Tribunal de Justiça

Presidente José Arthur Filho propõe estudar criação de Fórum Digital em aldeia Xakriabá

Publicados

em

Not---Presidente-com-a-Dep-Celia-Xacriaba._2.jpg
A deputada federal Célia Xakriabá agradeceu o apoio do TJMG aos povos indígenas de Minas Gerais (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu nesta quarta-feira (12/7) a deputada federal Célia Nunes Correa (Psol), também conhecida como Célia Xakriabá. A parlamentar apresentou ao presidente várias demandas relacionadas à Comarca de Manga, no Norte de Minas, e ao povo Xakriabá, cuja aldeia está instalada na região.

A deputada Célia Xakriabá solicitou ao presidente José Arthur Filho que a comarca não seja rebaixada à 1ª Instância, o que a faria ter apenas vara única. A Comarca de Manga perdeu a segunda vara após a criação da Comarca de Jaíba, em janeiro de 2020, quando mais de 60% das demandas foram transferidas para a nova unidade.

Ação inovadora

O presidente José Arthur Filho disse que é sensível às questões indígenas e propôs estudar a criação de um Fórum Digital dentro da aldeia Xakriabá, em uma ação inovadora do Poder Judiciário.

Atualmente, a Comarca de Manga não possui magistrado titular para ocupar uma das varas, fato que também provoca acúmulo de processos.

Leia Também:  GMF faz treinamento com entidades da sociedade civil para uso do Fale com o TJMG

“A parlamentar Célia Xakriabá nos trouxe uma demanda importante da região de Manga. Os chamados fóruns digitais são uma grande inovação do TJMG e resolveríamos grande parte dos problemas da comarca com a instalação do primeiro fórum digital dentro de uma aldeia indígena, o que será estudado”, afirmou o presidente José Arthur Filho.

Segundo o presidente José Arthur Filho, a instalação de um fórum digital na aldeia seria uma solução para agilizar processos, promover mediação por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), além de outros serviços para a população indígena, como emissão de identidades e títulos de eleitor, o que evitaria o deslocamento da aldeia.

A deputada Célia Xakriabá afirmou que a visita também teve o objetivo de saudar as iniciativas do TJMG com relação aos povos indígenas em Minas Gerais, principalmente o povo Maxakali, na Comarca de Águas Formosas, região Nordeste do Estado.

Not---Presidente-com-a-Dep-Celia-Xacriaba._4.jpg
O presidente José Arthur prometeu analisar as principais questões relativas à Comarca de Manga (Crédito: Euler Junior/TJMG)

“Precisamos de um novo olhar para o povo Xakriabá, atendido pela Comarca de Manga, que atualmente está sem um magistrado titular. Precisamos fortalecer os povos indígenas e contamos com a ajuda do Tribunal de Justiça”, frisou a parlamentar.

Leia Também:  TJMG inaugura Fórum Digital de Venda Nova

Presenças

A deputada Célia Xakriabá estava acompanhada dos assessores Joviano Maia e Werymehe Pataxó, e da assessora da vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputada estadual Leninha, Clara Moreira. Também participou do encontro o juiz auxiliar da Presidência do TJMG Thiago Colnago. O prefeito de Manga, Anastácio Saraiva, e o presidente da Ordem dos Advogados subseção Manga, João Victor Tavares, participaram por meio de videoconferência.

Os fóruns digitais

Os fóruns digitais integram o Programa Justiça Eficiente 5.0, um dos pilares da atual gestão. São pontos de atendimento eletrônicos que viabilizam a prestação de serviços pelo Judiciário e por órgãos conveniados. Os fóruns digitais serão preferencialmente instalados em cidades que não são sedes de comarcas, com o objetivo de evitar o deslocamento do jurisdicionado até o fórum físico.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Presidente do TCE recebe visita do diretor da Assprom

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA