Tribunal de Justiça
Presidente José Arthur Filho recebe balanço de projetos e iniciativas sociais do TJMG

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou, nesta terça-feira (6/2), de uma reunião para apresentação do balanço dos resultados de projetos e iniciativas institucionais da Corte mineira, implantados desde o início da atual gestão (julho/2022), e que têm significativa repercussão na comunidade. Foram catalogados 68 projetos e ações que integram a Agenda Social do TJMG. O balanço foi apresentado pelo diretor executivo de Planejamento Orçamentário e Qualidade na Gestão Institucional (Deplag) do TJMG, João Victor Silveira Rezende, acompanhado de um grupo de magistradas, magistrados, servidoras e servidores da Corte mineira.

O relatório apresentou cada um dos projetos pesquisados, com informações sobre os magistrados responsáveis, objetivos, resultados, parcerias para suas realizações e também as perspectivas para 2024, além de destacar os que foram premiados ou indicados a premiações nacionais.
A Deplag apresentou dados sobre o Núcleo de Voluntariado; ações do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas (GMF); Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac); Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ); Projeto Entrega Legal; Comitê PopRuas/Jus; Projeto Justiça Itinerante; TJMG Cultural; Papre – Posto de Atendimento Pré-Processual; Projeto Cidadania, Democracia e Justiça aos Povos Originários em Minas Gerais; Paternidade para Todos; Conciliação em Domicílio; Conhecendo o Judiciário; Projeto A.Dot, dentre outras iniciativas.
Na visão do presidente do TJMG, José Arthur Filho, a Corte mineira precisa continuar neste caminho de atuação social. “Eu fiquei muito impressionado e muito feliz com o número de projetos sociais que realizamos no tribunal neste um ano e meio de gestão. São projetos que encampam todas as áreas possíveis da sociedade, demonstrando uma aproximação cada vez maior do Judiciário com a comunidade. Acho que isso é fundamental”, afirmou o presidente.
Ele ressaltou a importância de o TJMG seguir atuando na área social. “Nossa função precípua é julgar, mas temos que ter sim um olhar voltado para o acolhimento e para ajuda aos mais necessitados. O tribunal tem feito isso em programas e projetos sociais de alta relevância, como foram mostrados nessa síntese apresentada”, disse.
Dos 68 projetos catalogados na Agenda Social do TJMG, 81% são monitorados pelo planejamento estratégico. “Essa foi a segunda reunião de apresentação dos resultados de iniciativas e projetos que têm uma boa repercussão, um bom impacto na sociedade. Seguimos com ações que reiteram o compromisso de firmar novas cooperações entre o TJMG e a sociedade, no sentido de propiciar melhorias nas condições de vida dos mineiros em situação de vulnerabilidade social, com o escopo de contribuir para a criação de uma sociedade mais justa, inclusive solidária, afirmou João Victor Silveira Rezende.
Participaram da reunião a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; a superintendente Administrativo Adjunta, desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso; a superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Comsiv), desembargadora Evangelina Castilho Duarte; a superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), desembargadora Alice de Souza Birchal; a coordenadora-geral do Programa de Assistência Integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ), desembargadora Márcia Milanez; o coordenador-geral do Programa Novos Rumos no segmento Apac, desembargador Antônio Carlos Cruvinel; o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas (GMF), desembargador José Luiz de Moura Faleiros.
Também estiveram presentes a juíza auxiliar da Presidência Marcela Maria Pereira Amaral Novais; o diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte, juiz Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes; as juízas auxiliares da Corregedoria-Geral de Justiça Mariana de Lima Andrade e Soraya Hassan Baz Láuar; o coordenador do GMF, juiz Lourenço Migliorini Fonseca; a coordenadora de gabinete da Direção do Foro, Vanessa Lidiane de Oliveira Costa, representando a desembargadora Maria Luisa de Marilac, superintendente do comitê PopRua Jus; a diretora executiva de Logística e Sustentabilidade, Selmara Fernandes; a gerente do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos do TJMG (Ceproj), Priscila Pereira de Souza; e as servidoras e colaboradoras Ursina Andrade, Heloísa Abdo, Valéria Guerra, Cláudia Vasconcelos e Aline Figueiredo.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem