Tribunal de Justiça
Presidente José Arthur Filho participa da solenidade de posse no TJMMG


O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou, nesta quinta-feira (21/3), da solenidade de posse da nova Direção do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG). O novo presidente é o desembargador militar Jadir Silva, que assumiu a Corte Militar para o biênio 2024/2026, em substituição ao desembargador militar Rubio Paulino Coelho. A solenidade foi realizada no Auditório da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais.
Também foram empossados, no cargo de vice-presidente, o desembargador militar James Ferreira Santos; no cargo de diretor da Escola Judicial Militar, o desembargador militar Fernando Galvão; no cargo de corregedor-geral de Justiça Militar de Minas Gerais, o desembargador militar Sócrates Edgard dos Anjos; no cargo de ouvidor, o desembargador militar Fernando Armando Ribeiro; e no cargo de ouvidora da Mulher, a juíza Daniela de Freitas Marques.
“Grande honra”
O presidente José Arthur Filho desejou uma profícua gestão aos empossados, além de parabenizar o desembargador militar Rubio Paulino Coelho pelo trabalho à frente da Corte Militar, no biênio 2022/2024.

“É uma grande honra para mim, na condição de presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, participar desta solenidade de posse da nova diretoria da Corte Militar mineira e poder expressar publicamente, neste ato, as minhas efusivas congratulações e os meus desejos de uma gestão de excelência a cada um dos empossados”, disse o presidente.
“Os desembargadores empossados pertencem a uma estirpe de integrantes do poder público virtuosos, tomando o conceito de virtude cunhado pelo pensador romano, e que se funda nestes quatro pilares: temperança, coragem, prudência e justiça”, acrescentou.
Bem comum
O presidente José Arthur Filho tambpem recordou, com gratidão, a homenagem recebida pelo TJMG da Corte Militar, em novembro do ano passado, pelos seus 150 anos de criação. “Na ocasião, tive ainda a honra de receber o Colar do Mérito do Judiciário Militar”, afirmou.
Ele destacou ainda que, na linha do tempo da trajetória do Poder Judiciário em Minas Gerais, um dos marcos que sobressaem, entre os mais relevantes, é a criação da Justiça Militar estadual, em novembro de 1937, como desdobramento das inovações introduzidas pela Constituição de 1934.
“A justiça especializada juntou-se assim ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em sua a missão de promover o bem comum e a paz social”, finalizou o presidente José Arthur Filho.
Quatro eixos
O presidente do TJMMG no biênio 2020/2022, desembargador militar Rubio Paulino Coelho, disse que em sua gestão foram estabelecidos quatro eixos que trataram da valorização dos servidores e magistrados; da modernização tecnológica da Corte Militar; do aprimoramento da Governança administrativa; e do fortalecimento da imagem institucional do TJMMG com outras instituições.
“Foram dois anos intensos de atividade e conseguimos dar um grande salto, ao atingir todas as metas determinadas pelo Conselho Nacional de Justiça e fomos premiados com o Selo Diamante, o que para nós foi muito importante. Na nossa governança interna também aprimoramos nosso trabalho. Atualmente, dentro do TJMMG, um processo é julgado em 291 dias, o que comprova a nossa celeridade”, salientou.

Parcerias
O presidente empossado do TJMMG, desembargador militar Jadir Silva, agradeceu a presença de todos e garantiu que buscará realizar uma gestão balizada pelos pilares estabelecidos na administração que se encerra.
“Com o sentimento de gratidão, assumimos a Direção do TJMMG em condições muito confortáveis, após uma grande gestão institucional de liderança e realizações, por parte do desembargador militar Rubio Paulino. A Corte Militar traz equilíbrio para as instituições. E continuaremos a contar com a parceria com as demais instituições como o TJMG, e com os Poderes Executivo e Legislativo”, salientou.
Trajetória
Natural de Esmeraldas-MG, o desembargador militar Jadir Silva ingressou, em 1971, no Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), tendo sido declarado Aspirante-a-Oficial em dezembro de 1974. Formou-se como bacharel em Direito em dezembro de 1979 pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É mestre em Direito pela UFMG e fez carreira no magistério como professor titular de Direito Penal da Faculdade de Direito Milton Campos, professor de Direito Penal na Faculdade de Direito de Sete Lagoas, e professor de Direito e Processo Penal da Faculdade de Direito de Itaúna.
Na Justiça Militar Estadual, iniciou a trajetória como advogado de ofício, concursado em 1980. Cinco anos depois, também por concurso, passou a juiz-auditor substituto e, em fevereiro de 1986, entrou em exercício como juiz-auditor da 3ª Auditoria Judiciária Militar. Já como desembargador militar, assumiu os cargos de corregedor, de vice-presidente e, de 2010 a 2012, de presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais – posto que ocupará pela segunda vez.
Dispositivo de honra
O dispositivo de honra do evento foi composto pelo presidente do TJMMG, desembargador Rubio militar Paulino Coelho; pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça Militar, ministro e tenente-brigadeiro do Ar, Francisco Joseli Parente Camelo; pelo presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho; pelo vice-governador do Estado, Matheus Simões; pelo presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, desembargador militar Ênio Rossetto, pela procuradora de Justiça de Minas Gerais Elba Rondino; pelo comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Rodrigo Piassi do Nascimento; pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; pelo novo presidente do TJMMG, desembargador militar Jadir Silva; pelo presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, conselheiro Gilberto Diniz; pelo secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Minas Gerais, Sanders Rodrigues; pela defensora pública Letícia Barra Vieira; pelo deputado federal Nikolas Ferreira; e pelo deputado estadual Sargento Rodrigues.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem