Tribunal de Justiça
Presidente do TJMG recebe relatório sobre o Plano de Logística Sustentável em 2022

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu, nesta terça-feira (28/2), o relatório de desempenho do Plano de Logística Sustentável do TJMG em 2022. O documento foi entregue pelo superintendente do Núcleo Socioambiental do Tribunal, desembargador Wanderley Salgado de Paiva; pela juíza auxiliar da Presidência e coordenadora do Núcleo Socioambiental, Marcela Maria Pereira Amaral Novais, e pela diretora-executiva do Centro de Sustentabilidade, Selmara Alves Fernandes.

O relatório traz indicadores relativos a itens como papel, copos descartáveis, água envasada em embalagem plástica, impressões, energia elétrica, reformas e construções, limpeza, vigilância, telefonia, veículos, combustível, apoio ao serviço administrativo, aquisições e contratações, qualidade de vida, água e esgoto, gestão de resíduos e capacitação em sustentabilidade como campanhas, cursos e ações solidárias.
“É um prazer muito grande receber esse relatório de desempenho de logística sustentável. O tribunal mais uma vez inova, com um olhar firme e direto para a sustentabilidade. O TJMG sai na frente, na vanguarda, fazendo economias expressivas e praticando o que há de mais moderno nessa seara. Parabenizo todos os envolvidos na comissão que realizaram um projeto robusto e de muito fôlego”, afirmou o presidente do TJMG.
Economia sustentável
O desembargador Wanderley Paiva assumiu a Superintendência do Núcleo Socioambiental em 1º de julho de 2022. Ele ressaltou os bons resultados em curto prazo de trabalho. “Reunimos um relatório substancioso nesta curta gestão. O relatório traz quanto já economizamos de água, energia, papel, combustível e em muitos outros tópicos. Estamos economizando bastante para o TJMG, inclusive com aluguel também. As novas edificações dos novos fóruns já vem com energia solar e, com isso, o meio ambiente agradece. Esta é a nossa prestação de contas em relação a todo o estado e o foco principal é a economia em energia, água e papel”, afirmou.
Segundo dados do relatório, no quantitativo total de papel consumido pelo TJMG, em 2022, houve uma redução de 8.041 resmas em relação a 2021. Desde 2019, já houve uma diminuição de 38,4%. Em relação à energia elétrica, o TJMG realizou diversas ações para a diminuição do consumo, como a introdução de aparelhos de ar-condicionado do tipo Split, substituição das lâmpadas por LED e campanhas de conscientização quanto ao uso racional da energia elétrica. Em 2022, houve redução de 10,6% em relação a 2021.
“O TJMG está empenhado em cumprir da melhor forma possível a resolução nº 400 do Conselho Nacional de Justiça e, por isso, foi criado todo esse planejamento. Agora, vamos avaliar consumo do ar-condicionado. Estamos monitorando essas demandas no estado para tentar reduzir os números por meio da substituição por equipamentos mais conscientes. A questão do consumo de papel também é prioritária e estamos fazendo videoconferências com as administrações dos foros para tentar entender e conscientizar os administradores do controle do estoque”, disse a juíza Marcela Novais.
Início
Em 2015, o CNJ editou a Resolução 201, atualizada recentemente pela Resolução CNJ nº 400, que sistematizou e institucionalizou a responsabilidade socioambiental no âmbito do Poder Judiciário. A partir daí, o TJMG, por intermédio do Núcleo Socioambiental, instituiu e fomentou boas práticas de gestão, para o combate ao desperdício dos recursos naturais e o incentivo ao uso sustentável e racional de bens públicos.
A primeira edição do Plano de Logística Sustentável (PLS) do TJMG foi aprovada para o período de 2015 a 2020, sob as diretrizes da Resolução 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com avanços significativos nos eixos relativos ao uso racional de recursos naturais e bens públicos, gerenciamento de resíduos, à sensibilização e capacitação do corpo funcional e à qualidade de vida no ambiente de trabalho.
A segunda edição do PLS para o período de 2021 a 2026 traz as adequações às diretrizes da Resolução CNJ nº 400/2021 e novas metas e desafios para a gestão sustentável, relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: TJMG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor