi homenageado com uma placa alusiva à sua gestão, entregue pela ministra Carmen Lúcia e pelo presidente da Associação dos Magistrados Mineiros, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos.

Leia Também:  Gilberto Diniz toma posse como presidente do TCEMG em 15 de fevereiro

O presidente Octávio Boccalini e o vice-presidente Ramon Tácio prestaram compromisso e assinaram o termo de posse, de acordo com o Regimento Interno do TRE-MG.

Fake news

O novo presidente do TRE, desembargador Octavio Boccalini, reafirmou o compromisso de conduzir a Corte Eleitoral em prol da democracia, com a realização de eleições livres e seguras. “Uma de nossas frentes é combater com vigor as fake news que tanto prejudicam que informações verdadeiras cheguem aos eleitores. Também queremos difundir a matéria eleitoral para as escolas do Poder Judiciário, escolas das associações e escolas de base. Nosso objetivo é levar a justiça eleitoral ao cidadão”, garantiu o presidente do TER-MG.

Democracia

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, parabenizou os empossados e desejou sucesso na gestão. “Ambos desembargadores, além dos demais membros da Corte Eleitoral, conduziram muito bem as eleições do ano passado. Agora eles tem a responsabilidade de conduzir as próximas eleições no ano que vem. Assegurar uma justiça eleitoral independente e sólida é fundamental para a continuidade da democracia ” afirmou o governador.

A ministra do Supremo Tribunal Federal Carmen Lúcia destacou o importante papel do TRE-MG nas acirradas eleições do ano passado. “Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do país e sempre foi um grande exemplo para a democracia brasileira. Tenho certeza que o TRE repetirá o grande trabalho nas próximas eleições “, ressaltou a ministra.

not-posse-tre-pres-boccalini.jpeg
O presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, e o novo presidente do TRE-MG, desembargador Octávio Di Nigris Boccalini (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

Outras Presenças

Também participaram da solenidade o corregedor-geral de justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior; o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas; o superintendente de Segurança Institucional e ex-presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes; o superintendente administrativo adjunto e também ex-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida; o também ex-presidente e atual presidente da Escola Nacional da Magistratura, desembargador Nelson Missias de Morais; os desembargadores do TJMG, Carlos Henrique Perpétuo Braga, Paula Cunha e Silva, Afrânio Vilela, Rinaldo Kennedy, Marco Aurélio Ferenzini, Alberto Diniz, Henrique Abi-Ackel, Marcos Vieira, Sérgio André da Fonseca Xavier, Maria Lúcia Caruso, Maurício Pinto Ferreira, Amauri Pinto Ferreira, Pedro Bernardes, Joemilson Donizetti, Antônio Carlos Cruvinel, José Edgard Pena Amorim, Domingos Coelho, Rogério Medeiros, Alexandre Victor de Carvalho, Júlio César Lorens, Paulo de Tarso Tamburini, Carlos Roberto de Faria, Vicente de Oliveira, Newton Teixeira Carvalho, Moacyr Lobato, Jayme Silvestre Correa Camargo, Enéias Xavier, Marcelo Pereira da Silva, Rui de Almeida Magalhães, Fábio Torres de Souza, Cristiano Lago e José Eustáquio Lucas Pereira.Também prestigiaram a posse o senador Carlos Viana; o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Ricardo Mohallen; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Gilberto Dinis; a defensora pública de Minas Gerais, Raquel Costa Dias; além de advogados, magistrados eleitorais de outros Estados, magistrados do TRE-MG, secretários de Estado, promotores, representantes das Polícias Civil e Militar, entre outros.

Leia Também:  Conselheiro do TCE participa de cerimônia de conclusão de curso de formação técnico-profissional na Polícia Civil mineira

Trajetórias

Octavio Boccalini é graduado em Direito pela Universidade Católica de Santos (SP) e ingressou na magistratura mineira em 1993. Foi Juiz de Direito nas Comarcas de Silvianópolis, Espinosa, Monte Azul, João Pinheiro, Pouso Alegre, São Gonçalo do Sapucaí, Itajubá e Belo Horizonte, de 1993 a 2014.

Atuou como juiz eleitoral entre 2007 e 2009; integrou a Corte na classe juiz de Direito de 2009 a 2013; como desembargador substituto de junho de 2020 a junho de 2022 e, desde então, ocupa a Vice-Presidência e Corregedoria do TRE-MG.

Ramom Tácio graduou-se em Direito pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM), é mestre e doutor em Direito Público. Ingressou na magistratura em 1990. Foi juiz nas comarcas de Juiz de Direito nas Comarcas de Campo Belo, Candeias, Frutal, Itaúna e Belo Horizonte.

No TRE, foi diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral de junho de 2016 a junho de 2017. Desde junho de 2021 ocupa uma vaga de desembargador substituto na Corte Eleitoral.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Presidente do TJMG conduz reunião do Conselho da Magistratura

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA