Tribunal de Justiça
Presidente José Arthur Filho abre a 28ª Semana do Servidor


O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, abriu, nesta segunda-feira (23/10), a 28ª Semana do Servidor, com o tema “TJMG 150 anos: Fazemos História”. Realizado no auditório do Tribunal Pleno, no Edifício-Sede do TJMG, o evento foi marcado pelas homenagens da Corte Mineira aos servidores com 30 anos de serviços prestados, pelas entregas dos certificados aos agraciados com o título de Servidor do Ano e pelo anúncio das equipes vencedoras da gincana dos servidores, promovida pelo TJMG. A cerimônia foi transmitida pelo canal do TJMG no Youtube.
Além dos servidores homenageados, compareceram à cerimônia familiares, magistrados e membros da Direção do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O evento foi iniciado com a interpretação dos hinos Nacional e do Poder Judiciário pelo Grupo de Câmara da Orquestra Jovem do TJMG.
Criada em 1995, a Semana do Servidor tem o propósito de comemorar o Dia do Servidor Público e homenagear os colaboradores do TJMG. Todos os anos, a comemoração é realizada no mês de outubro, com diferentes temas a cada ano e promoção de palestras, shows, concursos e várias outras atividades para promover integração entre os colaboradores.
O presidente José Arthur Filho reiterou, ao abrir oficialmente a 28ª Semana do Servidor, o significado do slogan “TJMG 150 anos: Fazemos História”. “A temática é um convite para revisitarmos acontecimentos passados, exercício necessário para uma melhor compreensão sobre o nosso presente. Mas o slogan escolhido é também, e sobretudo, um chamado à tomada de consciência de que cada de nós é protagonista na construção da trajetória da nossa instituição. Afinal, são nossas ações diárias que compõem o tecido vivo de que é feita a história do Tribunal de Justiça de Minas”, disse.

Gratidão
O presidente José Arthur Filho agradeceu aos mais de 15 mil servidores do Judiciário pelo excelente trabalho desenvolvido. “Se não fosse o comprometimento desse exército de agentes públicos, o TJMG não seria hoje reconhecido como um dos tribunais estaduais mais produtivos do país, despontando como líder em tantos aspectos”, afirmou.
O magistrado reconheceu o espírito cívico e o senso de dever público dos servidores que atuam nas 298 comarcas do Estado, mesmo diante de algumas situações adversas. “Os esforços dessas pessoas têm nos permitido democratizar o acesso à justiça, dar mais celeridade à prestação jurisdicional e modernizar a Corte mineira”, reiterou.
O corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior, enfatizou o papel imprescindível dos servidores para o bom funcionamento do Poder Judiciário. “Os servidores são imprescindíveis para o estado democrático de Direito. Somos nós servidores e servidoras públicas do Poder Judiciário que resguardamos os direitos do cidadão e da cidadã. Somos nós que no dia a dia de trabalho lidamos com as dores, angústias e com frustrações daqueles que nos procuram. O servidor é, antes de mais nada, um ombro amigo. É aquele que concilia, que dá conselhos e aquele que tem a dedicação de servir ao próximo”, afirmou.

30 anos de TJMG
Durante a solenidade, o Tribunal de Justiça homenageou servidores que completaram 30 anos de serviços prestados ao Judici´´ario estadual e que atuam na 1ª Região (Comarca de Belo Horizonte); na 2ª Região (abrange 38 comarcas); e na Comarca de Juiz de Fora.
O presidente José Arthur Filho enalteceu a trajetória de sucesso e perseverança de cada um dos agraciados. “Há três décadas, esses homens e essas mulheres abraçaram o serviço público, após disputarem um concurso extremamente concorrido. Cada um deles certamente guarda a memória dos inúmeros sacrifícios que teve de enfrentar, até que tivesse a alegria de ver seu nome entre os aprovados e, finalmente, entre os nomeados para tomar posse como servidor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais”, disse.
Ele citou ainda os avanços presenciados pelos servidores ao longo dos últimos 30 anos. “Esses profissionais assistiram ao início da informatização da Justiça, ao surgimento do PJe e de inúmeros outros sistemas eletrônicos e à emergência de ferramentas de gestão inovadoras, que exigiram o abandono de antigas práticas e a aprendizagem de novos saberes”, afirmou.
“Nossas expectativas são de que, nesse período, as senhoras e os senhores tenham encontrado no Tribunal um espaço de autorrealização, de solidariedade, de construção de sólidas amizades e de vasta aprendizagem. O conhecimento imensurável que acumularam, ao longo desse tempo, integra hoje a maior riqueza da nossa instituição”, acrescentou o presidente do TJMG.
A homenageada Margarete Silva Rodrigues, servidora da Comarca de Belo Horizonte, se sentiu honrada com a homenagem. “É uma vida aqui dentro do Tribunal. Tenho muito orgulho de trabalhar nesta instituição. Se eu pudesse voltar no tempo, faria tudo de novo porque gosto muito do que faço”, disse.
A servidora Vera Lúcia de Almeida, que atua na 16ª Câmara Cível Especializada, ficou emocionada com o reconhecimento. “Para mim foi uma surpresa muito gratificante, fiquei até emocionada. Eu já poderia ter aposentado, mas continuo trabalhando porque amo o que faço e quando amamos o que fazemos tudo fica mais leve e suave”, salientou.
A servidora da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), Meire Aparecida Furbino Marques, agradeceu ao TJMG pelo aprendizado e desenvolvimento pessoal e profissional ao longo destes 30 anos. “É um momento de muito agradecimento pela instituição que me permitiu os valores da moral e da ética. Depois de 30 anos, chegar neste dia é uma vitória. Estou muito feliz e emocionada”, afirmou.
O representante e orador dos servidores foi o servidor da 2ª instância Leonardo Augusto da Cruz Vitorino, que, em seu discurso, destacou os aprendizados e amadurecimento nestas três décadas de Tribunal.
“Passamos grande parte dessa vida dentro deste Tribunal, cumprindo com os nossos deveres, servindo a sociedade e trabalhando para os fins da pacificação social. Muitos de nós casaram, separaram, tiveram filhos, construíram famílias e, assim, realizamos sonhos. Podemos dizer que o coração está em paz, tivemos uma história rica e cheia de desafios vencidos”, frisou.

Servidor do Ano
O TJMG homenageou também os agraciados com o título de “Servidor do Ano” em comarcas da 1ª e da 2ª Região e na Comarca de Juiz de Fora. O presidente José Arthur Filho agradeceu aos homenageados pela postura exemplar. “Em comum, esses profissionais se sobressaem, entre os pares, pela excelência com que exercem a missão que abraçaram, dedicando-se com absoluta integridade, competência e operosidade às suas funções, sempre tendo como norte o interesse público”, ressaltou.
Um dos agraciados foi o colaborador terceirizado Leonardo Capruni Andrade, da Comarca de Passatempo. Ele iniciou no judiciário em 2016 como estagiário e atualmente exerce o cargo de assistente de apoio de gestores de unidades judiciárias. “Hoje é a realização de um grande esforço, de um trabalho percorrido durante anos. Esse reconhecimento é a materialização de bons resultados do meu trabalho e fico muito feliz de estar aqui realizando um sonho”, disse.
O colaborador terceirizado Alisson Rodrigues, da Comarca de Santa Luzia, também agraciado com o título de “Servidor do Ano”, destacou o amor que sente por atuar no Poder Judiciário. “Eu amo o que faço. Amo acordar e saber que vou trabalhar com uma equipe maravilhosa”, afirmou.
Gincana
Nesta edição, os servidores das diversas comarcas mineiras foram desafiados a participarem de uma gincana. A competição incluiu tarefas como doações para entidades, instituições ou ONGs que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade social; quiz sobre iniciativas da Corte Mineira; e apresentações culturais.
Segundo o presidente José Arthur Filho, a atividade permitiu situações de congraçamento e diversão, o que ele avaliou como “imprescindíveis para a instituição”. A equipe “VEP Solidariedade em Ação”, da Comarca de Divinópolis, foi a vencedora da gincana. O grupo é formado pelas servidoras Aline de Morais Nunes Couto Lauar, Camila Rodrigues da Silva, Fernanda Aparecida Barbosa, Juliana Santos Queiroz e Larissa Bernardes Silva.

A servidora Fernanda Aparecida Barbosa agradeceu o TJMG pela oportunidade de poder exercer um trabalho social dentro da instituição. “Foi uma honra e uma oportunidade poder colocar em prática o desejo que temos de ajudar o próximo. O Tribunal nos deu a oportunidade conseguir trazer a solidariedade dentro da instituição, principalmente em Divinópolis”, disse.
Em segundo lugar ficou a equipe “JPE – Justiça Por Elas”, formada pelas servidoras Marina Vieira Ribeiro, Keyla da Cruz Salvo, Giovanna Roberta Oliveira Ribeiro, Nádia Martins Rosa e Sheyla de Oliveira Santos. A equipe “Ação Coletiva: KG AdeJess²” ficou em terceiro lugar. As integrantes são Gisele Luiza Soares Moura, Jessica Melo Mendonça, Jéssica Luiza Pinto Mesquita, Adivane Natália de Paula Alberto Antoniazzi e Karen Pires Costa.
Presenças
Participaram da mesa de honra, além do presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, e do corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, o 1º vice-presidente, desembargador Alberto Vilas Boas; a superintendente adjunta da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargadora Lilian Maciel, representando o 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Renato Luís Dresch; a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior; a superintendente administrativa adjunta de Gestão Estratégica do TJMG, desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso; o superintende administro adjunto de Governança do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o 2º vice-presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça de Minas Gerais (Serjusmig), Ronaldo Ribeiro Junior; e o diretor-geral do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Minas Gerais (Sindojus), Eduardo Rocha Mendonça Freitas.
Veja aqui mais fotos da cerimônia.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor